Perguntas frequentes

É a disciplina do marketing que se refere a construção de marcas e seu relacionamento com clientes, utilizando os meios digitais. Estes podem ser um website, mobile site, tablet site, redes sociais e utilização de mídias como banners, links patrocinados entre outros.

 

Tipicamente uma agência é responsável por criar a estratégia de atuação de determinada marca, nos itens relacionados a construção da presença e divulgação da marca no mundo online. A estratégia deve levar em conta itens como o público alvo, as ferramentas digitais a serem utilizadas e os pontos de contatos a serem escolhidos.

Na evolução do marketing digital, as agências precisam levar em consideração novos aspectos relacionados a construção da presença online de marcas em várias plataformas digitais, otimização para mecanismos de busca, atuação e propaganda nas redes sociais, criação de conteúdo em texto e vídeos, construção de aplicativos e a habilidade de mensurar todas as ações.

 

A web e os dispositivos móveis evoluem rapidamente e sites construídos há pouco tempo, muitas vezes não são mais eficientes. Isso é devido ao fato de que muitos deles não levaram em consideração as novas linguagens de programação como por exemplo o HTML 5, ou até a existência dos tablets e otimização para mecanimos de busca, com o excesso de uso do Flash. Isso dificulta a indexação de páginas pelo Google.
Além disso, com a difusão das mídias sociais é preciso por exemplo pensar em Fan Pages, Youtube, Twitter e portanto planejar o site para que seja compartilhável e que tenha conteúdo gerado com frequência. Estes fatores agora são muito importantes, uma vez que os buscadores preferem e beneficiam aqueles que geram conteúdo único e relevante para seu público alvo.

 

Existe um novo conceito do chamado de Marketing de Atração. Com ele, não é mais suficiente ter apenas um site programado em linguagens antigas ou com uso do Flash. As novas variáveis do algorítmo do Google e a nova forma de comportamento dos usuários em relação a como interagem com a mídia e com as marcas, demandam uma nova estratégia de ação.

Seu site agora precisa ser um organismo vivo, capaz de entreter clientes, disponibilizar informações que sejam pertinentes a suas necessidades e que estejam alinhadas aos objetivos de negócios da empresa. Agora é necessário desenvolver presença em diversos pontos de um ambiente fragmentado, como a web. Isso significa lidar com novas formas e necessidades de comunicação, criando a demanda pela geração de tráfego direto para seu site.

O site das empresas é uma mídia e com uma estratégia correta, é possível gerar atenção e difundir a informação de sua empresa diretamente para seu público alvo.

SEO (otimização de motor de busca) é o processo de fazer o seu site popular entre páginas de resultados do motor de busca (SERPs). Quando as pessoas clicam em seu site por esses resultados de pesquisas naturais, não há nenhum custo para você.

Há mais de oito bilhões de páginas na Internet sem qualquer índice. SEO (otimização de motor de busca) e buscas pagas administradas são duas formas de aumentar a probabilidade do seu site aparecer nas páginas de resultados do motor de busca (SERPs).