Como começar a trabalhar como assistente administrativo?

Sem dúvida nenhuma várias profissões do passado não existem, assim como várias outras que ainda vão existir se tornarão indispensáveis.

Como começar a trabalhar como assistente administrativo

Mas algumas delas parecem ser realmente bastante resilientes ao tempo. Principalmente quando falamos de algo que dá um suporte para uma estrutura administrativa. Saber como garantir resultados financeiros em uma empresa é realmente crucial para um diretor.

Entretanto, quanto maior o cargo, maiores são as responsabilidades e muitas vezes as atribuições. Sendo que muitos nem ao menos conseguem parar nos finais de semana. Por isso, uma profissão que se mantém de pé até hoje é a de assistente administrativo.

Aquela pessoa que serve para ajudar nas tarefas mais maçantes e repetitivas. Que embora muitas vezes sejam simples, acabam dando uma certa dor de cabeça no longo prazo quando ignoradas.

De certa forma, o mercado está aquecido e este pode ser o momento ideal para você investir de maneira inteligente em um curso de assistente administrativo.

Sendo assim, trouxemos hoje um guia simples que realmente pode te ajudar nesta empreitada. Mostrando tudo sobre a profissão e o que é necessário fazer para se colocar com um bom resultado dentro do mercado de trabalho.

Vamos conferir?

O que é um assistente administrativo?

Primeiramente um assistente administrativo será alguém que presta apoio para os setores de administração da empresa. Grande parte das tarefas não irão exigir de você um conhecimento técnico.

Mesmo quando isto acontece é algo que você recebe um treinamento e supervisão por parte da empresa. Afinal de contas, eles vão querer que o resultado saia perfeito no final.

Como você estará se acostumando muito rapidamente às tarefas, é importante dizer que será fácil conseguir excelentes resultados porque grande parte das tarefas serão repetitivas.

O que faz um assistente administrativo?

São várias as funções que um assistente administrativo pode executar, e grande parte delas são específicas da função de cada setor em que o profissional for alocado.

Mas em geral, as ações são:

  • Trabalhar recebendo ou enviando documentos, cartas, correspondências em geral;
  • Controlar as despesas, receitas e parte financeira em nível mais baixo;
  • Trabalhar diretamente com a emissão de notas fiscais;
  • Criar relatórios;
  • Ajudar na parte de logística;
  • Organizar e atualizar arquivos e cadastros;
  • Trabalhos gerais de secretariado…

Como você pode ver, a gama de atuação é bastante ampla, e por isso acaba sendo uma profissão dinâmica, que não necessariamente terá uma rotina amplamente definida do começo ao fim da carreira.

Mas de certa forma são tarefas que vão ser fáceis de aprender e de executar. O que faz desta profissão uma excelente oportunidade para quem está começando uma carreira.

Qual a média salarial de um assistente administrativo?

Algo muito importante é levar em conta o salário de uma determinada profissão. Afinal de contas, ninguém quer realmente trabalhar de graça. Neste caso em especial, o profissional que atua como um assistente administrativo vai receber em média R$1800 mais benefícios.

Mas vale a pena lembrar que é possível ganhar mais em algumas empresas, assim como receber aumentos e plano de carreira. Tudo vai depender do seu empenho dentro da vaga e competência de uma maneira geral.

Lembrando que a sua capacitação na hora da contratação estará diretamente ligado à remuneração em várias empresas.

Onde um assistente administrativo pode atuar?

Em geral, qualquer empresa hoje em dia tem espaço para um assistente administrativo atuar. Pense nele como um profissional mais flexível do que uma secretária ou semelhante.

Desta forma, se você realmente quiser uma vaga, pode distribuir currículos para qualquer setor de trabalho, seja ele comercial, industrial ou mesmo de serviços.

Entretanto, é bom lembrar que com a tendência do mercado online, também temos a possibilidade de encontrar excelentes resultados trabalhando como freelancers. Assim, você terá uma facilidade maior de encontrar ainda mais clientes, muitas vezes simultaneamente.

E claro, isto também possibilita você a conseguir uma remuneração acima da média de mercado, e com uma maior flexibilidade de horário. Muitas vezes atuando algumas horas com alguns clientes e depois outras horas com outros clientes.

Como se tornar um assistente administrativo

Primeiramente é importante dizer que você não necessariamente terá que ter algum curso especializado. As contratações em geral exigem apenas uma graduação de ensino médio.

Mas é justo dizer que é possível se destacar numa seleção, assim como saber desempenhar melhor seu trabalho, caso você já tenha um curso profissionalizante livre na área.

Hoje é possível conseguir se tornar um assistente administrativo com apenas alguns meses ou semanas de estudo em cursos online grátis. Além disso, existem várias opções de especializações de nível técnico que entregam uma maior credibilidade para o seu currículo.

Mas nada é tão importante quanto uma certa experiência dentro da área.

E claro, existem aqueles que entram em cursos de nível superior, como por exemplo em uma formação de tecnólogo na área, ou até mesmo uma graduação completamente em administração de empresas.

Com essas habilidades será realmente possível levantar uma série de habilidades necessárias para que você tenha como alcançar melhores resultados como profissional.

E claro, sempre agregando mais ao seu conhecimento próprio e também ao que você pode fazer no futuro com a profissão. Nossa recomendação é começar com as titulações mais simples e iniciar trabalhando.

Caso goste, pode se aprofundar de maneiras mais enfática em outras formações. 

Conclusão

Como você pode ver, é relativamente simples iniciar a sua carreira de assistente administrativo com sucesso. Entretanto, é sempre importante que você procure pelo melhor curso de assistente administrativo disponível.

Grande parte dos resultados serão imediatamente proporcionais em relação ao quanto você realmente recebeu treinamento adequado para esta vaga. Mas também não podemos nos esquecer de que muitas das habilidades são recebidas durante a experiência de trabalho.

Então, é sempre possível iniciar devagar, mesmo que seja somente através de um estágio ou algum modelo mais simples de trabalho. E assim você terá total capacidade para conseguir criar um currículo e posição no mercado.

No mais é isso, esperamos ter te orientado sobre o assunto. Mas se ainda houver qualquer outra dúvida sobre como começar a trabalhar como assistente administrativo, basta chamar nos comentários.

Até a nossa próxima dica!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.