dicas para você desenvolver um EBook para estratégia de Marketing

7 dicas para você desenvolver um EBook para estratégia de Marketing

Fazer um ebook para estratégia de marketing é importante para que os negócios consigam conquistar seus objetivos, independentemente de quais sejam.

Desde a geração de leads até sua conversão, o ebook é um formato de conteúdo que consegue se aprofundar nos assuntos e levar mais conhecimento ao público-alvo da empresa.

Desde que surgiu, o Marketing Digital trouxe inúmeras possibilidades para os mais variados tipos de negócios. Ele não é limitado, como as estratégias convencionais, e faz uso do principal meio de comunicação: a internet.

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Ele é totalmente capaz de se moldar aos novos comportamentos de consumo das pessoas, e é exatamente por isso que um de seus principais pilares é o Marketing de Conteúdo.

Os consumidores estão sempre em busca de informações, então oferecer materiais ricos, informativos e relevantes é, hoje, a melhor maneira de conquistar um novo cliente.

Inclusive, é por meio dele que uma marca consegue trabalhar todo o seu funil de vendas e avançar os seus leads até o momento da compra.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é ebook, dar algumas dicas para criá-lo e mostrar quais são as vantagens e resultados dessa estratégia.

Entenda os detalhes sobre o que é um ebook

Ebook é um formato de conteúdo que pode ser traduzido como livro eletrônico. Esse material em formato digital carrega consigo um texto que aborda de maneira mais aprofundada determinado assunto.

Só que ele não tem o mesmo objetivo dos livros digitais que baixamos em nossos dispositivos móveis, quando o assunto é Marketing Digital. Nesse sentido, ele serve para ser um conteúdo de acesso fácil e imediato, que produza um conhecimento prático e aplicável.

Como quando, por exemplo, uma empresa de banner informativo cria um material informando em detalhes como usar esses banners. Portanto, a intenção, dentro do marketing de conteúdo, é educar os leads.

Dessa forma, eles ficam por dentro de pautas importantes dentro de determinado mercado, conhecendo melhor o que uma marca faz e o que ela tem a oferecer.

Também se encaixa no marketing de conteúdo como estratégia para atrair leads, visto que se configura como material mais aprofundado e que chama a atenção do público-alvo.

As pessoas enxergam uma oportunidade de obter algo de valor, e em troca fornecem alguns dados que podem ser explorados pela marca. Daí ele entra em todas as etapas do funil de vendas.

Agora que você já sabe o que é, para quê serve e como o ebook se encaixa nas estratégias de marketing digital das empresas, como os escritórios de arquitetura que criam ambiente de estudo adequado, está na hora de saber como criá-lo. 

Dicas para criar um ebook de qualidade

Se o seu negócio já trabalha com produção de conteúdo, vai ficar mais fácil criar um ebook de qualidade. Mas não se desespere se este não for o seu caso.

Independentemente da sua situação, criar esse material aprofundado vai depender de alguns procedimentos. São eles:

1. Definir a sua persona

A persona é um personagem que carrega consigo características reais que a maioria das pessoas de seu público apresenta, como:

Idade;
Gênero;
Renda;
Profissão;
Localização;
Interesses;
Entre outros.

Ela é a base para qualquer estratégia de marketing de uma empresa, desde uma escolinha de natação infantil até uma fábrica voltada para a produção de peças industriais, inclusive na hora de criar um e-book.

Sabendo quem é a sua persona, você consegue definir o assunto do material, quais gatilhos mentais usar, os melhores canais para divulgação e outros pontos relevantes do assunto.

2. Escolher a plataforma

É preciso pensar em como o e-book vai chegar às mãos da sua audiência, e você pode fazer isso enviando por e-mail, usando uma página específica do seu site, entre outras opções.

É importante escolher com calma, avaliando as vantagens e desvantagens, principalmente para que um bom número de pessoas possa ter acesso.

Também se certifique de que a plataforma de publicação escolhida tenha a estrutura necessária para divulgar o material.

3. Definir o tema

Sabendo quem é a sua persona fica mais fácil definir o tema do ebook, tendo como base uma pauta que garante uma produção de qualidade.

Uma oficina especializada em airbag, por exemplo, deve escolher um tema apropriado para o seu público-alvo e também para a etapa do funil de vendas em que os leads se encontram.

