Vai reformar um apartamento novo

Vai reformar um apartamento novo? Saiba todas as informações

Entenda as etapas e o passo a passo envolvendo a reforma do seu imóvel. 

Quem compra um imóvel novo desfruta de uma moradia moderna, com as últimas atualizações do mercado. Porém, muitas pessoas querem deixar o lar ainda mais personalizado, aspirando ter um apartamento novo reformado, para que o interior dele realmente transmita quem o morador é. 

Se você tem dúvidas sobre como acontece o processo de reforma nesse caso, não se preocupe. Abaixo, entenda quais pontos exigem atenção para que você faça uma reforma tranquila, conhecendo todo o passo a passo sobre ela. 

Planejamento

O primeiro item da reforma é o planejamento. Ao lado de um profissional capacitado, é necessário que você estabeleça qual será o projeto do seu imóvel. Por isso, é de suma importância colocar tudo o que você pretende fazer no papel.

Com o auxílio de um arquiteto, a visualização da reforma é facilitada. Ele pode apresentar desenhos em 3D do resultado ao fim da reforma, para que você tenha uma ideia mais concreta de como ficará o seu apartamento. O profissional também é responsável por desenhar plantas técnicas, que incluirão cada um dos itens do projeto.

Outro ponto importante dessa etapa é a documentação referente às questões burocráticas. É necessário que você tenha a aprovação do condomínio, além de providenciar documentos da obra no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e recolhimento do Registro de Responsabilidade Técnica (RTT).

Normalmente, ao contratar o arquiteto para a reforma, ele e a equipe ficam responsáveis por conseguir a documentação legal necessária. Além dela, é de bom-tom que, antes de as obras serem iniciadas, você converse com vizinhos e trabalhadores do condomínio sobre a existência da reforma e como isso afetará a vida deles. 

Proteção

O último passo que deve ser dado antes do início das obras é proteger o apartamento. Como esse processo causa muita sujeira, é fundamental que você utilize jornais, papelão, plástico e outros materiais para proteger tanto o ambiente, quanto os móveis do seu apartamento. 

Demolição e entulho

Caso o projeto envolva a mudança do layout interno do apartamento, uma das etapas é a demolição das paredes. Isso causará a criação de entulho, que deve ser descartado de maneira adequada.

Nesse caso, alugue uma caçamba que leve o material descartado para aterros próprios. Não deixe o entulho em terrenos vazios ou calçadas, uma vez que essa ação é passível de multa. 

Reconstrução

Uma vez que o entulho foi retirado, chega a hora da reconstrução de novas paredes. Você irá determinar como será a vedação delas, utilizando materiais como tijolo ou drywall. A partir da complementação dessa etapa, é que se pode dar início aos projetos complementares. 

Instalação elétrica e hidráulica

Um ponto importante é a instalação dos novos sistemas elétricos e hidráulicos após a mudança de layout, caso seja necessário. No primeiro caso, será preciso contratar um eletricista, que irá puxar os novos pontos de tomada e iluminação do ambiente. Ele também vai instalar as novas passagens de circuitos e tubulações.

Já o encanador é o profissional que será responsável pela parte hidráulica, sobretudo, em reformas que envolvam a cozinha e os banheiros. Ele faz as mudanças de pontos de água para a instalação de torneiras, chuveiros, bacias sanitárias, cubas, entre outras peças. 

Instalação do forro

Feita a reforma da parte interna, inicia-se a etapa de acabamento da obra. O primeiro passo é instalar o forro que foi definido no projeto, responsável por esconder vigas, dutos elétricos e telhado. Ele também influencia o conforto térmico e acústico do imóvel, podendo ser de madeira, concreto, PVC, gesso, entre outros. 

Pintura e revestimento

A próxima etapa é a pintura das novas paredes, que deve começar antes da instalação dos revestimentos. Após o assentamento das peças, é recomendado usar uma segunda mão de tinta para finalizar esse passo, tomando cuidado para não sujar o piso e a mobília.

Depois, é necessário aplicar o revestimento, que pode ser de porcelanato, cerâmica ou vinílico. Preste atenção no nivelamento do piso, garantido que ele seja seguro e bonito. 

Luminárias

Por fim, o eletricista é acionado novamente para a instalação de lâmpadas, luminárias e spots. Ele também pode instalar tomadas e interruptores que irão finalizar a parte elétrica.