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Copywriting X Marketing de Conteúdo

Essa é uma das dúvidas mais comuns: copywriting X marketing de conteúdo, é a mesma coisa?

Na verdade, não, mas se completam e podem ser utilizados juntos.

Enquanto marketing de conteúdo tem como estratégia a produção de um conteúdo de qualidade e coerente, com o objetivo de atrair um público específico, o copywriting tem a ver com a maneira de escrever, com a finalidade de levar o leitor à ação.

Embora apliquem estratégias diferentes, quando combinados, os resultados são muito melhores.

E é exatamente isso que vamos falar aqui: o que significa cada um desses conceitos, suas diferenças, como um pode ajudar o outro e muito mais!

Saiba um pouco mais sobre copywriting x marketing de conteúdo


Se você é novo no mundo digital, provavelmente se faz essa pergunta: copywriting X marketing de conteúdo, o que é isso?

Basicamente, a base de ambos é a criação de conteúdo, só que o copywriting é mais voltado na ação propriamente dita, e o marketing de conteúdo refere-se a um conteúdo de qualidade.

Vamos supor que você tenha um site e quer que seus visitantes comprem seus produtos ou contratem seus serviços, saiba que é através do conteúdo que vai estar lá que isso vai acontecer.

Entretanto, um conteúdo sem copywriting pode levar a perda de interesse do seu leitor, pois ele não é direcionado a nenhuma ação e o conteúdo não despertará sua atenção.

Por outro lado, copywriting sem um conteúdo de qualidade, é como se todos os textos e artigos não valessem de nada. Saiba que, para que o visitante do seu site seja levado à ação, seu conteúdo deve ser claro e coerente.

Mas para você entender um pouco melhor, veja quais as principais diferenças entre eles.

Quais as diferenças entre copywriting x marketing de conteúdo?


Ainda existe uma grande confusão entre esses dois conceitos, mas embora sendo diferentes, eles se baseiam na produção de textos. O que os diferencia são os objetivos e as técnicas utilizadas.

O copywriting faz uma análise detalhada das necessidades do seu público, com a finalidade de levá-lo à ação.

Já o marketing de conteúdo concentra-se mais na jornada de compra, pensando principalmente em atrair novos clientes.

E se você analisar bem, vai concluir que o copywriting é essencial para a estratégia do marketing de conteúdo e vice-versa.

Não adianta de nada você escrever excelentes artigos, super bem elaborados, se não desperta o interesse das pessoas certas para a sua página. Isso não apenas vai dificultar que mais pessoas conheçam a sua marca como também não vai conseguir convertê-las em clientes.

Agora, quando o copywriting é feito da maneira correta, vai aumentar a visibilidade da sua página, podendo ajudar a atrair o público certo e consequentemente, mais vendas.

Vamos pensar em outra situação: se o seu visitante é levado para uma página com conteúdo de má qualidade, até pode ser que você tenha muitos cliques, mas com certeza nenhuma conversão. Nesse caso, será preciso melhorar o seu conteúdo.

O que acontece com um conteúdo sem copywriting?


Agora que você já entendeu um pouco a diferença entre copywriting x marketing de conteúdo, o que acontece quando não são aplicadas técnicas de copywriting no seu conteúdo?

Tenha em mente que, por mais que você escreva ótimos artigos e até mesmo seus leitores se interessem, se não gerar tráfego para o seu site, possivelmente o problema está no copywriting.

Separamos aqui alguns erros mais comuns:

  • Títulos que não chamem a atenção e assim, o leitor não tem vontade de clicar;
  • Títulos, embora sejam atrativos, não mostram nenhum benefício para seu leitor;
  • Seu conteúdo não mostra as vantagens do seu produto e/ou serviço. Se você não propor algo útil e que resolva um problema, seus visitantes não voltarão;
  • Seu conteúdo não transmite confiança;
  • Ou você não inseriu um CTA (chamada para ação) na sua página e assim, seu visitante não tem ideia do que deve fazer.

Lembre-se sempre que, o copywriting se fundamenta na arte de convencer seu leitor a tomar uma decisão.

Por exemplo, ao utilizar as estratégias certas no seu site ou blog, quase que naturalmente seu leitor pode deixar seu e-mail, se inscrever na sua newsletter e compartilhar o que ele acabou de ver.

É uma coisa fácil de fazer? Não, precisa de uma certa prática e experiência. Você pode até reservar um tempo para avaliar o que não está funcionando e tentar mudar.

E é por isso que muitas empresas hoje buscam por agências de marketing digital para fazer esse tipo de trabalho, pois contam com especialistas tanto em copywriting como em marketing de conteúdo.

O copywriting faz parte da estratégia de marketing de conteúdo?


Sim, e está sendo cada vez mais usado para promover produtos ou serviços.

E onde entra o copywriting?

Hoje, já não é mais suficiente conhecer seu público- alvo, e sim entendê-lo mais profundamente, quais são seus principais interesses, necessidades e desejos. E isso o copwriter sabe fazer muito bem.

Isso porque ele sabe usar os gatilhos mentais que toquem nas emoções de quem realmente está interessado em seu produto e/ou serviço, e o conteúdo produzido será voltado especificamente para essas pessoas.

Na prática, o copywriting visa seduzir, convencer e vender, mas é preciso tomar muito cuidado no momento de fazer isso, para que um cliente em potencial não se sinta muito pressionado.

Por isso que a mensagem deve ser clara, objetiva e de fácil compreensão.

O que é uma copy?


Uma copy, também chamada de página de vendas, é uma das melhores ferramentas para divulgar a venda de produtos ou serviços em sites e blogs.

Geralmente, uma página de vendas conta com textos persuasivos, para que o seu leitor seja levado facilmente a tomar uma decisão.

Só para você ter uma ideia, considera-se uma boa copy aquela cuja taxa de conversão gira em torno de 2 a 4%.

É justamente por isso que uma página de vendas bem feita é essencial para a estratégia de marketing de conteúdo, caso contrário, pode colocar tudo a perder.

Como o copywriting pode ajudar o seu negócio?


Na verdade, copywriting x marketing de conteúdo andam lado a lado para o sucesso do seu negócio. Veja como:

  1. Clientes potenciais vão conhecer em detalhes o seu produto;
  2. O leitor saberá exatamente o que fazer;
  3. Aumento das taxas de conversão, o que significa mais vendas;
  4. O cliente sabe como agir em cada etapa da jornada de compra;
  5. Aumenta a visibilidade da sua marca.

Se todas as empresas soubessem como isso é importante, começariam a aplicar todas essas estratégias hoje mesmo.

Mas caso você esteja entrando hoje nesse mundo digital, a dica é contratar um profissional habilitado e experiente, por quê?

Porque ele sabe exatamente como aplicar as estratégias que realmente funcionam para produzir um texto que faça com que seu leitor seja seu cliente em potencial.
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