Como fazer um treinamento de vendas online

Como fazer um treinamento de vendas online? Confira as principais vantagens e 5 dicas essenciais

Confira quais as vantagens do treinamento online 5 dicas fundamentais de como fazer um treinamento de vendas online para capacitar seu time.

Sua taxa de conversão de vendas está caindo? Seus vendedores não estão batendo as metas? Os clientes estão ligando para reclamar do atendimento?

Será que não é hora de reciclar os conhecimentos de sua equipe e fazer um treinamento de vendas?

Uma equipe de vendas bem treinada pode fazer toda a diferença no desempenho da sua empresa. Além de impulsionar sua lucratividade, promover treinamentos é capaz de melhorar a produtividade e aumentar a sua força competitiva.

O treinamento de vendas pode ter como foco as competências técnicas dos vendedores ou aspectos comportamentais e ligados às soft skills.

Além disso, há também a possibilidade de você treinar o seu time de vendas de forma presencial ou virtual. E é nesta última modalidade que vamos nos concentrar a partir de agora.

Convidamos você a continuar a leitura para conferir nos parágrafos a seguir quais as vantagens de fazer um treinamento de vendas online com os seus vendedores:

  1. Custos reduzidos;
  2. Maior acessibilidade;
  3. Melhor absorção dos conteúdos ensinados;
  4. Uso de recursos para ilustrar os assuntos ensinados;
  5. Maior adesão aos treinamentos.

Depois, veja um passo a passo de como tornar esse treinamento de vendas online uma realidade:

  1. Mapeie as atuais necessidades do time de vendas;
  2. Estabeleça um cronograma para execução do treinamento;
  3. Envie um convite por e-mail para os colaboradores;
  4. Escolha a melhor ferramenta para videoconferência;
  5. Solicite feedback dos participantes.

Treinamento online para vendas: por que fazer?

O treinamento de vendas tem como objetivo capacitar e desenvolver os talentos que atuam na equipe comercial de modo a fornecer os conhecimentos necessários sobre métodos, técnicas e ferramentas que vão impulsionar o desempenho dos vendedores.

Hoje em dia, com os avanços da tecnologia, é perfeitamente possível promover treinamentos online, dispensando a necessidade de encontros e aulas presenciais.

Confira abaixo as principais vantagens de aderir ao treinamento online do time de vendas:

1 – Custos reduzidos

Treinamentos presenciais costumam ter custos maiores para serem realizados do que aqueles no formato online. Não há necessidade, por exemplo, de alugar um espaço, fornecer alimentação, transporte e acomodação para os participantes.

2 – Maior acessibilidade

Os vendedores podem participar do treinamento de qualquer lugar. É possível assistir às aulas pelo celular, tablet ou computador.

3 – Melhor absorção dos conteúdos ensinados

No treinamento online, os vendedores podem acessar os conteúdos e as videoaulas mais de uma vez, pois estes ficam armazenados em uma plataforma virtual. Isso contribui para que os participantes possam absorver melhor o que foi ensinado.

4 – Uso de recursos para ilustrar os assuntos ensinados

Ao aderir ao formato online, é possível inserir recursos que ajudarão a ilustrar e exemplificar o que está sendo ensinado na teoria.

Vídeos, animações e infográficos interativos são exemplos que favorecem a absorção dos conteúdos.

5 – Maior adesão aos treinamentos

Os treinamentos online tendem a contar com uma maior adesão dos vendedores. Dessa forma, sua empresa passa a ter equipes mais bem preparadas.

Um treinamento de vendas é uma excelente forma de melhorar a performance de seus vendedores. Mas existem outras, como, por exemplo, criar uma campanha de incentivo de vendas para sua equipe comercial.

Não sabe como fazer isso? Tranquilo! A gente te ensina, confira o passo a passo abaixo:

5 dicas de como fazer um treinamento de vendas online

Se após conferir as vantagens que citamos anteriormente você ficou interessado em como fazer um treinamento de vendas online, então prossiga a leitura e descubra algumas dicas essenciais que vão te ajudar nessa tarefa.

1 – Mapeie as atuais necessidades do time de vendas

A primeira dica de como fazer um treinamento de vendas online consiste em mapear quais são as maiores necessidades da sua equipe hoje.

A partir disso, fica mais fácil estruturar os conteúdos que serão ensinados durante o treinamento.

2 – Estabeleça um cronograma para execução do treinamento

O treinamento online para o time de vendas precisa ter datas de início e término bem definidas. Portanto, estabeleça um cronograma para que as aulas sejam concluídas.

É fundamental deixar claro que essas datas devem ser respeitadas, criando um sentimento de importância para o treinamento. Verifique quem participou e quem não e envie e-mails perguntando porque não puderam estar presentes nas aulas online.

3 – Envie um convite por e-mail para os colaboradores

Envie um convite por e-mail para os vendedores que deverão participar do treinamento. Já insira o link para a plataforma em que o treinamento será realizado.

Já apresentem os temas que serão tratados e envie alguns materiais de apoio para os estudos.

4 – Escolha a melhor ferramenta para videoconferência

Pode ser que no seu cronograma estejam previstos encontros virtuais ao vivo. Para isso, existem várias opções de aplicativos para realização de videoconferências, como o Zoom e o Google Meet.

Escolha a ferramenta de comunicação interna online que atende melhor suas necessidades.

5 – Solicite feedback dos participantes

Após concluir o treinamento, peça para que os vendedores participantes deem feedback sobre a experiência que eles tiveram.

Envie um formulário de pesquisa online com algumas perguntas e um espaço para sugestões. Dessa forma, você saberá quais melhorias podem ser feitas para os próximos treinamentos de vendas.

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Bom, essas foram as nossas 5 dicas fundamentais de como fazer um treinamento de vendas online.

Invista na capacitação do seu time e obtenha resultados cada vez mais satisfatórios.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.