Qual é o papel de NR 9 TREINAMENTO?

Toda empresa deveria ter conhecimento sobre o treinamento NR 9 principalmente por que se trata de medidas preventivas, de modo que possa até salvar vidas que expõe a áreas de risco, porém para muitos esse assunto é desconhecido.

Qual é o papel de NR 9 TREINAMENTO

Porém para as empresas que negarem fornecer esse treinamento aos funcionários, sofrerão penalidades estipuladas pelas normas regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Entenda detalhadamente o que é o NR 9 treinamento, qual o seu significado, quais são os conteúdos que são passados aos profissionais e qual o papel desse treinamento na empresa e na vida dos funcionários.

Qual o significado de NR 9?


A NR 9 nada mais é do que uma das 37 Normas Regulamentadoras, que abrange diretamente ao PPRA que significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que visa a segurança do trabalhador.

Essas normas foram criadas e estabelecidas pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) onde estabeleceram a compreensão dos riscos que agentes físicos, químicos e biólogos enfrentam no ambiente de trabalho.

Vale lembrar que foram feitas alterações nesse documento regulamentador onde o PPRA passou a se chamar então de PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), onde o mesmo é composto por duas áreas fundamentais como o inventário de risco e o plano de ações.

Com a retirada do PPRA, o PGR passará então a gerenciar os riscos ocupacionais onde irá englobar o risco de acidente e ergonômico além de das áreas específicas dos agentes e biólogos.

Qual é o papel desse treinamento


O NR 9 informa e estabelece a obrigatoriedade do PPRA, o atual PRG especificamente para empresas que exercem suas funções que conforme o MET são consideradas de risco à saúde dos funcionários.

O papel desse treinamento deve apresentar conteúdos que envolvam requisitos legais embasando o PRG, de modo que proporcione conhecimento objetivo dos métodos que ensinam sobre os meios para saber preservar a saúde.

Na empresa além de capacitar e garantir a segurança de todos o seu papel é evitar que a mesma esteja desregulada quanto às normas, de forma que ao mesmo tempo seja possível evitar multas e advertências.

Sendo assim o papel principal é conscientizar a todos os funcionários, de modo que após o treinamento os mesmos já tendo o conhecimento sejam responsáveis pelas próprias ações e que respondam a cada uma delas.

O que se aprende nesse treinamento


A seguir saiba detalhadamente tudo que é ensinado no Treinamento NR 9, quais são os passos e etapas fundamentais para que seja possível controlar e até mesmo prevenir tal situação que possa comprometer a saúde dos funcionários expostos aos riscos.

Antecipar e reconhecer os riscos: Nessa etapa é fundamental identificar quais são os riscos operacionais, de modo que seja possível reconhecer qual é a ameaça e assim partir para o próximo típico.

Saber priorizar e estabelecer metas de avaliação e controle: Nessa etapa com base no reconhecimento do risco esse é o momento de estabelecer as metas para que seja possível priorizar quais ações serão tomadas, para que seja possível realizar o controle da situação.

Avaliar os riscos das exposição dos trabalhadores: Após priorizar as metas que direcionarão as medidas para se obter o controle da situação é fundamental avaliar quantas pessoas poderão ser expostas aos riscos, de modo que seja possível prestar apoio e auxílio a todos.

Implementação de métodos de controle e avaliar a eficácia: Após contabilizar a quantidade de pessoas que estão expostas aos riscos que foram avaliados, é hora de analisar os métodos que serão utilizados para controlar a situação.

Monitorar a exposição de riscos:
Nessa etapa é fundamental tomar medidas para monitorar a exposição de risco para neutralizar a situação dos envolvidos de forma que seja possível evitar novas vítimas que possam se expor e assim não perder o controle.

Registrar e divulgar os dados: Após todas as coletas, metas e avaliações é fundamental fazer o registro de tudo em tabelas, blocos de anotações, para evitar que ocorram novos acontecimentos semelhantes e também para informar a todos da situação.

Após seguir todas as etapas descritas logo acima será possível ter total controle da situação, ao mesmo manter os profissionais cientes da situação de risco e passar então a definir tarefas e responsabilidades para que juntos possam lidar com as condições do momento.

Cuidados e atenção


Nunca busque por profissionais não qualificados ou se quer aceite equipamentos não regularizados, muitas empresas que agem de má tentam burlar o sistema entregando aos funcionários equipamentos de segurança não registrados ou se quer seguros.

Para aqueles que agem contra a lei corre o risco conforme as normas de ter que pagar indenização a todos que se expõem ao risco de forma irregular e indevida, além de receber multas e até mesmo em alguns casos ter que declarar falência.

Nunca se deve cobrar pelos equipamentos, pois eles devem ser fornecidos de forma gratuita tanto, esses equipamentos podem ser adquiridos tanto no território nacional quanto internacional, desde que seja aprovado pelo MET.

É sempre importante fazer reuniões que ajudam a relembrar de todas as normas que foram ensinadas e aprendidas, pois pode acontecer de alguns funcionários esquecerem de algumas etapas e conteúdos.

Busque ficar atento aos prazos estabelecidos pelas normas, manter os funcionários sempre atualizados de novos métodos e materiais, além de sempre que for necessário trocar os equipamentos de segurança antes do prazo do vencimento.

Considerações finais


De fato o treinamento NR 9 é fundamental para a segurança dos profissionais, o seu papel na empresa é fundamental para tomar medidas preventivas e capacitar a todos com equipamentos e conhecimento de como agir diante de situação de risco.

Sendo assim o NR passa a ser importante para empresas que oferecem risco ambientais de modo que ponham juntamente a vida dos funcionários em perigo, porém é necessário capacitar e conscientizar a todos com treinamentos dados por profissionais qualificados.

Lembrando que cursos online possuem validade e que você pode utilizar isso ao seu favor para agilizar a formação e pagar mais barato.

Deixe nos comentários dúvidas sobre o assunto que foi abordado, e assim que possível será respondido. Espero muito que tenham gostado do assunto, um grande abraço e até a próxima.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.