Por que aguardar a Black Friday para comprar

Por que aguardar a Black Friday para comprar?

Entenda por que esperar a Black Friday, um evento anual, para comprar produtos de preços elevados.

Muitos esperam a Black Friday para comprar itens que, durante o decorrer do ano, estão com preços elevados. Na procura pelos melhores descontos, a grande maioria dos consumidores passa a madrugada acordada para garimpar os menores valores.

Por outro lado, muitos não entendem que aguardar a Black Friday pode ser extremamente positivo. Dessa forma, acabam gastando dinheiro a mais em produtos que chegam até a 80% de desconto na sexta-feira mais badalada do comércio brasileiro.

Quer entender porque deve aguardar a Black Friday para comprar aqueles itens desejados? Basta conferir este artigo!

Conceito da Black Friday

A tradição da Black Friday teve início nos Estados Unidos, mais especificamente no estado da Filadélfia, lá nos anos 1990. A intenção inicial era colocar promoções estrondosas nas grandes lojas no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, que ocorre sempre na segunda quinta-feira do mês de novembro.

Além disso, a data antecede as compras natalinas, dando ainda mais motivos para aquecer o consumo nessa época do ano. Desde então, ela é altamente esperada pelos estadunidenses, que costumam acampar na frente das lojas para conseguir o melhor desconto.

No Brasil, a primeira Black Friday oficial ocorreu no dia 28 de novembro, sendo totalmente on-line. Na ocasião, mais de 50 lojas entraram em um acordo e todas estavam expostas no site oficial da Black Friday.

Ao final da sua primeira edição de extremo sucesso, a Black Friday ganhou data oficial no país. Ao contrário dos EUA, em solo nacional, ela ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro.

Para se ter uma ideia, em 2015, o evento bateu mais de R$1,2 bilhão em vendas, somente na internet. Em 2019, esse valor pulou para R$ 13,5 bilhões. Atualmente, varejistas físicos também aderem à Black Friday, baixando significamente o preço dos seus produtos.

Motivos para esperar a data

Chegamos ao ponto alto deste texto. Confira, abaixo, porque é fundamental aguardar a Black Friday para comprar.

Melhores descontos

Essa primeira dica parece óbvia, mas ela precisa ser ressaltada. A Black Friday apresenta promoções que não acontecem em períodos anteriores, principalmente quando falamos de produtos tecnológicos, em que os descontos podem chegar a 80%.

Então, que tal esperar um tempinho a mais para comprar aquela TV dos sonhos ou, até mesmo, um computador novo? O valor final a ser pago compensará toda a espera.

Maior competitividade 

Na corrida de oferecer os melhores preços, os comércios entram em uma verdadeira competição para atrair o cliente. Quem sai ganhando, claro, é o consumidor. Na tentativa de ter mais público, os estabelecimentos, inclusive, costumam oferecer melhores condições, como frete grátis ou possibilidade de parcelar em mais vezes.

Maior segurança

Quando falamos de Black Friday, muitos remetem ao termo “Black Fraude”. De fato, é preciso ter extremo cuidado na hora de realizar compras on-line, evitando o famigerado golpe.
Por outro lado, o Procon costuma trazer esforços durante a sexta e o final de semana que precede a Black Friday, tudo para que o consumidor não saia lesado ao realizar compras pela internet. Existem outros mecanismos de defesa que também são eficientes, como é o caso do Reclame Aqui.

Mais comodidade

É fato que as maiores ofertas da Black Friday no Brasil ocorre no varejo on-line. Por ser 100% virtual, nele, o cliente não precisa sair da sua casa em momento algum: todo o processo de compra e venda pode ocorrer no conforto do lar.

Essa dica também é válida para aquelas pessoas que desejam comprar certos produtos com mais privacidade. Nesses casos, é preciso apenas esperar os itens chegarem até a residência, dias após a efetuação do pedido.