Criação de sites otimizados para SEO – 9 coisas que você precisa saber

Para te fazer entender um pouco mais sobre a criação de sites otimizados para SEO, preparamos este texto com dicas indispensáveis na criação de um site para que ele ranquear no Google.

Criação de sites otimizados para SEO

Criar um site já não é mais um bicho de sete cabeças. Entretanto, entender e colocar em prática as táticas para manter o público engajado no seu site ao longo do tempo continua sendo uma das grandes dificuldades dos criadores de conteúdo.

É dentro desse contexto que alguns termos importantes para esse engajamento surgem, como SEO, ranqueamento e resultados orgânicos.

Então se quer ficar saber sobre a criação de sites otimizados para SEO, continue a leitura, vamos dar dicas incríveis sobre o assunto.

 
O que é SEO?


“Para alancar a sua página ou rede social é preciso SEO”. Provavelmente você já deve ter ouvido essa máxima quando comentava com alguém a respeito da baixa de seguidores na sua rede social, ou a baixa no número de visitas no seu blog.

Mas afinal o que é SEO e por que ele é tão importante assim? Bom, SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, que traduzindo livremente significa otimização para mecanismos de busca.

Sendo assim, essa otimização se trata de um conjunto de técnicas que objetivam te ajudar a tornar a sua página uma das mais visitadas.

Para tanto, ela deve ter um bom ranqueamento¸ ou seja, sempre aparecer entre as primeiras nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

Logo, se faz sensato dizer que para alcançar isso, além das métricas de SEO, é necessário possui um bom conteúdo, um bom layout, dentre outros fatores que dizem respeito a parte de criação de conteúdo e do site.

Ok, você ainda não entendeu o que é o SEO? Então, vamos entender como o Google funciona.
 

Como os motores de busca funcionam?


Existem ótimas opções para motores de busca. Entretanto, o queridinho é o Google. Mas como de fato ele organiza as páginas de resultados? É tudo aleatório?

Todo o sistema de pesquisa, e consequentemente, o ranqueamento dos resultados funcionam através de três pilares: rastreamento, indexação e exibição de resultados.

Rastreamento


Esse processo nada mais é que a identificação das páginas. Todo o rastreamento acontece rapidinho, já que é feito pelos Googlebot, os robôs da Google.

Para tanto, eles utilizam algoritmos que ajudam a priorizar páginas que possuem maior indexação.

Tudo vai começar com as URL’s, que são geradas a partir do rastreamento. Sendo assim, conforme você visita as páginas, os robôs vão entendendo que aquele conteúdo é relevante pra você e para milhares de outras pessoas que acessam o mesmo conteúdo.

Além disso, os hiperlinks, que são os links presentes nos sites principais que você visita, também ganham o mesmo reconhecimento.

Logo, os robôs começam a rastrear e montar uma rede de URL’s que interagem entre si, por meio de hiperlinks, e que ganham o mesmo “peso”. Essa junção se chama sitemaps.

Indexação


Após o rastreamento, e a montagem da lista de prioridades e dos sitemaps, os robôs fazem a indexação. Aqui cada URL rastreada será analisada e inclusa em um índice.

Logo, esse índice é dividido em várias categorias, que incluem conteúdo da página, data da publicação, região da publicação, título, descrição e dados estruturados.

Portanto, agora que o Google já sabe que sites falam sobre determinados conteúdos, já sabe qual deles tem conteúdo relevante e quais são os mais acessados, é hora de montar os resultados.

Exibição de Resultados


Com tudo esquematizado, e os graus de relevância averiguados, em questão de segundos o Google te mostra os sites favoritos do público nas primeiras posições do seu resultado.

E como eu faço para colocar o meu site lá no topo? Como falamos, é necessário está atento a fatores relacionados a criação do seu site e a criação de conteúdo.

Hoje daremos enfoque aos fatores relacionados a criação do seu site que alavancarão o SEO, e consequentemente, ranquear melhor o seu site nos resultados orgânicos.
 

O que é preciso para a criação de sites otimizados para SEO?


Alguns fatores são essenciais para a criação de sites otimizados para SEO, e que também ajudarão a ranqueá-lo melhor. Esses fatores são o domínio, um provedor de hospedagem, planejamento do seu site, e palavras-chave.

Domínio


Como já ressaltamos nos textos anteriores, o domínio do seu site nada mais é que o endereço/URL do seu site. Logo, ele deve refletir a proposta da sua página da web. Não faz sentindo, por exemplo, você construir um site que fale sobre livros, e a URL ser algo relacionado a bicicletas.

Por isso, capriche na escolha do seu domínio, e abuse de plataformas para te ajudar nessa escolha, como é o caso da HostGator.

Hospedagem é importante na Criação de Sites Otimizados para SEO


A hospedagem é fundamental para manter o seu site ativo para o público. Sendo assim, escolher um excelente provedor de hospedagem para o seu site é o mínimo que você pode fazer pelo seu negócio.

Logo, observe, principalmente, a preocupação da empresa de hospedagem com a estabilidade de conexão. Isso porque é essa estabilidade que garantirá que o seu site sempre esteja ativo no ranqueamento.

Caso essa conexão falhe, o SEO da sua página fica prejudicado, e o Google nem se quer colocará você em seus resultados então esse é um ponto importante na Criação de Sites Otimizados para SEO.

Planejamento do seu site


É necessário entender qual estrutura visual fica melhor para cada nicho de site. Por isso, é fundamental esquematizar a sua página se atentando a sua paleta de cores, ao layout, de forma que fique agradável, visualmente, ao público.

Palavras-chave


Todo texto possui uma palavra-chave central, onde o restante do conteúdo irá se embasar. Neste texto, por exemplo, a nossa palavra-chave é SEO.

É de suma importância que todo conteúdo da sua página tenha um ponto de referência.

Esse fator também irá te ajudar na hora de montar o SEO e de alcançar melhores posições nos resultados. Sendo assim, escolha palavras que tenham relação com a maioria dos seus conteúdos.
 

Dicas finais sobre a criação de sites otimizados para SEO


A criação de site, atualmente, é mais fácil. Entretanto, a manutenção do engajamento tornou-se o calcanhar de Aquiles de muitos.

Por isso, apostar em técnicas de SEO é uma ótima alternativa para alavancar o seu site. Para te ajudar nisso, é fundamental ter conhecimento das métricas de otimização de páginas na web e escolher ferramentas e plataformas que te ajudarão nas escolhas para a criação de sites otimizados para SEO.