6 hábitos simples de higiene que te protegem de vírus e doenças

Práticas que devem ser cultivadas em nossa rotina mantêm você e sua família longe de patologias. Confira as seis mais essenciais.

hábitos simples de higiene

Existem diversas doenças, especialmente aquelas causadas por vírus e bactérias, que são facilmente evitadas com hábitos simples de limpeza e higiene do nosso dia a dia.

Colocá-los em prática, acima de tudo, é nosso dever para que nossa família e a sociedade fiquem protegidas de patologias evitáveis. Confira agora seis desses hábitos que devem estar presentes em nossa rotina.

Atente-se à qualidade do ar de sua casa


A qualidade do ar de nossa casa é um fator importante que merece nossa atenção. Isso porque o ar é veículo de transmissão de diversas doenças, tanto as causadas por micropartículas, como a poeira e a fumaça, quanto aquelas ocasionadas por microrganismos, como os vírus e as bactérias.

Nesse caso, algumas medidas bem simples são bastante efetivas. A primeira delas é dar atenção à circulação do ar, abrindo janelas sempre que possível.

Manter a casa limpa, nunca fumar nos ambientes internos do ar e investir em plantas purificadoras de ar completam a lista de gestos que vão contribuir para a saúde de sua família por meio do cuidado com a qualidade de ar de sua casa.

Faxina em dias


Vale dizer que manter a casa limpa não melhora apenas a qualidade do ar, e sim a da casa como um todo. As atividades domésticas, especialmente as realizadas nos quartos, banheiros e cozinha, geram resíduos que se tornam ambientes propícios para a reprodução de agentes patogênicos, causadores de doenças.

Na faxina diária, dê atenção aos espaços onde esses resíduos aparecem com mais frequência.

Higienização de roupas e calçados


Não é segredo para ninguém a importância de mantermos limpos as roupas e os calçados que utilizamos em nosso dia a dia. O que poucos sabemos, porém, é que essa prática também evita o surgimento de doenças.

Isso porque o nosso suor e as células mortas que ficam nesses itens após o seu uso, especialmente no verão, ou ao fazer atividades físicas de longa duração, igualmente se tornam um substrato fértil para proliferação de microrganismos.

Use produtos antivirais e bactericidas


Com a disseminação da pandemia causada pela COVID-19, começamos a entender ainda mais a importância de nos protegermos de vírus e bactérias causadores de doenças.

Por essa razão, foi também disseminado o uso de produtos antivirais e bactericidas, e é uma boa escolha optar por produtos assim na hora das compras, tanto para os produtos de limpeza da casa quanto aqueles de higiene pessoal - mas esta merece um tópico só dela.

Vale lembrar que alguns produtos já são antimicróbios por natureza, como é o caso do álcool, do detergente e do vinagre. Por isso, invista no uso desses produtos, cada um de acordo com sua a função, na hora de limpar sua casa, suas roupas e seus calçados.

Não deixe de lado a higiene pessoal


Cortar as unhas, cuidar da pele, dos cabelos, escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos estão entre os principais hábitos de higiene pessoal que nos protegem de vírus e bactérias causadores de doenças. Assim, é essencial que nos atentemos à prática diária dessas atividades.

Uma dica importante é socializar as crianças com esses hábitos, sempre apresentando a sua importância, especialmente com os menores.

Foco na higiene alimentar


A higiene alimentar encerra nossa lista. Parte das práticas que envolvem a sua promoção já foram citadas aqui, mas vale ressaltar que ter a cozinha sempre limpa, incluindo a pia, o fogão e a geladeira, vai contribuir para a sua saúde, em especial na manutenção da higiene alimentar de sua família.

Além disso, lavar bem os alimentos antes de consumi-los e verificar sempre a data de validade faz parte dos hábitos que devem ser cultivados em seu lar. Por fim, na hora de armazenar alimentos, atente-se ao período ótimo desse armazenamento.