Vídeo Marketing: Saiba como usar essa estratégia

O acesso a equipamentos modernos, que facilitam a dinâmica da comunicação por meio de vídeo marketing tem proporcionado uma alteração sobre como as empresas se posicionam, principalmente no ambiente digital, alcançando os públicos de diferentes formas e canais.

vídeo marketing

Os conteúdos promovidos e em imagens possuem um apelo maior ao contato com o público-alvo, podendo ser mais dinâmicos e emocionais, aumentando a conversão de leads em clientes fidelizados.

Nesses casos é possível apresentar conteúdos mais profundos, diversos e até possibilitando a visualização de produtos, serviços e a parte organizacional, humanizando a marca.

Além disso, o processo potencializa a vontade de aquisição de produtos, mesmo que seja necessário trabalhar com as emoções do espectador, fortalecendo a marca empresarial de tal forma que fica marcado no imaginário do espectador.

Isso ajuda no aumento de vendas de produtos e serviços, proporciona maior engajamento da audiência e gera autoridade a partir da disposição de conteúdos especializados.

Fugindo do tradicionalismo marcado por programas de TV que estiveram presentes na vida da população desde a década de 1950, o século XXI demonstra que é possível estar em uma tela de forma facilitada, mas agora de computadores, tablets e celulares, desde que se tenha algo para passar para o público que assiste.

Dessa forma, é preciso investir em uma produção adequada, com qualidade, e informações que possam ser replicadas em diferentes plataformas digitais, como sites de empresas, blogs corporativos e, principalmente, as redes sociais.

Mas isso não significa que os materiais precisam ser extensos e muito elaborados, mas que sejam claros e informativos, ou mesmo agreguem às dores, desejos e dúvidas da audiência de forma precisa.

Dentre as principais vantagens está a dinamicidade, aspecto de entretenimento e possibilidade de democratizar as informações/ensinamentos, possibilitando a sensação de vivência.

Isso ocorre porque os vídeos incluem diversas linguagens, facilitando a absorção de conteúdos e sendo mais atrativos para o público, já que possibilita demonstrar diversos detalhes.

Assim, devido às facilidades propostas pelos vídeos apresentados na internet, em que muito conteúdo pode ser passado mais rapidamente ou em doses, mantendo as pessoas interessadas, as empresas devem investir em vídeo marketing com ideias apropriadas para seu nicho e conforme seus objetivos.

Como são milhares de vídeos disponíveis, é preciso ter algum diferencial para que uma marca, um produto ou serviço se destaque.

Portanto, o formato exige alguns cuidados, entre os quais:

  • Edição dinâmica;
  • Produção com temática;
  • Roteiro interessante;
  • Tempo de duração.

Assim, é necessário um planejamento adequado para que as métricas empregadas possam fazer parte da estratégia de comunicação que se quer manter com o público-alvo.

Com isso também é possível mensurar a audiência, o retorno do público e a transformação do lead em cliente potencial e qual a influência das ações. Consequentemente, o público se torna divulgador dos produtos e serviços, angariando novos consumidores.

A seguir serão apresentados modelos de vídeo que podem ser produzidos pelas empresas, sempre lembrando que é necessário manter uma linha editorial e profissional.

Portanto, tenha as ferramentas apropriadas para captação, edição, produção de roteiro e apresentadores que possam valorizar ainda mais a marca junto ao mercado consumidor.

1. Divulgue os produtos disponíveis para venda


A ideia de um video marketing é vender os produtos e serviços oferecidos para o mercado consumidor.

Por esse motivo, nada mais justo do que fazer a divulgação em forma de captação de imagem e som, com destaque para o que está sendo disponibilizado.

A divulgação do procedimento ensaio macrográfico pode interessar a diferentes públicos, e não só a clínicas de atendimento a animais domésticos.

Pedreiros, construtoras, escritórios de arquitetura e engenharia podem demonstrar interesse nesse tipo de equipamento.

A demonstração por meio de um vídeo marketing devidamente produzido pode chamar a atenção de empresas ou instituições interessadas nesse tipo de produto.

Vale lembrar que o público-alvo sempre pode ser diversificado, portanto a empresa deve ter em mente que é sempre necessário oferecer um vídeo que converse com diferentes pessoas, demonstrando todo o potencial do produto ou serviço da maneira mais adequada.

2. Apresente a rotina da empresa para o público


Muitas pessoas têm a curiosidade de como é a rotina de uma empresa. Como os produtos consumidos no dia a dia são preparados, e quais os cuidados que precisam ser tomados para que tudo esteja de acordo com a legislação vigente.

O setor industrial pode produzir muitos vídeos institucionais que podem ser aplicados em campanhas de marketing.

Um vídeo que demonstra a preocupação primordial com o conserto de nobreaks pode ser explorada em diversos aspectos, atendendo profissionais que atuam na área, alcançando até mesmo os comerciantes que servem como ponto de venda.

Os órgãos fiscalizadores podem utilizar esses vídeos como modelo de aplicação para empresas concorrentes, servindo como material de referência para todos, o que é significativo no mundo dos negócios, visto que cria relevância e confiabilidade.

3. Mostre os bastidores em um evento corporativo


Os limites de uma empresa não devem ser as quatro paredes de um escritório, ou de uma empresa de consórcio de caminhão scania. Há muito mais acontecendo além desse espaço de atuação, cativando o público, parcerias e até talentos, demonstrando mais sobre as rotinas e ações especiais.

