Criação de sites otimizados para SEO

Criação de sites otimizados para SEO – 9 coisas que você precisa saber

Para te fazer entender um pouco mais sobre a criação de sites otimizados para SEO, preparamos este texto com dicas indispensáveis na criação de um site para que ele ranquear no Google.

Criar um site já não é mais um bicho de sete cabeças. Entretanto, entender e colocar em prática as táticas para manter o público engajado no seu site ao longo do tempo continua sendo uma das grandes dificuldades dos criadores de conteúdo.

É dentro desse contexto que alguns termos importantes para esse engajamento surgem, como SEO, ranqueamento e resultados orgânicos.

Então se quer ficar saber sobre a criação de sites otimizados para SEO, continue a leitura, vamos dar dicas incríveis sobre o assunto.

O que é SEO?

“Para alancar a sua página ou rede social é preciso SEO”. Provavelmente você já deve ter ouvido essa máxima quando comentava com alguém a respeito da baixa de seguidores na sua rede social, ou a baixa no número de visitas no seu blog.

Mas afinal o que é SEO e por que ele é tão importante assim? Bom, SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, que traduzindo livremente significa otimização para mecanismos de busca.

Sendo assim, essa otimização se trata de um conjunto de técnicas que objetivam te ajudar a tornar a sua página uma das mais visitadas.

Para tanto, ela deve ter um bom ranqueamento¸ ou seja, sempre aparecer entre as primeiras nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

Logo, se faz sensato dizer que para alcançar isso, além das métricas de SEO, é necessário possui um bom conteúdo, um bom layout, dentre outros fatores que dizem respeito a parte de criação de conteúdo e do site.

Ok, você ainda não entendeu o que é o SEO? Então, vamos entender como o Google funciona.

Como os motores de busca funcionam?

Existem ótimas opções para motores de busca. Entretanto, o queridinho é o Google. Mas como de fato ele organiza as páginas de resultados? É tudo aleatório?

Todo o sistema de pesquisa, e consequentemente, o ranqueamento dos resultados funcionam através de três pilares: rastreamento, indexação e exibição de resultados.

Rastreamento

Esse processo nada mais é que a identificação das páginas. Todo o rastreamento acontece rapidinho, já que é feito pelos Googlebot, os robôs da Google.

Para tanto, eles utilizam algoritmos que ajudam a priorizar páginas que possuem maior indexação.

Tudo vai começar com as URL’s, que são geradas a partir do rastreamento. Sendo assim, conforme você visita as páginas, os robôs vão entendendo que aquele conteúdo é relevante pra você e para milhares de outras pessoas que acessam o mesmo conteúdo.

Além disso, os hiperlinks, que são os links presentes nos sites principais que você visita, também ganham o mesmo reconhecimento.

Logo, os robôs começam a rastrear e montar uma rede de URL’s que interagem entre si, por meio de hiperlinks, e que ganham o mesmo “peso”. Essa junção se chama sitemaps.

Indexação

Após o rastreamento, e a montagem da lista de prioridades e dos sitemaps, os robôs fazem a indexação. Aqui cada URL rastreada será analisada e inclusa em um índice.

Logo, esse índice é dividido em várias categorias, que incluem conteúdo da página, data da publicação, região da publicação, título, descrição e dados estruturados.

Portanto, agora que o Google já sabe que sites falam sobre determinados conteúdos, já sabe qual deles tem conteúdo relevante e quais são os mais acessados, é hora de montar os resultados.

Exibição de Resultados

Com tudo esquematizado, e os graus de relevância averiguados, em questão de segundos o Google te mostra os sites favoritos do público nas primeiras posições do seu resultado.

E como eu faço para colocar o meu site lá no topo? Como falamos, é necessário está atento a fatores relacionados a criação do seu site e a criação de conteúdo.

Hoje daremos enfoque aos fatores relacionados a criação do seu site que alavancarão o SEO, e consequentemente, ranquear melhor o seu site nos resultados orgânicos.

O que é preciso para a criação de sites otimizados para SEO?

Alguns fatores são essenciais para a criação de sites otimizados para SEO, e que também ajudarão a ranqueá-lo melhor. Esses fatores são o domínio, um provedor de hospedagem, planejamento do seu site, e palavras-chave.

Domínio

Como já ressaltamos nos textos anteriores, o domínio do seu site nada mais é que o endereço/URL do seu site. Logo, ele deve refletir a proposta da sua página da web. Não faz sentindo, por exemplo, você construir um site que fale sobre livros, e a URL ser algo relacionado a bicicletas.

Por isso, capriche na escolha do seu domínio, e abuse de plataformas para te ajudar nessa escolha, como é o caso da HostGator.

Hospedagem é importante na Criação de Sites Otimizados para SEO

A hospedagem é fundamental para manter o seu site ativo para o público. Sendo assim, escolher um excelente provedor de hospedagem para o seu site é o mínimo que você pode fazer pelo seu negócio.

Logo, observe, principalmente, a preocupação da empresa de hospedagem com a estabilidade de conexão. Isso porque é essa estabilidade que garantirá que o seu site sempre esteja ativo no ranqueamento.

Caso essa conexão falhe, o SEO da sua página fica prejudicado, e o Google nem se quer colocará você em seus resultados então esse é um ponto importante na Criação de Sites Otimizados para SEO.

Planejamento do seu site

É necessário entender qual estrutura visual fica melhor para cada nicho de site. Por isso, é fundamental esquematizar a sua página se atentando a sua paleta de cores, ao layout, de forma que fique agradável, visualmente, ao público.

Palavras-chave

Todo texto possui uma palavra-chave central, onde o restante do conteúdo irá se embasar. Neste texto, por exemplo, a nossa palavra-chave é SEO.

É de suma importância que todo conteúdo da sua página tenha um ponto de referência.

Esse fator também irá te ajudar na hora de montar o SEO e de alcançar melhores posições nos resultados. Sendo assim, escolha palavras que tenham relação com a maioria dos seus conteúdos.

Dicas finais sobre a criação de sites otimizados para SEO

A criação de site, atualmente, é mais fácil. Entretanto, a manutenção do engajamento tornou-se o calcanhar de Aquiles de muitos.

Por isso, apostar em técnicas de SEO é uma ótima alternativa para alavancar o seu site. Para te ajudar nisso, é fundamental ter conhecimento das métricas de otimização de páginas na web e escolher ferramentas e plataformas que te ajudarão nas escolhas para a criação de sites otimizados para SEO.