Agenda

Agenda 2021: como utilizar e quais cuidados tomar

Início do ano é o momento ideal para traçar metas e organizar compromissos. Portanto, saiba como a agenda pode ajudar nisso e de que modo você deve conservá-la.

Agendas são itens essenciais para o dia a dia, seja no trabalho, na faculdade ou nos afazeres domésticos. Com elas, podemos organizar compromissos e ter um certo controle sobre quais tarefas já foram realizadas. Elas também são uma excelente forma de fazermos um balanço de nossas atividades ao final de cada ano.

Apesar de parecerem um elemento muito formal e sério na rotina, elas podem ser divertidas e terem propostas variadas, além de design mais criativo e descontraído. Há sempre aquelas mais minimalistas e conservadoras, mas também já existem opções coloridas de agenda pop, por exemplo.

Para aqueles que nunca utilizaram uma agenda, mas pretendem começar em 2021 ou para os que já estão habituados e querem potencializar o uso do objeto, elaboramos uma lista que pode ajudar tanto na organização quanto nos devidos cuidados para a conservação do item.

Escolha uma agenda que combine com você

Idealmente, você utilizará sua agenda todos os dias. Por isso, é essencial que você se identifique com aquela que escolher. Como dissemos, existem modelos gráficos para todos os gostos, desde os mais discretos até os mais chamativos.

Alguns exemplares também são elaborados para determinadas profissões ou estilos de vida. Por exemplo, existem agendas específicas para médicos e professores. Ao mesmo tempo, há opções que incentivam o contato com a natureza e a redução do tempo gasto nas redes sociais por meio de metas e dicas diárias.

Eleja um lugar para guardar a sua agenda

Não é porque você vai usar a sua agenda todos os dias que ela não merece ter um lugar específico. Então, eleja um espaço para guardar a sua agenda e faça o esforço de colocá-la ali sempre que não a estiver utilizando. Além de criar uma atmosfera ainda maior de organização, isso vai ajudar a conservá-la por mais tempo, chegando ao final do ano em boas condições.

Limpe a sua agenda

Por falar em conservação, a limpeza da agenda é algo que não pode ser negligenciado. Para isso, prefira o uso de panos secos e limpos, especialmente por considerar que a maior parte do material que a compõe é feito de algum tipo de papel, artigo vulnerável à sujeira e à umidade.

Anote tudo o que puder

De maneira geral, agendas tem um calendário expandido, em que você pode fazer anotações diárias de acordo com as respectivas datas. Esse espaço pode ser usado para compromissos e metas, desde reuniões e horários de remédios até o desejo de correr no parque no final do dia.

Além disso, boas agendas vem sempre com um espaço extra, geralmente, algumas folhas pautadas, dedicadas a anotações gerais, então, use isso ao seu favor. Por exemplo, esse pode ser um local para que você anote metas pessoais, como perder peso e meditar mais, enquanto a parte do calendário pode servir para as atividades relacionadas ao seu trabalho.

Seja realista

Termos metas e desafiarmos nossa zona de conforto é essencial para nosso crescimento pessoal e profissional. Assim, as agendas podem ser um ótimo instrumento para potencializar essa evolução. De toda forma, é essencial que sejamos realistas, especialmente quando se trata dos prazos que estipulamos para nós mesmos.

Anotar objetivos irreais, impossíveis de serem cumpridos a curto e médio prazo, pode ser mais frustrante que motivador. Por isso, muitas pessoas abandonam a prática da agenda antes do final do ano.

Organize-se na semana anterior

Começar a semana com suas metas e compromissos bem definidos vai te ajudar a realizar esses afazeres ao longo dos dias. Por esse motivo, uma ótima forma de utilizar a agenda é prepará-la para o período seguinte a cada semana.

É claro que o uso da agenda é diário, e invariavelmente você vai fazer anotações ao longo do dia. Mas ficará muito mais fácil se aqueles compromissos confirmados de antemão estiverem anotados com antecedência.