A produção de um vídeo marketing para ser apresentado em um evento corporativo pode ser uma solução adequada para apresentar ao público visitante.

A cativação do público e daqueles que conferirem o material posteriormente agregará valorização à marca, visto a criação de ações mais afetivas.

A forma como se fortalece a marca junto ao público consumidor é mensurável, pois esse tipo de divulgação pode se espalhar por meio de redes sociais e verificar o aumento de acesso a sites corporativos e plataformas digitais relacionadas.

4. Convide os funcionários para participação especial


O orçamento disponível para a campanha de marketing não possibilita a contratação de artistas de reconhecimento do grande público?

Que tal investir nos artistas que estão escondidos por trás de um computador, uma máquina de calcular ou dentro do terno de um advogado.

Os funcionários engajados e que são bem relacionados com a empresa podem ajudar na divulgação de um serviço de vistoria de transferencia campinas e até de máquinas agrícolas direcionadas para o setor do agronegócio.

A participação de funcionários demonstra uma afinidade que pode transparecer no vídeo marketing e contagiar o espectador de tal forma, que isso se transforma até mesmo na descoberta de um novo talento. E isso pode ser usado a favor da marca em um futuro.

Além disso, essas pessoas agregam ainda mais confiança, visto que conhecem as rotinas. Mesmo campanhas que não são voltadas ao anúncio de um produto podem ser feitas com os funcionários, trazendo valor a rotina destes.

5. Demonstre as funcionalidades de um produto


Os vídeos voltados para o movimento DIY (Do It Yourself), ou “Faça Você Mesmo”, são de grande valia quando apresentados por profissionais de uma empresa que desenvolveu o produto.

Servindo quase como substituto do manual de instruções, o público acompanha esse tipo de vídeo para diversas finalidades. Pode ser um serralheiro verificando como se instala um portão residencial preço ou ainda a melhora de um móvel na casa, bem como atividades mais técnicas e hobbies.

Dessa forma, é preciso estimular a equipe de marketing a produzir vídeos sóbrios, que passem todas as informações e, na medida do possível, com um profissional gabaritado para passar todas as informações necessárias ao longo da filmagem sobre o uso/instalação de um produto, por exemplo, ou relacionando com atividades de DIY, conforme o segmento.

6. Capte depoimentos de clientes e amigos


É importante ouvir o outro lado e demonstrar o valor social dos produtos/serviços.

Por isso é válido preparar um vídeo marketing com depoimento de clientes e amigos que utilizaram algum produto ou dependeram de algum serviço específico disponibilizado pelas empresas.

Ouvir pessoas que praticam hidroginástica Zona Norte falando sobre a mudança que essa prática de atividade física proporciona a vida de quem antes era sedentário pode despertar o interesse de outros potenciais clientes.

Demonstrar o espaço disponível, as facilidades de acesso, ou então divulgar filiais de uma mesma escola de hidroginástica, como no exemplo apresentado, em pontos estratégicos, também pode ser utilizado por um longo tempo dentro de uma campanha de marketing.

7. Faça a propaganda de maneira criativa


A criatividade é sempre parte essencial do vídeo marketing. Os roteiros devem ser dinâmicos e acessíveis ao público, de uma forma geral.

Caso as empresas terceirizadas de limpeza escolar queiram produzir um vídeo marketing, elas podem demonstrar o antes e depois de um pátio com alunos e professores e apontar como o serviço é realizado sem interferência na rotina de uma instituição educacional, por exemplo.

Para ampliar o número de clientes, a criatividade pode se expandir e assim essas empresas atenderem outros públicos, como condomínios residenciais e comerciais, demonstrando diversas situações e imprevistos enfrentados, bem como todos os benefícios proporcionados aos clientes.

8. Explore dinâmicas e temáticas diferenciadas


A captura de imagens em movimento está presente na sociedade há muitas gerações. Portanto, é preciso ter em mente que é necessário tomar os devidos cuidados quanto à produção para se destacar dos concorrentes e alcançar os objetivos.

Para uma empresa que precisa vender um balcão expositor refrigerado para supermercado, um vídeo marketing pode ser enviado com viés informativo e com demonstração utilizando temáticas variadas para se encaixar no espaço disponível.

Então o melhor é ter um cenário aprazível, ou mesmo neutro, para destacar os produtos e serviços que serão oferecidos ao espectador.

A iluminação é essencial, assim como a captura da imagem em forma estática, ou ao menos sem ruídos sonoros ou de imagem trêmula.
 

Considerações finais


O vídeo marketing é uma ferramenta poderosa, que deve ser explorada ao máximo pelas empresas em todas as plataformas digitais.

Para isso, é preciso lembrar que o público-alvo pode estar assistindo o material produzido no caminho de casa para o trabalho, ou vice-versa.

Mesmo carros modernos, ônibus, trens e metrôs, entre outros modelos de transporte público, como elevadores, possuem telas à disposição para apresentar os vídeos a todo momento, alcançando muitas pessoas ao longo do dia.

Assim, pensar na aplicação de um material rico e disponibilizar para aqueles que estão com os olhos voltados para as telas é primordial nesses tempos modernos e proporciona alcançar ainda mais pessoas, agregando valor à marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.