Use o WhatsApp para negócios de forma rápida e eficiente

Use o WhatsApp para negócios de forma rápida e eficiente

 Você já ouviu falar de WhatsApp para negócios antes? Se não, então talvez você deva considerar entender mais sobre isso agora. O crescimento da popularidade do WhatsApp dentro das empresas é inegável e você precisa se beneficiar também disso.

Este aplicativo de código aberto foi projetado não só para usuários “domésticos”, mas também para ajudar funcionários, representantes de vendas e gerentes a facilitar a comunicação dentro de suas equipes com mais eficiência – além da comunicação comercial com clientes otimizada através do Whatsapp web em mais de um PC.

Tudo o que é necessário é um usuário autorizado para obter a bola rolando com todos os recursos de relatórios, agendamento e rastreamento correto. Neste artigo, dê uma olhada em algumas das maneiras que WhatsApp ajuda sua organização, não importa qual seja o seu tamanho.

Como usar o WhatsApp para construção de negócios

Ao usar este serviço para negócios, há duas maneiras de obter informações para seus clientes: através de canais de atendimento ao cliente ou por meio de canais de mídia social. Qualquer um destes que você escolher, tenha em mente que cada canal tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Em via de regra, é geralmente melhor escolher canais que atraiam seus clientes em potencial (os leads), já que as chances de fazer seu cliente pretendido visitar seu site são maiores quando estão felizes ou recebendo um bom serviço. É por isso que muitas empresas agora preferem usar o Facebook, Twitter e aplicativos como Buffer.

No entanto, isso não é sempre uma estratégia irrefutável, especialmente porque outras empresas também podem usar as mesmas plataformas. Deste modo, é importante ter certeza de que você tem estratégias exclusivas de marketing em vigor para atrair a atenção de seus clientes. A maneira mais inteligente de fazer isso é contratar uma agência de lançamento.

Uma maneira popular de obter as informações que você precisa dos clientes é através da função Messenger do WhatsApp para negócios. Ao usar esta plataforma, é importante escolher um grupo específico que você deseja se comunicar. Na maioria dos casos, os grupos que as pessoas usam para mensagens são referidos como amigos.

Como a mensagem é um recurso de economia de tempo oferecido pela API WhatsApp para Business, pode afetar muito na sua estratégia de geração de receita. Isso ocorre porque toda vez que uma pessoa publica algo em sua conta pessoal, ela vai diretamente para a página de mensagens de negócios.

Usando o Snapchat  na sua construção de negócios

Uma coisa a notar sobre o Snapchat é que, ao contrário do Facebook, ele não é suportado por dispositivos móveis. Isso pode parecer um tormento, mas não deve ser o seu foco, porque existem outras opções disponíveis que não exigem o uso de um smartphone.

Existem aplicativos de mensagens instantâneas, como o Hootsuite, que permitem simplificar seu processo de comunicação. Por exemplo, tudo o que você precisa fazer é enviar um SMS para o aplicativo que enviará automaticamente um link para o seu Snapchat.

Quando um usuário envia uma mensagem para seu Snapchat, ele é automaticamente enviado para o resto de sua rede, e uma vez que o SnapChat suporta uma comunidade ilimitada, isso faz com que a comunicação seja massiva e veloz em rede.

Embora o Hootsuite não suporte o Snapchat, ele oferece uma plataforma onde você pode gerenciar várias contas, seu material de marketing e enviar mensagens promocionais. Além disso, o Hootsuite também fornece uma base de clientes robusta que você pode aproveitar o uso de plugins de terceiros.

Por exemplo, plugins como o Google Maps, o Google Adsense e até mesmo o local atual do Google estão disponíveis para uso com Hootsuite. Esses plugins adicionais permitirão que você crie páginas de destino personalizadas para seus clientes e também forneça uma bela experiência em seu site e em seus aplicativos móveis.

A segunda maneira que as empresas podem se beneficiar do WhatsApp para negócios é através do uso das APIs de plugins de terceiros que permitem que os desenvolvedores de aplicativos de terceiros acessem a funcionalidade da plataforma WhatsApp.

Essas APIs podem ser implementadas diretamente no aplicativo móvel ou tablet existente e permite que você integre facilmente sua inscrição aos serviços de mídia social que você usa atualmente.

Por exemplo, se você atualmente promove a música através do Pandora, poderá integrar a plataforma com o WhatsApp para que quando um cliente procurar o nome de uma banda, eles possam ver seu site e possam comprar acessos pela Internet.

Essa funcionalidade reduzirá significativamente o custo de marketing de sua música, e você pode concentrar todos os seus esforços no desenvolvimento de grande conteúdo para seus clientes.

Uma última abordagem do WhatsApp para negócios

A maneira final que as empresas podem começar a usar o WhatsApp para negócios de maneira rápida e especial, é através do uso de plugins de terceiros específicos. Esses plugins não são suportados internamente no Facebook, mas, em vez disso, devem ser comprados e instalados por um desenvolvedor de terceiros experiente.

Embora o preço possa parecer um pouco íngreme, muitas dessas empresas de desenvolvimento oferecem suporte por mais de um ano após a compra e dão acesso a suas APIs privadas que estão disponíveis apenas para seus usuários.

Além do suporte, esses desenvolvedores também tornarão seus aplicativos disponíveis para os funcionários do Facebook que precisam acessar aplicativos de negócios em seus telefones pessoais.

Em alguns casos, uma vez que o desenvolvedor tenha feito suas APIs no Facebook, eles também assumirão a responsabilidade de garantir que sejam compatíveis com a maioria do catálogo atual de aplicativos do Facebook.

Todas as preocupações acima são importantes para entender sobre como as empresas podem utilizar o Whatsapp Web em mais de um PC de forma rápida e eficiente. A plataforma ainda está em desenvolvimento, e ainda há muito trabalho a fazer para torná-la mais intuitiva e mais simples para os usuários finais.

Todavia, as empresas que estão ansiosas para começar imediatamente a alavancar o poder e o potencial desta poderosa plataforma de mensagens estarão susceptíveis de encontrar um número de plugins úteis que as permitirão dar o start.

Visto como é fácil integrar os aplicativos de negócios existentes e depois de usar o WhatsApp para negócios, você provavelmente desejará explorar um nível ainda mais profundo de integração.

Desejamos uma boa sorte para seus business.

Este artigo foi escrito por Ronan Pinho da agência iSONEW Digital.