6 Ações para levar sua empresa ao mercado digital

Embora você raramente tenha ouvido as notícias e notado movimentos de mercado ultimamente, você já deve ter ouvido diversos termos que estão muito próximos da realidade dos negócios online. Os tópicos mais discutidos incluem: crescimento nas lojas virtuais, aplicativos, tecnologia 5G e a transformação digital.

Ações para levar sua empresa ao mercado digital

Nesse caso, os elementos mais simples do marketing digital podem ser novidades para empresas que ainda não entraram no ambiente online, como ter um site e perfil em redes sociais como Facebook, Instagram ou Google Meu Negócio.

Se sua empresa ainda não entrou no mundo online, gostaríamos de destacar que os dados mostram que os comportamentos do consumidor estão cada vez mudando com o objetivo de acomodar os negócios digitais.

De acordo com o Comitê de Indicadores da Câmara Brasileira de Economia Digital, o comércio eletrônico no Brasil cresceu quase 74% em 2020 por meio do índice MCC-ENET.

Dentro de um ano que a pandemia de Covid-19, diversas empresas fecharam as suas portas, porém as empresas que conseguiram se posicionar dentro do mundo digital não só sobreviveram, como também aumentaram as suas vendas e conquistaram novos clientes.

Outra curiosidade: antes mesmo da pandemia do coronavírus, a Opinion Box e a Mobile Time realizaram uma pesquisa no Brasil chamada Panorama de Comércio Móvel, que mostrou que mais de 84% dos consumidores do país usam smartphones para fazer compras online.

Atualmente, o país tem 234 milhões de smartphones, segundo a 31ª pesquisa anual da FGVci.

De posse dessas informações, as empresas que têm ou pretendem iniciar a transição do offline para o online podem usufruir de novos cenários de uso da tecnologia com o objetivo de oferecer os seus produtos e serviços, sem barreiras geográficas e atingindo um grande número de potenciais clientes.

6 ações para trazer seu negócio para o mundo digital

A seguir, investigamos ações importantes para que você possa migrar sua empresa de um ambiente offline para um ambiente online. Na era da digitalização crescente, os dias podem estar contados para aqueles que não conseguem acompanhar os movimentos do mercado.

Ter um site é essencial para ser um negócio online

Investir em um bom site é o primeiro passo para que um negócio offline fique online. Como alguns de vocês já devem ter dito, é importante ter uma página nas redes sociais.

Se você ouvir isso, pode ficar ainda mais confuso. As redes sociais são essenciais para o seu negócio offline entrar no ambiente digital, mas são complementares e não vão substituir o seu site.

Como, por exemplo, diversos cursos presenciais migraram para os Cursos Online no período da quarentena.

Domínio e criação mobile-first

Possuir um site é possuir um domínio, que será o seu URL. Dentro do site do Registro BR você poderá ver alguns domínios que estão disponíveis.

Quando se escolher um para a sua empresa, é melhor escolher um domínio curto e forte para sua unidade de negócios. Assim, será mais fácil para as pessoas lembrarem do seu endereço.

Busque sempre desenvolver um site que tenha um conceito mobile-first. Destacamos que esse conceito segue uma tendência dentro mercado há anos.

Invista em marketing digital

Assim que seu site estiver pronto, será preciso convidar ou atrair pessoas para ver o site da sua empresa. Para isso, existem várias estratégias de marketing digital que você pode aplicar ao seu negócio.

Com, por exemplo: redes sociais, as redes sociais têm o objetivo de atrair novos usuários e realizar assim cada vez mais vendas, tornando sua empresa cada vez mais famosa dentro da web.

O conteúdo que sua empresa e, portanto, sua marca, publica na Internet também é de grande valia para as pessoas.

Para isso, invista em blogs, vídeos, podcasts e publicações em redes sociais especificamente para esse fim, e disponibilize imagens de alta qualidade de seus produtos nas redes sociais.

Ter uma agência de marketing digital é fundamental para entender o mercado onde seu negócio online precisa se destacar.

Porém, se você não tem como contratar uma empresa, indicamos que você faça um Curso Online com Certificado da área de marketing digital.

Faça o cadastro no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma importante ferramenta para você cadastrar sua empresa e fornecer informações completas aos clientes por meio de buscadores ou Google Maps.

Você sabia que, ao pesquisar um restaurante ou loja no Google, você vê um cartão da agência com foto, telefone, rotas e muito mais?

Gerencie leads usando tecnologia apropriada

Se o seu negócio offline se tornou, por exemplo, uma loja online ou está atraindo cada vez mais clientes. Chamamos isso de captura de leads e é uma conexão feita para uma venda.

Para o marketing digital, a conquista de cada prospect é inestimável, pois os clientes precisam de muita publicidade para entrar em contato e deixar todos os dados importantes como nome, telefone, e-mail, etc.

Portanto, para organizar os leads, é recomendável usar softwares de relacionamento com leads, como HubSpot e Salesforce. Ao utilizar essas tecnologias, suas equipes de atendimento e vendas poderão automatizar processos, tornando os resultados mais promissores!

Crie conteúdo interessante e interaja nas redes sociais

Como disse antes, as redes sociais não substituem os sites, mas são muito importantes para que sua empresa se saia bem no ambiente online.

Seu objetivo é ganhar seguidores, atrair usuários, fornecer conteúdo que interesse às pessoas que seguem publicações e vendas?

As redes sociais são uma ótima plataforma para promover promoções, facilitar discussões sobre temas relevantes para o seu negócio, realizar campanhas promocionais e muitas outras formas de engajar seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.