Bateria

Bateria: se você não cuidar vai precisar de um serviço de reboque urgente

Um dos serviços mais solicitados quando temos problemas com nossa bateria é o serviço de guincho ou reboque. E isso mesmo! Estes serviços acabam sendo solicitados por não darmos a devida atenção a este componente tão importante em nosso veículo.

No texto abaixo, descreveremostodos os componentes eletrônicos que dependem de uma bateria saudável para executar de forma correta, suas funções. A eletrônica embarcada que temos nos automóveis é correspondida com muita tecnologia, e para toda esta tecnologia funcionar dependemos um componente de extrema importância a BATERIA.

A bateria tem um papel muito importante na parte elétrica de um veículo, ela é responsável por alimentar todos os componentes eletrônicosque o corresponde. Muitas vezes a bateria que está presente no veículo passa despercebida, mas ela é responsável pelofuncionamento do travamento das postas, funcionamento do som e até mesmo ar-condicionadodo carro, entre outros.

Alguns cuidados com a bateria: Se o veículo precisar ficar um longo período sem funcionamento é recomendado que se desconecte a bateria, ELETRÔNICA EMBARCADA desligando-a para que não haja consumo de aparelhos eletrônicos. Quando for realizar a troca da bateria, antes da substituição, é importante certificar se o alternador está carregando corretamente a bateria.

Em alguns casos, a falta de carga deste equipamento é o que está gerando o problema. Após este primeiro teste e identificado que o alternador está em perfeito funcionamento, chegou a hora de substituir a bateria. Para comprar o modelo adequado, verifique as especificações de capacidade do equipamento original do veículo, definido em ampères hora.

O primeiro passo para a troca é soltar o sistema de fixação da bateria com a carroceria do veículo. É importante lembrar que itens como códigos de programação de rádio e relógio podem ser desconfigurados ao retirar o equipamento.

Para evitar surpresas desagradáveis, verifique o lado da polaridade da bateria. A letra “D” – direito e a letra “E” – esquerdo referem-se ao lado do polo positivo da peça. Na hora de retirar a bateria, desconecte primeiro o pô-lo NEGATIVO (-), para então desconectar o pólo positivo (+). Com a nova bateria em mãos, atente-se para não inverter os pólos na hora da instalação. A inversão pode causar danos irreparáveis no módulo eletrônico de injeção. Primeiro ligue o pólo POSITIVO (+) e por último conecte o pólo negativo (-). Desta forma, você evitará um curto circuito entre a ferramenta e a carroceria do veículo. Com a ligação feita, retire a embalagem plástica da nova bateria e prenda-a com o sistema de fixação original do veículo.

Fonte: https://reboquecamposrj.info