Como saber que tipo de CRM implementar em seu negócio

Como saber que tipo de CRM implementar em seu negócio

Uma das tendências mais importantes do mundo corporativo é o CRM, sigla para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.

O sistema CRM é um tipo de software voltado exclusivamente à otimização do atendimento do cliente ou à estratégia CRM. Neste texto, vamos falar sobre esse sistema.

Por meio do sistema CRM, a empresa tem meios de perceber e antecipar as necessidades do cliente, o que pode representar uma vantagem para o marketing da empresa, por exemplo.

Por isso, essa ferramenta é muito importante para dinamizar o fluxo de produção de empresas e garantir que o serviço de atendimento prestado seja o melhor possível.

Continue lendo para descobrir qual tipo de CRM aplicar em sua empresa e quais são as vantagens dele.

Os quatro tipos de CRM

O CRM possui diferentes tipos de funções, é importante conhecer todas elas para identificar com clareza como e quando utilizá-las.

1- Operacional

Esse tipo de CRM se relaciona com as etapas do processo de venda e pós-venda, sendo elas:

  • Atendimento ao cliente;
  • Pós-venda;
  • Equipe de suporte técnico;
  • Help desk.

No CRM operacional o usuário pode descobrir falhas nos processos de venda, funcionalidades que precisam de melhorias e sugestões para incrementar o empreendimento.

2- Analítico

O CRM analítico é focado na coleta de dados dos clientes para gerar relatórios a fim de traçar perfis deles.

Dados como idade, gênero e profissão são indicativos importantes do comportamento de cada cliente.

Ter relatórios com essas informações influencia todos os setores de uma empresa, desde a produção até o marketing de conteúdo.

A longo prazo, a empresa se torna cada vez mais capaz de prever os desejos e necessidades do público, o que contribui para uma maior fidelização.

3- Colaborativo

O CRM colaborativo, em síntese, garante que as informações cheguem a todos os setores do negócio.

Toda a equipe precisa ter contato com as soluções empregadas no CRM operacional e os dados reunidos no CRM analítico.

Assim, a empresa estará integrada em prol de um objetivo em comum e os resultados serão mais imediatos e satisfatórios.

Essa integração é determinante para um serviço de atendimento ao cliente eficaz e uma estratégia de inbound marketing efetiva, por exemplo.

4- Estratégico

O CRM estratégico é próprio para analisar as tendências do mercado, as qualidades e limitações da empresa e as oportunidades de negócio.

A partir disso, o gestor decide qual a melhor forma de utilizar os demais tipos de CRM para otimizar o fluxo de trabalho.

As vantagens do CRM

Os diferentes tipos de aplicação do CRM proporcionam um nível elevado de versatilidade. A seguir, confira as principais vantagens de empregar essa ferramenta na sua empresa.

Informações reunidas

Ter todas as informações da sua base de clientes reunidas em um só lugar otimiza consideravelmente o trabalho.

Além disso, possibilita que você e sua equipe tenham uma visão mais ampla do público da empresa.

Com essas vantagens, é possível incrementar diversos pontos da cadeia produtiva, como as estratégias de Twitter Ads.

Acompanhamento do funil de vendas

Para garantir a maior taxa de conversão possível, acompanhar de perto a jornada do cliente no funil de vendas é primordial.

O CRM privilegia esse acompanhamento ao registrar as ações de cada cliente no site da empresa.

Dessa forma, se os visitantes estão interagindo pouco com os mecanismos do site, é sinal de que é preciso aprimorar o processo.

Com o CRM você descobre isso mais rápido e consequentemente resolve o problema mais rápido.

Segmentação do público

A reunião de dados como idade, gênero e profissão dos clientes possibilita que a equipe os separe em grupos.

Essa segmentação privilegia um atendimento mais personalizado, pois leva em conta os gostos e as necessidades específicas daquele grupo de pessoas.

Todo cliente gosta de se sentir especial e ser bem tratado. Com essa segmentação, a empresa ganha meios de se aproximar ainda mais das pessoas.

Comunicação interna

O uso do CRM colaborativo proporciona uma comunicação interna mais dinâmica e eficiente.

Quando toda a equipe tem acesso às mesmas informações praticamente ao mesmo tempo, a tomada de decisão se torna mais rápida.

As tecnologias de computação em nuvem permitem que arquivos sejam acessados em qualquer lugar a qualquer hora, o que é outra vantagem importante para a comunicação empresarial interna.

Diante dessas vantagens, é fácil saber por que o sistema CRM é tão popular no meio corporativo.

Investir em tecnologia para a sua empresa é garantir a longevidade dela ao longo de grandes mudanças mercadológicas. As tendências vêm e vão, mas o trabalho eficiente fica.