Marketing digital para iniciantes

Marketing digital para iniciantes: As melhores estratégias para iniciantes

Hoje vou compartilhar com você 6 estratégias de marketing digital para iniciantes, as melhores estratégias para quem não sabe por onde começar e nem como obter resultados.

Mas antes de falar sobre as 6 estratégias vou te falar algo que é fundamental para qualquer empreendedor digital que é, pense como consumidor.

Hoje, todo mundo tem o hábito de pesquisar antes de comprar, então o conteúdo de qualidade está em primeiro lugar. Então você precisa pensar como consumidor, não fique confiando cegamente na qualidade do produto que você vende, seja crítico.

Sempre pensei em ajudar as pessoas, oferecendo o melhor, em vez de tentar apenas vender a frio. A melhor forma de fazer isso é se pondo no lugar do seu possível cliente.

Existem muitas vantagens em trabalhar com marketing digital, você tem liberdade de tempo e geografia, pode passar mais tempo perto da família e dependendo de como você trabalhar você constrói uma renda passiva.

Porém, para desfrutar das vantagens do marketing digital, você precisa trabalhar sempre pensando em seu público.

Então agora vem a primeira estratégia de marketing digital para iniciantes.

1 Crie um blog e produza conteúdo – Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

O conteúdo é rei, ele é a base de um negócio online. Ao oferecer conteúdo gratuito e relevante, você ajuda pessoas e consequentemente atinge públicos maiores e ganha confiança.

A melhor parte de produzir um bom conteúdo, é que você mostra para seu cliente como seus produtos podem resolver problemas e realizar desejos e necessidades.

Por isso essa é a primeira dica de marketing digital para iniciantes, tenha um blog e escreva bons conteúdos, sempre aplicando técnicas de SEO.

Mas, um blog não deve ser apenas para escrever sobre seu dia, não leve a mal, é que conteúdo assim tende a funcionar apenas para quem já tem um público fiel.

Mas para a grande maioria dos empreendedores digitais, que trabalham com o objetivo de ter tráfego, leads e realizar vendas, é necessário criar conteúdo que solucione problemas do nosso público-alvo.

E a melhor maneira de fazer isso e de forma correta, é realizar pesquisa de palavras chave. Veja esses exemplos.

Digamos que você venda nutracêuticos para emagrecer. Como você imagina que seus possíveis clientes estão pesquisando no Google?

Eu imagino que eles pesquisem mais ou menos assim: Qual o melhor remédio natural para emagrecer? Quero remédio para emagrecer? Fitoterápicos para emagrecer? As pessoas que querem emagrecer fazem essas pesquisas no Google e elas querem soluções.

Os exploradores de palavras-chave como ubersuggest, planejador de palavras chave, etc. diz a quantidade de buscas que tem mensalmente por essas palavras na internet.

A melhor parte de saber o que seu público pesquisa é que você tem a possibilidade de, através de conteúdo, resolver problemas e mostrar como seu serviço ou produto pode ajudá-los.

O bom é que quando você trabalha para seu blog ficar otimizado você consegue classificá-lo nos mecanismos de buscas, e com isso obtém dados gratuitos e tráfego orgânico do Google.

Com um blog você consegue ganhar dinheiro online trabalhando em casa, e além disso você ainda tem muitos outros benefícios.

2 Estratégia de marketing digital para iniciantes – Investir em conteúdo em vídeo no Youtube

Uma boa estratégia é, mesmo tendo um blog, você criar conteúdo para o YouTube. Você tem consciência de que o YouTube é o segundo site de pesquisa mais visitado? É por isso que tem tanta gente querendo aprender sobre como ganhar dinheiro no YouTube.

Produzir conteúdo em vídeos não é algo para o futuro, mas sim algo que já faz parte da minha e da sua vida.

Ao produzir conteúdo em vídeo o objetivo deve ser o mesmo citado antes, resolver problemas. Quando um usuário acessa o YouTube, na grande maioria das vezes ele procura respostas para problemas.

Por exemplo, se ele precisa formatar um computador e não sabe como fazer isso, ele pode pesquisar por “como formatar computador” e com certeza aparecerá uma variedade de conteúdo para ajudar.

