destinos para conhecer

5 destinos para conhecer em 2021

Conheça locais diferentes para viajar no Brasil.

O Brasil conta com uma infinidade de opções para viajar. Com belezas naturais estonteantes, há lugares que valem a pena conhecer tanto no litoral quanto no interior do país. São tantas possibilidades que fica difícil decidir qual local visitar primeiro.

Neste texto, conheça alguns dos destinos para viajar pelo Brasil que são diferentes dos tradicionais, permitindo que você explore o país de uma forma diversificada.

Serra da Capivara (PI)

Localizada no estado do Piauí, a Serra da Capivara é um Patrimônio Cultural da Humanidade. Ela abriga a maior concentração de sítios arqueológicos do continente americano, com 1.300 catalogados e 173 abertos à visitação. Esses lugares permitem que o visitante veja gravuras pré-históricas que revelam detalhes da vida de sociedades antigas.

Um dos principais pontos é o Boqueirão da Pedra Furada, com vestígios que datam a presença humana até 50 mil anos antes, incluindo a pintura de um veado com seu filhote. Já o Toca do Paraguaio foi o primeiro sítio catalogado, local em que foram encontrados esqueletos com datações de 7 mil e 8670 anos atrás.

Uma ida até lá também vale pelo fato da reserva preservar o bioma da caatinga. Uma visita ao Museu do Homem Americano e ao Museu da Natureza possibilita conhecer as descobertas arqueológicas da região, assim como da fauna e da flora local.

Guarda do Embaú (SC)

A paisagem paradisíaca de tirar o fôlego de Guarda do Embaú, em Santa Catarina, é um dos principais atrativos do lugar. A beleza exuberante atrai turistas do Brasil e de outros cantos do mundo, destacando-se pela tranquilidade, pelas belas praias e pelas ondas que são exploradas pelos surfistas.

Além de aproveitar a praia e o mar, o visitante pode ter uma vista panorâmica do lugar, realizando a trilha da Pedra do Urubu. Outra trilha recomendada é a travessia do Vale da Utopia, que conta com várias possibilidades para conhecer apropriadamente a região.

Cumuruxatiba (BA)

Este é um paraíso no extremo sul do litoral baiano, no qual você pode descansar da correria da sua rotina e ficar de pernas para o ar em um cenário perfeito. As belas praias de Cumuruxatiba são caracterizadas pela presença de coqueiros, falésias e riachos que desaguam no mar.

O lugar é um distrito do município de Prado, que fica próximo de Trancoso e Caraíva. Não conta com o mesmo glamour desses pontos turísticos, mas a simplicidade e a tranquilidade do local permitem que você aproveite o sol e o mar da melhor forma possível.

Chapada das Mesas (MA)

Para quem procura cachoeiras e águas cristalinas, uma visita até Chapada das Mesas, no estado do Maranhão, é fundamental. O belíssimo local permite que o visitante passeie de caiaque próximo à queda de águas, além de entrar em contato com a natureza, tudo isso marcado por uma paisagem deslumbrante.

Entre os passeios sugeridos, podemos citar uma visita ao Complexo da Pedra Caída. Lá, encontram-se algumas das principais atrações do lugar, como o Cânion do Santuário e as cachoeiras do Santuário, Capelão e Caverna.

Outro excelente passeio é visitar as cachoeiras de Prata e São Romão, com a possibilidade até de andar de caiaque por baixo da última. Agora, se você deseja ter uma vista deslumbrante, faça a trilha que leva ao Portal da Chapada. De lá, você tem uma ótima vista da região, que fica mais bela ao pôr do sol.

Vale dos Vinhedos (RS)

Para fechar a lista, temos uma recomendação para quem ama vinhos. O Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, apresenta vinícolas e construções charmosas, tornando-se o cenário perfeito para quem procura degustar um bom vinho e uma ótima gastronomia.

São várias cidades que você pode conhecer, como Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Garibaldi. Você pode saborear os vinhos de vinícolas como Casa Valduga, Pizzato, Aurora, Luigi e Miolo. Outro passeio indicado é visitar o Spa do Vinho, além do Café Colonial Filo e Giordani.