6 ferramentas que você precisa conhecer antes de começar o seu negócio

Para quem quer iniciar um empreendimento com uma empresa, seja de pequeno ou médio porte, é preciso entender sobre as dificuldades de controlar todos os aspectos da gestão e pensar no crescimento do negócio. Por isso, existem ferramentas para facilitar a vida dos empreendedores, visando aumentar a produtividade, organização e lucro. 

Negócio

A utilização de ferramentas para gerir o empreendimento otimiza diversos aspectos da administração de determinado negócio, economizando tempo e esforço com o planejamento.

Além disso, essas ferramentas geram possibilidade de crescimento e expansão, se forem bem utilizadas.

Por isso, conheça algumas ferramentas que podem melhorar significativamente um empreendimento. 

Customer Relationship Management


O Custumer Relatioship Management, ou crm é um conjunto de estratégias, práticas e políticas que envolvem a gestão, análise e contato com o cliente.

Seu objetivo é fidelizar e satisfazer o lead, garantindo mais contratação de serviços e vendas, expansão da clientela e lucro.

Por meio de softwares, o CRM ajuda as empresas a entender melhor seus clientes, saber quem é o seu público-alvo, seu comportamento e dores, além de aumentar a produtividade e lucro.

Com uma previsão e antecipação das tendências e necessidades dos potenciais clientes, esse software pode apresentar melhores formas de alcançar os clientes.

O software de CRM cria um grande banco de dados com informações relevantes sobre as pessoas que entraram em contato com o negócio e que tem interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Com isso, o aproveitamento das vendas sobe significativamente.

Os softwares crm mais utilizados, de modo geral, apresentam algumas características em comum, como:

  • Facilidade de uso;
  • Controle e gerenciamento de processos;
  • Possibilidade de qualificar melhor os clientes;
  • Proximidade com o público;
  • Melhor direcionamento no funil de vendas;
  • Controle dos contatos realizados pelas equipes.

Enterprise Resource Planning


A Enterprise Resource Planning, ou ERP, é um sistema de gestão integrado que auxilia o gestor de uma empresa a melhorar os processos internos e integrar o trabalho de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.

Com a centralização das informações em uma única plataforma, o fluxo de dados corporativos se torna mais fluido e é compartilhado com mais facilidade.

Essa ferramenta também contribui para a gestão de pessoas, por meio de informações da produtividade de cada equipe. Assim, o ERP facilita o gerenciamento das informações de vários setores da empresa.

E-mail marketing


O E-mail marketing é uma das principais estratégias do Marketing Digital. Ele é um canal de comunicação que fala diretamente com o público da empresa, estreitando essa comunicação, nutrindo leads e gerando vendas.

Durante muito tempo, o e-mail marketing foi considerado o mesmo que spam, fazendo com que ele perdesse um pouco sua relevância, principalmente por ser identificada pelo próprio sistema como “lixo eletrônico”.

No entanto, por meio da tecnologia, surgiram estratégias para que os e-mails sejam usados de forma mais eficaz, direcionando o conteúdo certo para as pessoas certas. Inclusive, pessoas interessadas no serviço oferecido.

De modo geral, os e-mails são captados pela própria interação do público, que fornece seu contato para receber os materiais de qualidade daquela marca.

Segundo pesquisas do ramo do empreendedorismo, o número de usuários de e-mail marketing no mundo inteiro chegou a 2,9 bilhões em 2019, mais de um terço da população mundial.

Planejador de palavras-chave


Essa é uma ferramenta que ajuda com o planejamento de palavras-chave para serem abordadas na estratégia de marketing digital. 

Com a escolha certa de palavras-chave, a chance de obter sucesso nas estratégias de marketing digital cresce significativamente.

Mas, como encontrar as palavras-chave corretas? Para isso, é preciso entender o comportamento do consumidor, seus interesses, dores e pesquisas.

Existem, inclusive, ferramentas que podem contribuir com isso. Com essa ferramenta, será possível encontrar as palavras mais adequadas para o setor conforme técnicas como:

  • Lista de termos relevantes no ramo do empreendimento;
  • Pesquisas mensais;
  • Nível de concorrência;
  • Sugestões para anunciantes.

Hangouts


Em tempos de pandemia da Covid-19, essa plataforma aumentou ainda mais seu uso pelas empresas. Ela é uma ferramenta de comunicação simples para que haja videoconferências e reuniões.

Com essa ferramenta gratuita, será possível realizar videoconferência com os clientes, funcionários, entrevistar candidatos a vaga de emprego e realizar reuniões de grupo.

A ferramenta também pode ser usada para divulgação da marca, por meio de palestras e atividades programadas com o público, aumentando o alcance da marca e facilitando o contato/interação - sendo uma promessa mesmo após o isolamento.

Google Drive


O Google Drive é uma plataforma de armazenamento e sincronização de arquivos muito popular, a famosa nuvem. Com ela, é possível fazer upload de qualquer tipo de arquivo e converter em outros tipos de arquivos, como documentos, planilhas e apresentações.

Com essa plataforma, há uma forma mais produtiva e dinâmica de armazenamento, organização e distribuição de informações, reduzindo a dificuldade de armazenar arquivos e dados para o gerenciamento do negócio e contato com os clientes.

Essa plataforma também tem o benefício da segurança, já que toda informação colocada lá é criptografada e armazenada em um lugar seguro, podendo ser acessada de qualquer dispositivo, desde que haja a liberação de acesso.

Desse modo, é possível entender que desde os processos de atendimento, até a organização financeira e de processos - bem como o contato entre áreas e os clientes - são cruciais para o funcionamento do negócio e podem ser aprimorados/otimizados por meio de ferramentas corretas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Sales, desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.