Loja online para Indústria: veja porque apostar!

Não é de hoje que a internet se tornou uma ferramenta que traz uma completa dependência para praticamente qualquer tipo de negócio. Alguns, de menor porte, hoje podem ser encontrados funcionando de maneira exclusiva online, e isto é realmente impressionante.

Loja online para Indústria

Muitos conseguem começar do zero, com praticamente nenhum investimento, apenas conhecimento das regras básicas da internet e muita disposição.

E claro, as grandes empresas não ficariam para trás. Mesmo as grandes redes que tinham seus projetos totalmente baseados em lojas físicas, já estão aderindo aos modelos online. E vários outros locais até mesmo estão adotando o mercado de afiliados como uma opção.

Basta notar que não é raro ver que lojas como Americanas, Casas Bahia e Magazine Luíza estão mais presentes na internet do que presencialmente. Isto traz uma série de argumentos para apresentar que a transformação digital já é uma realidade.

Por sua vez, as indústrias em geral têm deixado de lado este mercado, e estão acompanhando um processo de adaptação um tanto quanto conturbado.

A maioria delas só mesmo utilizavam a internet para criar um site ou outro com possibilidades de gerar quase nenhum resultado. O objetivo principal era talvez criar um portfólio, ou mesmo uma imagem mais profissional e que entregue uma imagem mais confiável.

Hoje estou aqui para dizer que realmente vale a pena começar a partir para vendas online. Esta é uma estratégia que pode parecer um tanto quanto heterodoxa para muitos empresários, mas mesmo algumas mudanças simples, que podem ser alcançadas com cursos online, acabam fazendo toda uma diferença.

Por isso, gostaria de entregar hoje uma análise profunda de todo o panorama da área, listando as principais vantagens de uma loja online para Indústria.

Vamos conferir?

Loja Online para Indústria?


Primeiramente gostaria de dizer que nem todos os segmentos podem realmente contar com o mesmo padrão utilizado para comércios em geral. Entretanto as vantagens valem até mesmo para geradores simples de orçamentos, que podem entregar valores estimados.

Assim, quando você consegue dar o seu primeiro passo em relação à inovação, estará também conseguindo entregar maiores vantagens para quem depende do seu negócio. Clientes vêm e vão, mas com certeza a maioria deles prefere contar com um início de relacionamento mais fácil.

1 - Coleta de informações


É interessante notar que a maioria das indústrias costuma ter um número não tão grande de clientes, mas sim fazer pedidos de grande tamanho. Embora seja interessante fazer levantamentos com os dados de clientes atuais, você pode utilizar os dados da sua loja para saber para quem oferecer seus produtos ou serviços.

Quando você tem um contato mais direto com o seu consumidor intermediário ou final, terá também um melhor feedback do que precisa ser melhorado. Sem contar que pode revisar tanto para baixo, como para cima, a sua política de preços.

Claro, também é possível que você crie uma loja que funcione com uma pequena empresa à parte para atender às necessidades dos clientes finais. Assim, você consegue junto a todas estas ações descobrir tudo sobre quem está comprando o que você tem a oferecer.

2 - Segurança e independência


Um dos grandes perigos das maiores indústrias do mercado é exatamente ficar preso a alguns, e pode ser que até mesmo só um, contratos. Este pode sim ser um valor interessante, e muitas vezes já esgota sua capacidade de produção.

Entretanto, muitas coisas podem acontecer, desde um acidente na produção a até mesmo uma quebra financeira do cliente. Quando menos se espera você está entregue à necessidade de se conseguir novos clientes.

E realmente, não se deve manter um negócio no seu limite, ainda que ele seja algo completamente secundário a outros dos seus projetos.

Uma loja online talvez não gere grandes pedidos, mas a quantidade costuma realmente compensar esta diferença.

3 - Visibilidade


Muitas pessoas provavelmente nunca ouviram falar da sua marca. Principalmente pelo fato de que você está prestando serviços para outras aplicações no meio do processo.

Isto faz com que novos empresários não tenham total conhecimento de sua empresa no momento em que precisarem do que você tem a oferecer.

Essa situação é mais comum do que parece, principalmente pelo fato de que mesmo as indústrias que possuem um site, para portfólio ou contato, não mantém seus dados de contato atualizados.

É muito comum procurar por algo específico, ligar, mandar email e até mesmo se locomover até o endereço especificado e não encontrar nada. Isto faz com que a frustração crie uma sensação terrível em relação a seus produtos ou serviços.

O resultado é uma propaganda negativa orgânica, tudo o que você não precisa para seu negócio.

Sem contar o fato de que você abre caminho para sua concorrência.

4 - Acessibilidade


Enquanto você ignora a necessidade de uma loja online, seja por ter medo de não conseguir grandes retornos, ou mesmo por querer ter uma margem de lucro maior, seus concorrentes não pensam duas vezes.

A marca deles começa a ser bem vista, enquanto a sua começa a ser sistematicamente ignorada.

Uma loja online permite com que você tenha a apresentação mais enxuta possível. Claro, é uma quebra com a política de negócios da empresa e pode gerar vários desafios.

Mas é importante lembrar que as vendas online dificilmente irão necessitar gerar algum tipo de comissão para um vendedor. Sem contar que a sua loja online para indústria irá atingir clientes que seus representantes não conseguirão realmente ter a oportunidade de conversar.

Enquanto a maioria corre atrás de um contato por vez, o seu site pode dispor de automações para manter relacionamentos com dezenas, centenas e até milhares de possíveis clientes ao mesmo tempo.

5 - Economia


Esta é também uma maneira de colocar várias oportunidades de rendimentos extras. Tanto porque sua implementação é barata, como você também pode vender excessos de produção, ou acertar valores de uma maneira em que o lucro unitário seja muito maior.

A variedade de métodos de pagamentos também facilita uma geração de diferentes taxas positivas para sua empresa. É realmente uma saída interessante.

No mais é isso, espero que estes argumentos tenham te ajudado a enxergar as possibilidades. Cursos online de marketing digital também são uma ótima ideia para começar a entender melhor a dinâmica.

Qualquer dúvida é só chamar!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.