SEO On page e Off page

SEO On page e off page: entenda as diferenças e como aplicar no seu site

Search Engine Optimization (SEO) conhecido também como otimização de sites, é uma consultoria realizada sobre um conjunto de estratégias para que o posicionamento de um site forme bons resultados diante da ferramenta de busca da internet, tornando o site ou plataforma umas das melhores do nicho que trabalha. 

Hoje qualquer pessoa pode dizer que trabalha com SEO, mas para ter certeza de que o trabalho tem sido realizado de forma eficiente é ir atrás destes resultados.

Neste artigo, você entenderá a diferença das duas formas de aplicação das técnicas de SEO e receberá algumas dicas de como aplicar em seu site.

SEO ON PAGE:

São todos os itens relacionados ao aperfeiçoamento do conteúdo do site, até mesmo a escolha de um título com palavras chaves e objetiva já se tratam de uma estratégia On Page. Outros pontos importantes também são:

  • URLS LEGÍVEIS:  Os sites costumam criar urls automáticas onde contém símbolos e números, exemplo:

www.crescanainternet.com.br/589652/=!231

O problema é que esses códigos, símbolos e afins não transmitem confiança para alguns internautas.

Tenha atenção nessa ferramenta e a reconstrua com o assunto tratado no texto, como:

www.crescanainternet.com.br/evolua-seus-resultados

  • RESUMO DO CONTEÚDO DA PÁGINA: É importante que cada página tenha sua meta de descrição tendo no mínimo 160 caracteres, por exemplo se seu site se refere a um consultório de odontologia e tem como pilar a variedade de descontos oferecidos dentro de um plano odontológico, o resumo que fizer sobre esses serviços deve chamar a atenção do leitor para prendê-lo a página e criar interesse pelo serviço oferecido.
  • TÍTULOS E SUBTÍTULSO: É importante que respeitem as regras h1, h2 e h3, para que o conteúdo fique mais confortável de ser absorvido pelo leitor.

SEO OFF PAGE:

É uma estratégia tão importante quando os grandes detalhes aperfeiçoados pelo SEO ON PAGE, OFF PAGE são links do seu trabalho ou página colocados em outros sites para garantir um número maior de acessos e assim um número maior de clientes. Essa estratégia é realizada da seguinte forma:

  • TRABALHAR COM PARCEIROS: Importante que sejam do mesmo ramo ou que partilhem da mesma ideia que o seu site propõe. Por exemplo no caso de uma parceria para divulgação de um convênio odontológico empresarial, para que a parceria e divulgação seja bem construída é crucial que o conteúdo do seu parceiro seja relacionado ao seu, ou que ele consiga construir uma boa ponte de conexão entre o seu link e o conteúdo divergente com que ele trabalha.
  • DIVULGAÇÕES: Podem ser feitas através de comentários, em blogs, redes sociais e fóruns da internet. Não se esqueça de realizar um comentário bem construído e que chame a atenção do leitor deixando o link de acesso durante o comentário ou se preferir no final dele.
  • REDES SOCIAIS: Atualmente o Facebook e o Instagram tem ganhado grande visibilidade todos os dias por conta da ferramenta de Marketplace. Essa ferramenta serve para divulgação, e 70% dos internautas antes de irem a uma loja física fazem consulta de preço ou pedem indicações pela internet ou para conhecidos.

Porque o SEO é importante para seu negócio?

Apesar das pessoas passarem muito tempo na internet, muitas delas são realizam pesquisas a fundo sobre o produto ou site que deseja adquirir e contratar, quando utilizamos as técnicas SEO, nosso site ganha muito mais chances de se tornar referência ou um dos principais no ramo que atuamos. E isso é essencial para que possamos ser lembrados.

Continuando com a suposição de seu site atue no setor odontológico, imagine que você divulgue diariamente através de parceiros, sites e afins todos os benefícios do seu convênio odontológico que tem 3 variações conhecidas de pacotes, caso algum internauta tenha interesse em assinar algum convênio, trabalhando com as estratégias SEO seu site será otimizado e será um dos primeiros a aparecer nas buscas do Google e assim conquistará um número maior de pacientes para seu convênio.

Esteja um passo à frente do seu cliente

Além de otimizar todos os serviços, é importante estar um passo à frente e imaginar qual será a intenção de busca de seu usuário. Aposte em palavras chave mas que estejam diretamente ligadas ao seu produto. Um exemplo disso são as hashtags que podem ser usadas nas redes sociais, se levarmos em consideração novamente a suposição do consultório odontológico, de nada adianta você aparecer entre os mais relevantes sobre o setor de vestuário, jóias e maquiagem, sendo que todos eles não têm conexão alguma com um serviço de convênio dental que você possa oferecer.

Escreva bons conteúdos, e não plagie outros sites

Realize conteúdos que tenham todas as informações necessárias, que tire as dúvidas dos internautas de acordo com as palavras-chave que você encaixou e ele pesquisou.

Este conteúdo deve trazer uma solução rápida e objetiva, como um tutorial, slides, e até a disponibilidade de outros canais de atendimento para dúvidas pessoais do paciente.

Por fim, evite copiar conteúdos de outros blogs. Em caso de dúvidas você pode pesquisar, avaliar e se inspirar em outros sites, porém tente construir a sua própria assinatura criando um site único e diferente dos outros já existentes.

Lembre-se: as oportunidades não aparecem por acaso, elas são construídas diariamente, o mundo está cheio de nota 5, seja sempre um nota 10 e conquiste suas próprias possibilidades!

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Ideal Odonto.

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