O conteúdo precisa esclarecer dúvidas e ter o intuito de solucionar eventuais problemas. Além disso, seu título e descrição devem expor o valor do material e de que forma ele vai ajudar o leitor.

4. Plataforma de elaboração

Essas plataformas são usadas para montar o ebook, sendo que algumas possuem recursos que também te ajudam a definir uma estratégia para ele.

Existem ferramentas pagas e gratuitas, então, com elas é possível criar, publicar e compartilhar o material.

5. Estruturar o conteúdo

Independentemente de um funcionário de uma escola de idiomas escrever ou delegar a escrita do conteúdo sobre aula de inglês infantil para um redator, ele precisa estruturar o material.

Pensando nisso, o primeiro passo é elaborar uma pauta, que indique o título e subtítulo, bem como um resumo do assunto abordado. É preciso definir o tipo de linguagem que será usada considerando as características da persona.

Caso seja do interesse da marca inserir links para outros canais no ebook, isso deve ser definido com antecedência para garantir a fluidez do texto.

6. Cuidar da ilustração

O uso de elementos visuais enriquece a experiência do leitor e facilita o entendimento dele acerca do assunto abordado. Também é uma forma de quebrar o texto em partes mais simples para ler e garantir uma boa escaneabilidade.

Só que, antes de inserir qualquer tipo de imagem, selecione algumas delas e determine suas posições dentro do ebook.

Também não podemos deixar de dizer que esse trabalho será mais bem-sucedido se você contar com o auxílio de um profissional na área.

7. Desenvolver um bom design

Quando imprimimos uma apostila, procuramos, muitas vezes, otimizá-la por meio de uma encadernação espiral, certo? Então, o ebook também precisa ser otimizado, mas neste caso, com um bom trabalho de design.

É isso que vai garantir uma boa formatação, de acordo com os dispositivos que sua audiência costuma usar, como smartphone, tablet ou notebook.

E pelo fato de o acesso móvel ter crescido muito e ser mais comum hoje em dia, é essencial que o seu ebook tenha um bom design responsivo.

Vantagens e resultados

A criação de ebook é muito vantajosa, e tais benefícios vão se refletir diretamente nos resultados do seu negócio.

Por exemplo, por meio dele, uma empresa de gravação de áudio para propaganda consegue educar melhor o seu público.

O ebook aborda de maneira mais aprofundada os assuntos, o que ajuda a educar de maneira mais eficiente a sua audiência. Dessa forma, sua empresa esclarece as dúvidas dele e consegue oferecer a solução mais rapidamente.

Também é uma forma de gerar mais autoridade no mercado, sendo que isso é extremamente importante para se tornar referência no que faz e conquistar a confiança de seus potenciais clientes.

O consumidor moderno tem inúmeras possibilidades de adquirir um mesmo produto ou serviço, então, é importante que ele enxergue a sua marca como referência, preferindo ela em detrimento de outras.

Outra vantagem do ebook é que este material é totalmente reaproveitável, então, um restaurante que tenha cardápio marmita fit congelada, por exemplo, pode desmembrá-lo e usá-lo em outros formatos de conteúdo como infográfico, vídeo, imagens, etc.

Sendo uma estratégia que pode ser reaproveitada para outros materiais, seu negócio consegue baixar os custos, ou seja, existe um resultado muito positivo.

Mesmo reduzindo seus investimentos, ele conseguirá manter a produção de conteúdos para continuar nutrindo seus leads e atraindo o público-alvo.

Por falar em leads, o ebook é uma das moedas de troca mais valiosas na geração de leads. Muitos usuários que ainda não conhecem a sua marca vão oferecer alguns dados em troca das informações do seu material.

Então, essa vantagem te leva a outro resultado, que é poder captar um número maior de leads, e com isso angariar novas oportunidades de negócio.

Conclusão

Informação é a palavra da vez quando se trata de divulgar uma marca, seus produtos e serviços. Você pode até investir pesado em outras estratégias, mas não fornecer conteúdo informativo de qualidade vai refletir diretamente nos seus resultados.

Por isso, o ebook chega como a alternativa mais rica para que você mostre a sua audiência toda a capacidade e autoridade da sua marca.

Tenha como foco educá-los, esclarecer suas dúvidas e ajudar na solução de alguns problemas, assim, o sucesso do seu material estará garantido.

Com as dicas que demos aqui, com certeza você saberá criar um e-book de sucesso. Depois, é só aproveitar suas vantagens e colher bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.