Hoje em dia, com a
grande acessibilidade de informações e facilidade de empreender, muitas pessoas
recorrem às informações de marketing digital para poder vender um serviço ou
produto.
Além disso, a
possibilidade de trabalhar em casa ganhando um salário relativamente alto enche
os olhos de muitos jovens.
Com a explosão da
epidemia de covid-19, muitas empresas mudaram para o home office, e isso fez
com que várias pessoas mudassem sua forma de pensar sobre o trabalho,
despertando o desejo de continuar trabalhando de casa.
Neste artigo não te
ensinaremos todas as técnicas de marketing, porém, te explicaremos como cada
tipo de marketing funciona para que você possa investir seu dinheiro da forma
correta.
Lembre-se de que
cada dia mais surge mais formas de executar campanhas de publicidade na
internet, mas, no geral, o ideal é seguir as tendências de marketing digital.
Tipos de marketing
Existem dois tipos
de marketing, o marketing tradicional e o marketing digital.
O marketing
tradicional é aquele que envolve eventos ou ações físicas.
Já o marketing
digital envolve apenas meios digitais de propagação da marca, serviços e
produtos.
Redes sociais
As redes sociais são
uma ótima ferramenta para passar o tempo, por isso, as empresas devem estar
presentes nelas.
Hoje em dia, o
Instagram, Twitter e o Facebook são as redes sociais mais utilizadas no mundo,
e muitas empresas aumentam a visibilidade da marca através delas, seja através
de publicações rotineiras ou até mesmo da veiculação de anúncios nestas redes.
Para exemplificar,
vamos usar como exemplo uma loja de baterias automotivas.
Imagine que uma loja
de baterias automotivas coloque como meta, vender mais bateria Moura pelo Instagram, note que a Moura é a bateria
mais vendida no Brasil.
As redes sociais
possibilitam veicular o anúncio de bateria moura para qualquer pessoa que
considere relevante, o que faz aumentar a probabilidade de obter clientes.
Basicamente, neste e
em outros casos, as empresas responsáveis pelas redes sociais conseguem ver
assuntos que você já acessou ou pesquisou, sendo assim, se você já procurou por
bateria de carro anteriormente, poderá ver anúncios como este.
Lembre-se que também
é possível conseguir clientes pelas redes sociais sem veicular anúncios, porem,
o tempo investido será maior, apesar de não demandar de investimento
financeiro.
Links patrocinados
Os links
patrocinados são aqueles anúncios que aparecem quando você faz uma pesquisa na
internet, ou, quando você está navegando nas redes sociais e se depara com um
anuncio relacionado a algo que já tenha pesquisado.
Vamos usar como
exemplo, o serviço de fabricação de móveis planejados de uma Marcenaria ou loja
de móveis.
Imagine que uma loja
de móveis queira vender mais móveis planejados através do Adwords, o custo por clique dessa
palavra varia entre 9 e 13 reais.
Com essas
informações, sabe-se que para obter no mínimo 100 visitas no site através do
Adwords para a palavra-chave “móvel planejado” o investimento mínimo será de
aproximadamente 900 reais.
Note que pagar pelo
clique não garante que o usuário entrará em contato, ele pode simplesmente não
sentir segurança para comprar no seu site e ir pra outro, em casos como este o
valor do clique entra como prejuízo.
O ideal é que você
tenha um profissional experiente trabalhando na sua campanha do Google Adwords
para que seu retorno sobre o investimento seja o maior possível.
Vale a pena investir no marketing digital?
Investir no
marketing digital é a melhor saída hoje em dia para conseguir propagar a sua
marca, aumentar a visibilidade dos seus produtos e serviços, e conseguir mais
clientes.
Não deixe de fazer
seu planejamento financeiro e de pesquisar a fundo sobre como executar uma
campanha de marketing bem sucedida para poder evitar problemas e conseguir o
melhor retorno sobre o investimento, possibilitando o crescimento financeiro da
sua empresa.
Leia mais: Como o marketing pode te ajudar na entrevista de emprego
Saiba como aplicar o Inbound Marketing em seu escritório
Marketing digital em São Paulo. O que levar em consideração na hora de contratar