Cama tradicional ou box

Cama tradicional ou box? O que considerar ao escolher a sua

Saiba como encontrar a cama ideal para você.

Chegou a hora de comprar ou trocar sua cama de solteiro ou de casal, mas você não sabe se opta por uma cama tradicional ou box? Esse guia espera solucionar suas dúvidas e te ajudar a fazer a melhor escolha.

Primeiro, é importante levar em consideração dois aspectos essenciais na escolha da cama, o conforto que ela proporciona — pois isso está diretamente ligado à qualidade do seu sono e ao seu bem-estar durante o dia — e o papel desse móvel na decoração do ambiente, pois a cama pode ser um elemento mais neutro ou o principal item para imprimir um estilo ao quarto.

Apesar de cumprirem a mesma função — garantir uma boa noite de sono —, a cama box e a cama comum se diferenciam em relação à estrutura, aos materiais das quais são feitas e ao tamanho.

Materiais e estrutura

A cama comum é composta por estrado, pés e cabeceira unidos, mas é necessário montá-la, o que pode exigir ajuda de outra pessoa e até mesmo de um profissional em montagem de móveis.

Ela pode ser fabricada em madeira, o que é mais comum, ou em ferro forjado. Pode ter estilo oriental, ficando próxima ao chão, ou provençal, com detalhes sofisticados na cabeceira. Também pode ter estilo rústico ou moderno, com detalhes mais clean, além de outros modelos.

A cama pode ser suspensa ou ainda apresentar dossel, um acortinado em volta da cama que confere um visual de leveza e romantismo. Pode também ter gavetas, mesas acopladas e muitas outras opções.

Já a cama box normalmente é formada apenas por base e colchão. Existem também os modelos conjugados, em que a cama é constituída por uma única peça. A cama box não vem com barras nas laterais para segurar o colchão, não tem estrado e normalmente não vem com cabeceira. A base é revestida em tecido, combinando com o estilo do colchão.

A estrutura da cama box pode ser dividida de acordo com o tamanho, como acontece no tamanho king size, que é o maior modelo. Nesse caso, a base normalmente é separada em duas partes, visando aumentar a resistência e facilitar o transporte.

Existem vários tamanhos de cama box: a de solteiro, a de casal, a king size, que é o maior tamanho, e o modelo queen, que é intermediário entre a de casal e a king. Como a estrutura das camas box têm as mesmas medidas do colchão, esse modelo, se tratando da de solteiro, ocupa menos espaço em relação à cama tradicional, que conta com uma estrutura ao seu redor.

Então, se você tem menos espaço, a cama box pode ser ideal. O mesmo vale se você tem muito espaço e quer investir em uma queen ou king size. Independentemente do tamanho, a cama box é geralmente mais alta, então se você tem dificuldade com altura, talvez a cama comum seja uma melhor opção.

Estilo de decoração

A cama box, por geralmente não possuir a estrutura de cabeceira e ser trabalhada em tons suaves e claros, é, em sua maioria, mais neutra. Com isso, ela não causa tanto impacto na decoração. Essa cama é uma boa opção se você quer ter um quarto mais moderno e minimalista.

A neutralidade da cama box pode ser um trunfo. A escolha dela pode ser benéfica para investir em outros itens para adornar o quarto, como a própria colcha, almofadas e travesseiros da cama.

De toda forma, caso adquira esse modelo, independentemente do estilo que você deseja dar ao seu quarto, é preciso se certificar de que o revestimento da cama escolhida combine com detalhes do quarto, como piso e cores das paredes.

Esse cuidado é ainda mais importante quando tratamos da cama comum. Por sua estrutura presente ser maior, ela se destaca na decoração e pode aparecer em diversos estilos, como já mencionamos. É preciso se atentar ao modelo escolhido para que ele harmonize com o restante da mobília do ambiente, com as cores do cômodo e os itens de decoração.