Tendências de marketing digital para negócios automotivos na web

Tendências de marketing digital para negócios automotivos na web

A internet já provou que oferece diversas vantagens para quem possui qualquer tipo de negócios, afinal de contas, através dela é possível realizar muitas vendas e conquistas diferentes objetivos. Mas e o mercado automotivo? Será que ele também segue e vai conseguir se manter na internet?

Algumas pessoas acreditam que o mercado automotivo na internet não consegue atingir muito resultados, pois os consumidores desse tipo de produto gostam de comprá-los pessoalmente para testá-los primeiro.

De fato, quem procura por esse tipo mercado realmente gosta de ter certeza do que está comprando, já que estamos falando de produtos que além de terem uma influência estética muito grande, também estão diretamente ligados a segurança do condutor.

Porém, os consumidores estão cada vez mais buscando por praticidade e encontrar a solução para essa necessidade através da internet. Lojas virtuais de acessórios automotivos, por exemplo, vem ganhando muito destaque na internet, sendo uma ótima opção de negócio.

Pessoas estão pesquisando veículos para compra em sites de anúncios e isso facilita muito a compra, já que elas podem verificar todas as opções disponíveis, entrar em contato com os anunciantes para tirar as dúvidas para somente depois marcar um encontro presencial.

Mas será que esse é realmente o futuro do mercado automotivo? Para descobrir as tendências para este mercado, confira o restante do post!

Principais tendências para o futuro do mercado automotivo

As tendências do mercado automotivo não fogem muito do que acontece em outros mercados. A tecnologia não pára de nos proporcionar novidades e a internet segue o mesmo avanço.

O varejo online, de fato, está passando por transformações. Empresas precisam ter sua presença online caso queiram conquistar mais vendas, e isso não é diferente na área automotiva.

·Uso de aplicativos: aplicativos como Uber e 99 Táxis já fazem muito sucesso nos dias atuais e a tendência é que novos aplicativos surjam no mercado. Além da facilidade de solicitação de carro por app, também é possível fazer a locação de automóveis em algumas opções já disponíveis. 

As concessionárias podem criar os seus próprios aplicativos para oferecer atendimento e até mesmo a venda de automóveis. Também podemos deixar de citar o WhatsApp, que se tornou uma ferramenta muito importante para um atendimento personalizado e de qualidade.

·Definição de compra através da internet: já é comum que consumidores realizem pesquisas relacionadas à área automotiva na internet e é nesse momento que as empresas precisam se destacar para conquistar o cliente. Se o seu site não aparece em uma pesquisa, logo o usuário encontrará o seu concorrente. 

O público pesquisa desde acessórios para carros até automóveis disponíveis para venda. É através dessas pesquisas que surgirá a decisão de compra.

·Compra de automóveis através da internet: depois de muitas pesquisas, o consumidor irá realizar a compra. Sim, consumidores já estão fechando a venda através da internet, seja por computadores ou celulares. 

A tendência é que as vendas por celulares cresçam muito nos próximos anos e o mercado já entendeu essa demanda. Por esse motivo, sites mobiles e aplicativos não param de surgir para oferecer e atender as necessidades dos consumidores.

·Redução de venda nos pontos físicos: isso não é algo que vai acontecer de uma hora para outra, mas é um fato que já está atingindo muitos comércios. 

Muitas marcas, principalmente de roupas e calçados, já estão aderindo a opções de compre no site e retire na loja, ou visite a loja e compre o produto pela internet com o auxílio dos vendedores. Essa é uma forma das empresas não perderem venda e oferecem a melhor experiência possível para os consumidores. 

Quando se diz respeito ao mercado automotivo, uma pesquisa recente fez um levantamento anual sobre as perspectivas da indústria automotiva de forma mundial. Abordando consumidores e executivos de grandes empresas automotivas, a pesquisa revelou que mais da metade dos executivos entrevistados (56%) acredita que a redução de venda em pontos físicos será de 30% a 50% até 2025. Já 80% dos outros entrevistados disseram que concordam que a venda de carros novos tende a acontece de forma online.

Como se preparar para o futuro do mercado automotivo

Se você se surpreendeu com as tendências do futuro do mercado automotivo e não sabe por onde começar, não precisa entrar em desespero. O primeiro passo é ter uma presença online.

Caso o seu negócio ainda não tenha um site ou loja virtual, não esteja presente nas redes sociais, não apareça nos resultados de busca do Google, então você precisa começar a investir em marketing digital.

Se você possui dúvidas, pesquise por profissionais especializados. Busque por agências de marketing digital para que te ajudem a criar as melhores opções para você e para o seu público.