Para saber quais palavras as pessoas estão pesquisando dentro do seu nicho, use as ferramentas e pesquise por uma palavra ampla que represente seu nicho.

Vamos usar “emagrecimento” como exemplo. Então, ao pesquisar por “emagrecimento” você verá uma variedade de palavras relacionadas a emagrecimento. Isso te ajuda a ter ideias para a produção de conteúdo.

Você pode aprender sobre diversos tópicos relacionados com emagrecimento, “emagrecimento saudável”, “emagrecer sem medicação”, “emagrecimento natural”, etc.

Ao elaborar e produzir os vídeos, tente colocar o máximo de valor no conteúdo e usar técnicas de SEO, assim, logo seu canal terá bastante inscritos.

3 Marketing de Mídia Social

Marketing de mídia social é a nossa terceira dica para quem está iniciando no marketing digital. Em vez de criar contas em muitas redes sociais, siga as dicas que vou te falar agora, pois elas vão te ajudar a crescer nos seus canais sociais.

Primeira dica: Pelo menos no início do seu negócio procure se cadastrar em apenas uma rede social. Leva tempo para ganhar seguidores, então você precisa dar o seu melhor para criar conteúdo que ajude seu público. Mas a quantidade de seguidores não é tudo, pois o que você precisa conquistar são seguidores leais.

Quando você tenta publicar conteúdo e interagir em todas as redes sociais, seu desempenho cai e os resultados também. Então, qual mídia social você mais se identifica?

Segunda dica: A segunda dica está completamente ligada a primeira dica, escolha a mídia social onde seu público alvo está. Não escolha uma mídia social apenas por ter usuários mais ativos. É fundamental já pensar que essa escolha irá afetar o seu controle financeiro empresarial, com uma boa pedida será garantido que o retorno virá! 

Antes você deve estudar seu público e escolher a rede social onde ele se encontra, e veja se nela você consegue expor seu conteúdo.

Faz toda diferença escolher a mídia social certa. Por exemplo, o público que acessa o YouTube costuma querer aprender algo ou se divertir.

Já os usuários do Facebook. Gostam de compartilhar assuntos engraçados, interessantes e até chocantes. Ninguém entra no facebook procurando descontos, ou um tutorial de inglês, por exemplo.

Diferente do facebook, no Pinterest as pessoas conseguem pesquisar e controlar aquilo que elas veem. Os usuários dessa mídia social costumam buscar por uma inspiração, ou aprender a planejar e fazer coisas.

Se o seu público está no Pinterest, aproveite o cenário menos competitivo para anúncios e busca orgânica. Então, veja a próxima estratégia, vamos falar sobre anúncios.

4 Marketing digital para iniciante – Anúncios

Marketing digital para iniciantes

Quando se trata de publicidade paga, você precisa ter cuidado e não sair investindo às cegas em uma rede apenas porque alguém disse que era bom.

As pessoas e os negócios são diferentes e o que funciona para uma pode não funcionar para a outra. Antes, pense no ABC do anúncio. A representa o público, B o orçamento e C a comercialização.

Falamos sobre a importância de atender seu mercado alvo e descobrir onde ele está. Outro ponto primordial é o orçamento.

Normalmente a definição dos preços dos anúncios são baseadas em leilões. Sendo assim, quanto mais pessoas anunciando, mais caro ficará para nós.

Se pesquisarmos a palavra-chave em algum explorador de palavras-chave que tenha o Google como o principal mecanismo de pesquisa, podemos ver qual é o custo por clique no Google Ads.

Então, você pode fazer duas coisas: E a primeira é procurar palavras-chave com baixo valor de custo por clique.

A outra opção é anunciar em plataformas que não são tão populares, mas isso só vai funcionar se o seu público estiver nelas, pois isso pode fazer com que seus anúncios saia mais em conta. As principais plataformas de anúncios trazem ROI para seus clientes (anunciantes). Com certeza se elas não tivessem resultados elas não existiriam.

De alguma maneira você precisa usar os benefícios da plataforma para monetizar seus produtos, sempre preenchendo lacunas que existam entre intenção da plataforma e seu objetivo de vendas. E a solução para isso será o conteúdo.

