Retorno de investimento, como calcular o ROI de redes sociais?

Atualmente, quem trabalha com redes sociais sabe o quanto é importante ter conhecimento sobre o retorno que é esperado pelas ações da empresa. E sobre esse retorno surgem dúvidas sobre como se deve calcular o ROI das redes sociais.

Calcular o ROI de redes sociais

Saber medir o retorno do seu investimento feito nas redes sociais não será mais uma opção. Com o objetivo de garantir melhores estratégias de marketing digital, as redes sociais são ótimas contribuintes para atingir as metas esperadas pelo negócio.

Hoje em dia, as redes sociais são um canal de marketing que serve para competir com outros meios de comunicação. Porém, para saber onde investir você deve saber calcular o ROI.

Neste artigo abordaremos sobre a maneira correta de calcular o ROI, além desse artigo indicamos que você procure Cursos Online com Certificado para melhorar ainda mais o seu conhecimento.

Então, pegue uma caneta e um papel e anote as nossas dicas.

Vamos lá?

O que é o ROI das redes sociais


Antes de começar a falar sobre o cálculo, falaremos aqui sobre o que é o ROI.

ROI é uma sigla de Return Over Investment, traduzindo para o português é retorno sobre investimento. Trataremos neste artigo que quando se usa esse indicador você vai conseguir medir o quanto que a empresa está ganhando em cima de casa investimento feito.

Os investimentos vão incluir todos os custos que estão envolvidos para trazer um novo cliente à empresa.

Definimos o ROI das redes sociais como o retorno do investimento de todas as ações que são feitas nos canais de redes sociais. Os resultados serão sempre referentes à força da marca.

Qual é a importância de mensurar o ROI das redes sociais


Primeiramente, o motivo da interação das pessoas dentro das redes sociais é para interagir com amigos, familiares e empresas. Então, você pode usar isso a seu favor, interagir e se comunicar com o seu público.

E por isso que a sua empresa deve estar envolvida no Facebook, Instagram e no LinkedIn para obter melhores resultados.

Porém, é nesse momento que muitas organizações têm dúvidas se estão fazendo o trabalho certo.

E por causa desse envolvimento com o público que se deve medir o ROI das ações das suas redes sociais.

Pode meio dele será possível:

  • Ver se as suas ações são eficazes nas redes sociais
  •  Qual a rede social que pode trazer mais receita
  •  E se a empresa está próxima de atingir os seus objetivos pelas redes sociais.

Como definir em quais redes sociais investir


As Redes sociais devem fazer parte da sua estratégia de marketing, eles vão garantir uma maior visibilidade para a sua empresa e um maior engajamento com o público.

Você não precisa estar presente em todas as redes sociais, o primeiro passo é descobrir qual rede você deve investir mais.

Instagram


O Instagram é uma rede social que é usada pelo público mais jovem.

Uma dica é investir em postagens do feed de notícias, postando imagens que vão atrair o seu público, além de Stories que vão chamar a atenção do público para a conversão.

Twitter


Podemos definir o Twitter como uma das redes de maior engajamento.

Se por um acaso a sua marca e/ou empresa tiver uma ótima comunicação com o público, fazer investimentos de tempo e financeiros em anúncios no Twitter pode ser algo muito interessante.

LinkedIn


Atualmente o LinkedIn é uma das maiores redes profissionais do momento.

Porém, criar anúncios no LinkedIn é mais caro do que fazer o impulsionamentos do Facebook, Instagram e Twitter juntos. E por causa disso, tenha certeza sobre o público que você procura, sempre acompanhe os resultados dos investimentos feitos no Linkedln.

Facebook


O Facebook, é a maior rede social que existe, e por isso ela merece atenção.

A maioria das postagens orgânicas vão atingir aproximadamente 5% do público, e por isso o investimento em ads é necessário.

Como calcular o ROI das redes sociais


Antes de começar a fazer o cálculo, você deve definir os objetivos de negócios quantificáveis e qualificados.

Existe uma fórmula simples para entender como calcular o ROI, que consiste em:

ROI= (Receita – Custo) / (Custo)

Exemplo:

Suponha que em março você tenha vendido 20 mil reais. Mas, para isso você precisou gerar um tráfego de 200 mil visitantes, 160 mil pessoas vieram do Facebook, isso quer dizer que 80% do tráfego veio somente do Facebook, significando 16 mil reais de retorno da rede social de Mark Zuckerberg.

Para calcular o investimento você deverá calcular o valor mensal por hora trabalhada. O valor do salário do seu funcionário, digamos que é 4 mil.

Colocando os danos na regra, achamos:

ROI = (16.000 – 4.000) / (4.000)

ROI = 3

Para saber o valor percentual, multiplique o valor final por 100, o retorno de investimento será de 300%

Sabemos que calcular o ROI é um grande desafio para muitos profissionais. Esperamos que com este artigo você tenha compreendido sobre como calcular o ROI, se por um acaso você ainda não compreendeu, indicamos que você busque Cursos Online para melhorar e aprimorar os seus conhecimentos matemáticos.

Depois de ler sobre os tópicos sobre “retorno de investimento, como calcular o ROI de redes sociais”, você ficou com alguma dúvida?

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Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.