Mix de marketing

Mix de marketing, veja como utilizar o 4 Ps na sua empresa

Depois de identificar seu público-alvo e a concorrência, a próxima coisa na sua lista de tarefas deve ser desenvolver um mix de marketing.

Toda empresa precisa de seu próprio mix de marketing para atrair seus clientes, e é necessário de um bom planejamento estratégico para alcançar objetivos, e para que seja possível organizar esse processo de maneira acertada. 

Neste post, vamos discutir a definição do mix de marketing, sua importância, os elementos do mix de marketing e como desenvolver um mix de marketing eficaz para o seu produto ou serviço.

O que é um mix de marketing?

O mix de marketing é um conjunto de ações que uma empresa realiza para construir e comercializar seu produto ou serviço para seus clientes. Isso ajuda a garantir que ela seja capaz de oferecer aos clientes o produto certo, na hora certa, no lugar certo pelo preço certo.

Enquanto tradicionalmente o mix de marketing era executado através dos 4Ps do marketing, hoje em dia mais 3 ferramentas adicionais foram adicionadas ao mix, tornando-o os 7Ps do marketing.

As empresas usam, portanto, uma combinação desses elementos do mix de marketing para gerar a resposta que desejam de seu público.

Importância do mix de marketing

Existem vários benefícios do mix de marketing que o tornam importante para as empresas. São eles:

  • Ajuda a entender o que seu produto ou serviço pode oferecer aos seus clientes;
  • Ajuda a planejar uma oferta de produto bem-sucedida;
  • Ajuda no planejamento, desenvolvimento e execução de estratégias de marketing eficazes;
  • Ajuda as empresas a usar seus pontos fortes e evitar custos desnecessários;
  • Ajuda a ser proativo diante dos riscos;
  • Ajude a determinar se seu produto ou serviço é adequado para seus clientes;
  • Ajuda a identificar e entender os requisitos dos clientes;
  • Ajuda a saber quando e como promover seu produto ou serviço para seus clientes.

É importante dizer que, o desenvolvimento do mix de marketing correto para o seu produto ou serviço começa com a compreensão das peças principais, ou seja, os Ps do Marketing, já que eles criam a imagem para o seu negócio. Vamos falar sobre isso logo abaixo.

Os 4Ps do mix de marketing

Os 4Ps formam a base do que é sua empresa. Afinal, vender o produto certo, pelo preço certo, é como os negócios são feitos. Veja o que cada um representa:

Os 4Ps do mix de marketing

Produto: O que o cliente quer?

O produto ou serviço que um consumidor está comprando vai além do óbvio. Para realmente comercializar o produto corretamente, você precisa considerar quais necessidades estão sendo atendidas pelo consumidor. 

Se estamos falando de uma bebida, é simplesmente para saciar a sede? Ou o consumidor está procurando um benefício específico para a saúde? 

Existem muitas maneiras de olhar para o mesmo produto ou serviço. Coloque-se no lugar do seu consumidor para entender a melhor forma de comunicar os benefícios do seu produto.

Praça: Onde você vai vender?

Enquanto lugar é uma designação geográfica, para fins de marketing, também se refere à forma como o produto ou serviço é levado ao consumidor. 

Sua empresa entrega o produto diretamente ou está na prateleira de uma loja? Em caso afirmativo, ele chega à loja por meio de sua equipe de entrega ou você depende de um atacadista? 

Os canais que você usa para levar o produto ou serviço ao consumidor aumentam ou diminuem o custo final.

Preço: quanto você cobrará?

O preço do seu produto tem muito a ver com a forma como ele será vendido. Com um preço muito alto, você corre o risco de seu consumidor não ver nenhum valor. Já com preço muito baixo, você corre o risco dele perder a confiança em seu produto. 

O preço é uma variável flexível. Diferentes estratégias vão para encontrar o preço certo para o seu produto, além de simplesmente pegar o custo e adicionar uma porcentagem de lucro.

Promoção: como você vai anunciar?

A promoção tem tudo a ver com informar o seu cliente sobre o seu produto. Não confunda promoção com marketing. Promoção é apenas uma parte da equação de marketing. 

A promoção tem muitas facetas a considerar, como os formatos da mensagem: televisão, impresso ou online.

Acontece que, 3 ferramentas foram acrescentadas ao mix de marketing, tornando-o os 7 Os. Quer saber o porquê? Veja a seguir.

Mas afinal, quais são os 7 Ps do mix de marketing?

Os 7 Ps do mix de marketing são uma versão estendida e modificada dos 4 Ps do marketing. Este modelo é amplamente utilizado na indústria de serviços.

Pessoas

Isso se refere às pessoas, seus clientes e funcionários, que estão diretamente relacionadas ao produto ou serviço.

Embora você precise estudar seu mercado-alvo para entender se eles precisam do tipo de produto que você está oferecendo, você precisa contratar as pessoas certas, que sejam capazes de dar o melhor de si para construí-lo.

Processo

Sistemas e processos desempenham um papel importante na construção e entrega de um serviço de qualidade ao seu cliente.

Veja se o seu processo está livre de gargalos e bloqueadores, para reduzir as despesas desnecessárias associadas à execução do serviço.

Você pode usar mapas de processo para mapear as etapas do processo e analisá-las para identificar onde você precisa fazer melhorias.

Evidência física

A evidência física refere-se ao que os clientes veem ao consumir seu produto ou serviço. Isso pode incluir sua marca, embalagem, ambiente físico onde você está vendendo seu produto etc.

Assegure que todos os aspectos físicos associados ao seu produto ou serviço estejam de acordo com seus valores.

Como utilizar o mix de marketing no planejamento estratégico da empresa?

Como utilizar o mix de marketing no planejamento estratégico da empresa

Para utilizar o mix de marketing e todos os seus benefícios nos negócios e no planejamento estratégico da sua empresa, siga os seguintes passos: 

  • Defina seu objetivo e defina um orçamento: é para aumentar as vendas? Conquistar mais clientes? Depois determine quanto você está disposto a gastar para atingir seus objetivos;
  • Estude seu cliente-alvo: encontre diferentes segmentos em seu público-alvo e crie perfis de clientes separados para cada um;
  • Defina a proposta de venda: esclareça qual é sua proposta de venda exclusiva por meio de pesquisas com clientes, entrevistas, grupos de foco etc;
  • Entenda sua concorrência: esse conhecimento será especialmente útil quando você estiver criando sua estratégia de preços;
  • Aponte os recursos que pertencem somente ao seu produto: liste as qualidades únicas e o valor do seu produto;
  • Crie uma estratégia de preços: Usando a pesquisa de concorrentes que você fez, crie uma estratégia de preços. Se assegure de não ter superfaturado ou subestimado seu produto;
  • Escolha seus canais de distribuição e métodos promocionais: escolha os canais pelos quais você distribuirá seu produto com base no tipo de seu produto ou serviço e seu cliente-alvo.

Conclusão

Seu negócio não funciona no vácuo. Depende dos anseios e demandas dos consumidores. Por exemplo, uma empresa de limpeza deseja promover seu serviço a um preço alto antes de feriados importantes, quando a demanda é maior.

Da mesma forma, quando o momento ou local é diferente, a mesma empresa de limpeza pode ver um aumento de negócios oferecendo um incentivo de preço baixo.

Portanto, levando em consideração os elementos do mix de marketing, você saberá quando e como divulgar seus produtos e serviços.