5 filmes que se passam em cidades históricas de Minas Gerais

Nesta lista, você confere 5 filmes para conhecer ainda mais as cidades históricas de Minas Gerais 

Igreja

Você sabia que existem diversos filmes que foram filmados nas cidades históricas de Minas Gerais? Além de apresentarem histórias a parte, eles tinham como cenário verdadeiras obras de arte.

O ônibus Santa Cruz pode auxiliar você a chegar até os destinos descritos nos filmes. Caso ainda não os conheça pessoalmente, por meio da telinha já é possível conferir um pouco da riqueza desses lugares.

Pensando nisso, separamos cinco filmes que se passam em algumas cidades mineiras. Despertamos a sua curiosidade até aqui? Continue com a leitura para conferir mais! 

1 - Arábia (2018)


O primeiro filme desta lista, Arábia, foi dirigido por Affonso Uchôa e João Dumans. Ele conta a história de um jovem que encontra o diário de um ex-profissional metalúrgico. Os personagens principais são André (interpretado por Murilo Cagliari) e Renan (interpretado por Renan Rovida).

O filme foi gravado pelas ruas históricas da cidade de Ouro Preto. Durante os seus 97 minutos, é possível ver monumentos tombados, como a Praça Tiradentes. Arábia foi exibido em distintos festivais, como o Festival Internacional de Cinema de Roterdã, o Festival Internacional de Cinema de Cartagena e o Festival Internacional de Cinema da Flandres-Gante. 

2 - Brasil Animado (2011)


Brasil Animado, dirigido por Mariana Caltabiano, conta a história da dupla de cachorros Stress e Relax, que, em muitos momentos, partem para a briga de forma cômica. Durante a história, eles estão em busca do jequitibá-rosa, a árvore mais antiga do Brasil. A animação foi gravada em 3D.

Para conseguir ver a tão sonhada árvore, a dupla parte para uma aventura pelo Brasil afora. Algumas cidades visitadas são: Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Canoa Quebrada, São Paulo e Foz do Iguaçu.

Um dos pontos altos é quando Stress e Relax decidem passar por Ouro Preto. Durante essa parada, conhecem um pouco mais sobre o passado da cidade e dos seus monumentos históricos. 

3 - Essas Deliciosas Mulheres (1979)


O filme mais antigo dessa lista, rodado no final da década de 1970, foi dirigido por Ary Fernandes. No enredo, uma mulher se apaixona por um empresário de grande sucesso. Mesmo casada, ela decide se separar e viver a paixão arrebatadora. No entanto, descobre que seu novo par a trai com uma moça mais nova, o que faz a protagonista fugir para o Rio de Janeiro.

A primeira parte da trama é gravada na cidade história de Poços de Caldas, localizada na mesorregião do Sul e do Sudoeste de Minas. Durante os 101 minutos, é possível ver alguns pontos turísticos, como o Relógio Floral.
 

4 - Duas Vezes com Helena (2002)


O filme do gênero drama, Duas Vezes com Helena é dirigido por Mauro Farias, com base no conto de mesmo nome escrito por Paulo Emílio Salles Gomes. A trama descreve como a relação entre o professor Alberto e seu aluno favorito Polydoro é perturbada pelo casamento com Helena. Durante 75 minutos, várias reviravoltas são apresentadas.

Boa parte da gravação ocorreu na pacata e histórica cidade de Caxambu, que possui pouco mais de 20 mil habitantes. Alguns dos pontos turísticos apresentados são o maior complexo hidromineral do mundo e o centro da cidade. 

5 - O Palhaço (2011)


O aclamado filme Palhaço é dirigido e protagonizado por Selton Mello. Na história, o palhaço Benjamim (Selton Mello) e seu pai Valdemar (Paulo José) vivem em um circo mambembe. Por frustrações pessoais, Benjamim decide largar a vida circense, o que muda drasticamente a relação com o seu pai.

Boa parte da gravação ocorreu na pequena cidade história de Conceição do Ibitipoca. O Palhaço é considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.