Marketing para dentista: como atrair pacientes em 2022

 O que você sabe sobre marketing para dentista? Ninguém tem dúvidas de que estratégias publicitárias são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Mas como atrair mais clientes na área odontológica? 

O mercado vem passando por rápidas mudanças e você precisa se preocupar em aprender mais sobre o tema. Afinal, o que faz um paciente escolher um dentista em Ceilândia? O que pode chamar a atenção do seu público? Como convencer alguém de que sua clínica é a melhor?

Para te ajudar com essa tarefa, preparamos um guia de marketing atual e prático, capaz de atrair mais pacientes em 2022. Confira!

Marketing para dentista


O que é marketing odontológico?

O marketing odontológico, ou marketing para dentistas, é o conjunto de ações que visam ampliar sua participação no mercado, construindo sua autoridade no assunto e atraindo mais pacientes.

Estamos falando, portanto, de estratégias de marketing voltadas para o segmento de clínicas odontológicas. Elas devem ser aplicadas por todo e qualquer dentista, principalmente os que estão começando a entender.

Qual a importância do marketing para dentista?

Se você já parou para ler um pouco sobre o assunto, deve ter percebido que ter uma estratégia de marketing eficiente é fundamental para o sucesso da sua clínica. Afinal, ela deve ser gerenciada como uma verdadeira empresa.

Nós sabemos que, com uma agenda lotada, cursos a fazer e equipe para comandar, é difícil encontrar tempo para rever suas ações. Mas, isso precisa ser feito e o melhor momento é agora!

O mundo mudou e está cada vez mais digital. Então, o que te faz pensar que seus pacientes não estão evoluindo? Para obter bons resultados em 2022, você precisa se reinventar, investir em tendências e entrar de vez no marketing digital.

Obviamente, não é necessário abandonar ações offline, pois elas ainda são muito eficientes na área da saúde. O ideal é aproveitar esse início de ano para avaliar suas táticas e observar quais ainda funcionam e quais precisam ser aperfeiçoadas. 

Como fazer marketing para dentista e atrair mais pacientes em 2022?

A pandemia de Covid-19 afetou drasticamente todos os setores, negócios e profissões, inclusive a odontologia. Felizmente, os dentistas sempre tiveram uma preocupação extra com normas de higiene e saúde e conseguiram se adaptar a esse novo cenário com mais facilidade.

Com a chegada de 2022, é hora de pensar um pouco mais sobre o marketing para dentista como uma estratégia para atrair mais pacientes e aumentar seu faturamento.

Se você ainda não está atento às tendências do mercado, como o marketing digital, é hora de se modernizar. Confira algumas dicas que te trarão resultados expressivos!

Conheça o seu paciente e coloque-o em foco

Toda estratégia de marketing é produzida para atingir um público específico. É assim em qualquer segmento de negócio e não é diferente em uma clínica de odontologia.

Portanto, sua primeira missão é rastrear e conhecer em detalhes o seu público-alvo. Somente assim, você conseguirá escolher ações mais coerentes e efetivas. Veja alguns dados importantes:

  • renda mensal;
  • profissão;
  • região em que mora;
  • idade e sexo;
  • principais problemas odontológicos.

Entenda como funciona os três tipos de marketing

Para escolher onde e como investir, você precisa estudar um pouco mais sobre o marketing. Sendo assim, é importante conhecer os três modelos básicos:

  • publicidade — é mais cara e pode trazer resultados mais rápidos. Porém, por ser mais impessoal, nem sempre tem boas taxas de conversão;
  • marketing digital — é uma tendência, com custos mais baixos e alta taxa de retenção. Demora mais, mas permite desenvolver um relacionamento sólido com o público.
  • “marketing com significado” — é uma evolução do marketing “boca a boca”, que se baseia na indicação e recomendação de amigos e influenciadores. Apesar de mais lento, é muito eficiente.

Monte um orçamento para marketing

Um marketing eficiente e que converte exige investimentos. Por isso, você precisa definir quanto de dinheiro está disposto a gastar com isso.

É importante dizer que a contratação de especialistas para planejar e executar suas ações é a melhor alternativa. Eles sabem onde e como aplicar melhor seus recursos, gerando mais resultados.

Seja mais digital

Na Era Digital, não há como se destacar ignorando o mundo online. Por isso, ainda que você não acredite tanto nisso, saiba que seus clientes em potencial estão nas redes sociais e buscando informações no Google.

Sua tarefa é se tornar mais digital, mas de uma forma estratégica. Melhore o seu site, tornando-o mais responsivo para o mobile, invista nas redes sociais e, claro, comece a produzir conteúdos de qualidade. 

Esse é o caminho para construir sua autoridade na internet e transformar essa credibilidade em pacientes reais para a sua clínica. É um processo trabalhoso, mas muito vantajoso!

Trabalhe com métricas de desempenho

O marketing é uma verdadeira ciência movida a dados. Tudo o que é feito precisa estar muito bem fundamentado. Sendo assim, é importante escolher algumas métricas de desempenho para acompanhar sua evolução. Anote algumas dicas:

  • alcance e engajamento nas redes sociais;
  • visitantes do site;
  • taxa de conversão;
  • custo por lead (CPL);
  • ROI (Retorno sobre o Investimento).

Teste, monitore e mude o que for preciso

Por fim, a tríade para o sucesso das ações de marketing para dentista: teste, monitoramento e mudança. Muitos gestores erram aqui, o que prejudica todo o seu resultado.

Pular a fase de testes, não rastrear o resultado de suas estratégias ou não fazer os ajustes necessários são práticas que geram desperdício de tempo e dinheiro!

Como você saberá que algo está dando certo se você não monitora e analisa os dados e não pensa em como fazer ainda melhor? Sendo assim, aprenda a interpretar as métricas e transformá-las em oportunidades.

Conclusão

O que achou das dicas de marketing para dentista? Ao colocá-las em prática, você consegue ampliar seu alcance e melhorar seu relacionamento com os clientes.

O ano de 2022 mal começou e sua clínica tem diversas oportunidades pela frente. Por isso, se você quer conquistar resultados expressivos, atrair e fidelizar mais pacientes, comece a agir o quanto antes!