Você pode criar conteúdo que resolve o problema do seu público e, dentro desse conteúdo, pode mostrar produtos de forma que apoiem ​​aquilo que você está falando.

Foque em acertar o ABC da publicidade paga e suas chances de aumentar seus ganhos serão reais. A próxima estratégia é, podcasts.

5 Crie Podcasts

Existem duas maneiras de ter um podcasts. Sendo a primeira criando sua própria conta e produzindo seu conteúdo, mas a segunda forma é, sendo entrevistado por outra pessoa.

Ter seu próprio canal de podcast pode ser ótimo para seu negócio e para você construir um público, porém para iniciantes pode ser mais demorado para obter resultados.

Já para os entrevistados em podcasts a história pode ser um pouco diferente. Quem faz entrevistas, os podcasters, buscam por pessoas que tenham algo interessante e relevante para compartilhar.

Mesmo com pouca ou nenhuma experiência no mercado digital, suas experiências off-line podem ser boas para que você consiga ser entrevistado em um podcast popular.

Você pode disponibilizar o conteúdo do seu blog também em podcasts, essa é uma ótima maneira de crescer e ajudar seu público.

6 Não pode faltar o E-mail Marketing

Se você já deu uma pesquisada sobre estratégias de marketing, provavelmente já ouviu falar sobre a importância do e-mail marketing.

Porém, será difícil ter leads se você não tiver tráfego, concorda? Você precisa de pessoas acessando seu site para que você consiga construir uma lista com e-mail dos usuários.

Com minha experiência, o que posso dizer é que o e-mail é a grande sacada para você construir um relacionamento com seu público.

Sendo assim, minha dica é bem simples: Trabalhe desde o seu primeiro dia no marketing digital para construir uma lista de e-mail, mesmo sem ter muito tráfego.

Mas seja objetivo, à medida que você tiver mais público, invista mais tempo em seus leads, sempre oferecendo conteúdo de valor e promovendo seus produtos.

Veja agora algumas habilidades que considero importantes para profissionais do marketing digital.

Marketing digital para iniciantes – Habilidades Necessárias

Habilidades Necessárias

1 Conhecer o mercado digital

Um empreendedor digital deve saber como funciona o mercado digital. Isso inclui, sites de referências, as tendências e até mesmo os memes que movimentam as redes sociais.

É óbvio que seu conhecimento não deve se limitar aos momentos, pois você também precisa dominar conceitos como, SEO, ferramentas de e-mail marketing, métricas, software de CRM, SEM, automação e outros termos.

Como o marketing digital está em constante mudança, você precisa buscar conhecimento constante, por isso procure fontes confiáveis de informação, isso o ajudará a crescer profissionalmente e se manter no mercado.

2 Seja Proativo

O mercado digital muda rápido. Seja trabalhando em casa ou em algum estabelecimento você deve se preparar para possíveis imprevistos.

O atraso em dar uma resposta pode ocasionar perda de oportunidade, você será prejudicado e terá resultados negativos, por isso a importância de ser um profissional proativo.

3 Aprenda a analisar resultados

Uma das melhores vantagens do marketing digital é poder analisar seus resultados. Então você precisa ser criativo o suficiente para saber mudar estratégias que não estão funcionando e aprimorar aquelas que estão dando certo.

A interpretação de resultados correto de uma campanha, pode gerar grande retorno, mas por outro lado, se errar pode ter muito prejuízo. Por isso a importância de você saber analisar dados.

4 Um profissional de marketing digital deve ser criativo

No marketing digital tudo precisa de uma boa dose de criatividade, mas principalmente na hora de criar campanhas e anúncios.

Novos desafios vão surgir todos os dias, e acredite, ser criativo te ajudará a resolver muitos deles.

5 Trabalhe em equipe

Dentro do marketing digital existem diversos segmentos, e mesmo para quem trabalha em casa, alguns serviços serão terceirizados, por isso a importância de saber trabalhar em equipe.

Em uma equipe existem aqueles que são redatores, os que fazem criativos, os profissionais de mídia social, designer, etc., então procure sempre ter uma boa comunicação com eles, sempre tratando todos bem.

Agora, adoraria saber de você. Quais dessas estratégias de marketing digital você mais gostou? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe.