livros com protagonistas mulheres para ler

7 livros com protagonistas mulheres para ler em 2021

Entre ficção científica, ficção especulativa e romances históricos, mulheres protagonizam algumas das maiores histórias já escritas

A discussão sobre mulheres protagonistas tem tomado conta da sociedade nos últimos anos. Seja em filmes, séries ou livros, é importante não só que mulheres tenham papéis principais, mas também que elas sejam autoras dessas histórias.

Felizmente, muitos autores e autoras têm colocado mulheres como protagonistas em suas histórias, que fazem muito sucesso entre públicos de diversas idades. Confira agora livros protagonizados por mulheres para você incluir na sua lista de leitura de 2021!

Kindred: Laços de Sangue – Octavia Butler

A estadunidense Octavia Butler é uma grande autora de ficção científica e Kindred: Laços de Sangue é uma ótima maneira de começar a conhecer seu trabalho.

O livro, lançado em 1979, conta a história de Dana, uma jovem escritora negra que vive em 1976 e que se vê viajando no tempo de volta para a época pré Guerra Civil dos Estados Unidos.

Lá, ela se encontra em uma fazenda, comandada por um senhor de escravos que Dana descobre ser seu antepassado e de quem ela precisa garantir a sobrevivência.

O Adulto – Gillian Flynn

Gillian Flynn, conhecida pela autoria de Garota Exemplar, Objetos Cortantes e Lugares Escuros, lançou seu último trabalho, O Adulto, em 2015.

O conto, escrito depois de um pedido de George R. R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, acompanha uma jovem que se passa por vidente para aplicar pequenos golpes em clientes.

Mas tudo muda quando ela conhece Susan Burkes, uma mulher rica que acredita que sua mansão e seu enteado estão sendo assombrados.

Circe – Madeline Miller

Madeline Miller é uma autora conhecida por reimaginar histórias gregas clássicas e fez sucesso com seu romance de estreia, o premiado A Canção de Aquiles.

Em Circe, seu segundo livro, ela conta a história da feiticeira de mesmo nome, uma das personagens da Odisseia, pelos seus olhos, retratando sua difícil relação com os pais e os irmãos, outros deuses, e como ela acabou conhecendo e se envolvendo com o herói Ulisses.

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid

Quinto livro lançado pela estadunidense Taylor Jenkins Reid, autora também de Daisy Jones & The Six, Os Sete Maridos de Evelyn Hugo conta a história de Monique Grant, uma jornalista desconhecida que é escolhida pela discreta atriz Evelyn Hugo para entrevistá-la.

Ao longo da entrevista, o leitor é apresentado à história de como Evelyn conheceu, se casou e se separou de seus sete maridos, ao mesmo tempo em que começava sua carreira como atriz na glamourosa Hollywood dos anos 60 e a mantinha com o passar das décadas.

As Extraordinárias Cores do Amanhã – Emily X. R. Pan

Romance de estreia de Emily X. R. Pan, autora estadunidense descendente de taiwaneses, As Extraordinárias Cores do Amanhã conta a história de Leigh Chen Sanders, uma adolescente meio asiática, meio estadunidense.

A jovem tenta lidar com sua paixão por Axel, seu melhor amigo, enquanto acredita que um grande pássaro vermelho que aparece para ela é sua mãe, que se matou no mesmo dia em que ela e Axel se beijaram pela primeira vez.

O livro conta ainda com belas descrições de paisagens e tradições de Taiwan, ressaltando sua cultura com a ajuda dos avós de Leigh.

Verity – Colleen Hoover

Escrito pela veterana Colleen Hoover, Verity conta a história de Lowen Ashleigh, contratada para assumir a escrita dos livros de Verity Crawford, autora de sucesso que sofreu um acidente grave que a impede de concluir sua história.

Para conseguir entender como Verity criava seus personagens e como pretendia concluir seus livros, Lowen se muda para a mansão dela e descobre uma autobiografia onde Verity narra as origens de algumas das tragédias acontecidas em sua família.

Mrs. Dalloway – Virginia Woolf

Publicado em 1925, Mrs. Dalloway é um romance de Virginia Woolf que narra um dia na vida de Clarissa Dalloway, uma mulher rica que vive na Inglaterra, refletindo sobre a vida e seus romances enquanto se prepara para uma festa em sua casa.

Um dos livros mais famosos da autora, Mrs. Dalloway foi eleito um dos 100 melhores livros de todos os tempos pelo jornal inglês The Guardian e pela revista estadunidense Time e é considerado inovador pela narrativa contada em fluxo de consciência, na qual pensamentos dos personagens são captados em cada cena.

Leia também – leitor de ebook: comprar um leitor ou usar aplicativos