O que é o marketing digital e como utilizá-lo da maneira correta

 


Hoje em dia, com a grande acessibilidade de informações e facilidade de empreender, muitas pessoas recorrem às informações de marketing digital para poder vender um serviço ou produto.

Além disso, a possibilidade de trabalhar em casa ganhando um salário relativamente alto enche os olhos de muitos jovens.

Com a explosão da epidemia de covid-19, muitas empresas mudaram para o home office, e isso fez com que várias pessoas mudassem sua forma de pensar sobre o trabalho, despertando o desejo de continuar trabalhando de casa.

Neste artigo não te ensinaremos todas as técnicas de marketing, porém, te explicaremos como cada tipo de marketing funciona para que você possa investir seu dinheiro da forma correta.

Lembre-se de que cada dia mais surge mais formas de executar campanhas de publicidade na internet, mas, no geral, o ideal é seguir as tendências de marketing digital.

Tipos de marketing

Existem dois tipos de marketing, o marketing tradicional e o marketing digital.

O marketing tradicional é aquele que envolve eventos ou ações físicas.

Já o marketing digital envolve apenas meios digitais de propagação da marca, serviços e produtos.

Redes sociais

As redes sociais são uma ótima ferramenta para passar o tempo, por isso, as empresas devem estar presentes nelas.

Hoje em dia, o Instagram, Twitter e o Facebook são as redes sociais mais utilizadas no mundo, e muitas empresas aumentam a visibilidade da marca através delas, seja através de publicações rotineiras ou até mesmo da veiculação de anúncios nestas redes.

Para exemplificar, vamos usar como exemplo uma loja de baterias automotivas.

Imagine que uma loja de baterias automotivas coloque como meta, vender mais bateria Moura pelo Instagram, note que a Moura é a bateria mais vendida no Brasil.

As redes sociais possibilitam veicular o anúncio de bateria moura para qualquer pessoa que considere relevante, o que faz aumentar a probabilidade de obter clientes.

Basicamente, neste e em outros casos, as empresas responsáveis pelas redes sociais conseguem ver assuntos que você já acessou ou pesquisou, sendo assim, se você já procurou por bateria de carro anteriormente, poderá ver anúncios como este.

Lembre-se que também é possível conseguir clientes pelas redes sociais sem veicular anúncios, porem, o tempo investido será maior, apesar de não demandar de investimento financeiro.

Links patrocinados

Os links patrocinados são aqueles anúncios que aparecem quando você faz uma pesquisa na internet, ou, quando você está navegando nas redes sociais e se depara com um anuncio relacionado a algo que já tenha pesquisado.

Vamos usar como exemplo, o serviço de fabricação de móveis planejados de uma Marcenaria ou loja de móveis.

Imagine que uma loja de móveis queira vender mais móveis planejados através do Adwords, o custo por clique dessa palavra varia entre 9 e 13 reais.

Com essas informações, sabe-se que para obter no mínimo 100 visitas no site através do Adwords para a palavra-chave “móvel planejado” o investimento mínimo será de aproximadamente 900 reais.

Note que pagar pelo clique não garante que o usuário entrará em contato, ele pode simplesmente não sentir segurança para comprar no seu site e ir pra outro, em casos como este o valor do clique entra como prejuízo.

O ideal é que você tenha um profissional experiente trabalhando na sua campanha do Google Adwords para que seu retorno sobre o investimento seja o maior possível.

Vale a pena investir no marketing digital?

Investir no marketing digital é a melhor saída hoje em dia para conseguir propagar a sua marca, aumentar a visibilidade dos seus produtos e serviços, e conseguir mais clientes.

Não deixe de fazer seu planejamento financeiro e de pesquisar a fundo sobre como executar uma campanha de marketing bem sucedida para poder evitar problemas e conseguir o melhor retorno sobre o investimento, possibilitando o crescimento financeiro da sua empresa.