Como garantir um treino de ótima performance?

Alimentação, descanso e exercícios variados são alguns fatores que influenciam no rendimento. Entenda mais!

Como garantir um treino de ótima performance

Quem treina com frequência está sempre preocupado com a performance, independentemente da modalidade praticada. Afinal, o objetivo é continuar evoluindo, e manter uma rotina regrada é uma das principais maneiras de alcançar bons resultados.

Existem diversos fatores que influenciam a performance, e eles vão muito além do momento do treino. Tomar um bom pré-treino, seguir uma dieta balanceada e descansar são algumas atitudes fundamentais. A seguir, veja como garantir alta rentabilidade nos treinos.

Variedade nos exercícios


Depois de algumas semanas, os músculos percebem que estão recebendo os mesmos estímulos, e isso interfere nos resultados. Por isso, é importante contar com o acompanhamento de um profissional que será capaz de mudar os treinos com frequência e adaptá-los às suas necessidades.

Essa dica é válida para todos os tipos de atividades físicas: musculação, funcional, corrida, natação e muito mais. Afinal, o corpo vive em constante adaptação e precisamos tirá-lo da zona de conforto para continuar evoluindo.

Quando há uma mudança no treino, os novos exercícios estimulam os músculos e as fibras musculares, além de promover maior gasto energético. Esses fatores combinados favorecem o ganho de massa muscular, portanto, não se acomode.

Dieta equilibrada


Muitas pessoas focam apenas na intensidade dos treinos, mas para alcançar uma boa performance é necessário estar atento aos hábitos adotados antes e depois de praticar esportes.

A alimentação é um fator essencial nessa equação. É necessário estar atento aos alimentos que são consumidos, como eles são preparados e quais as quantidades que estão sendo ingeridas. O número de vezes que você se alimenta também pode influenciar nos resultados. Então, vale investir em um nutricionista para ajudar nessa parte.

Pré-treino e pós-treino


A alimentação pré-treino e pós-treino são extremamente importantes para os resultados, tanto para quem quer ganhar massa quanto para aqueles que buscam perder gordura. Desse modo, é possível fornecer mais energia ao organismo antes do treino e ingerir alimentos que promovem a recuperação muscular depois dele.

Os carboidratos complexos, de lenta absorção, são muito indicados no pré-treino. Eles fornecem a energia necessária para uma prática de alta intensidade. Batata doce, pães integrais e outros grãos são alguns exemplos.

É importante saber que o corpo funciona como uma esponja após o treino. Por isso, esse é o momento ideal para ingerir proteínas que contribuem para a recuperação muscular. Você pode escolher opções de origem animal ou vegetal, mas lembre-se de aliá-las aos carboidratos para que seja possível recuperar a energia liberada.

Hidratação


A água mantém o organismo em funcionamento, e é comum ouvir sobre a importância de estar sempre hidratado. Mas você sabia que cerca de 70% a 75% da musculatura é formada por água? Beber água durante e após os exercícios é essencial para aumentar a resistência muscular e recuperar a água que foi perdida durante o treino.

A água é essencial, mas pode ser substituída por outros líquidos de acordo com a situação. Os treinos de alta intensidade ou aqueles que são realizados ao ar livre em locais muito quentes podem causar maior desidratação, por exemplo. Nesses casos, vale tomar um isotônico para repor os minerais rapidamente.
 

Descanso


Durante os exercícios, as fibras musculares passam por um processo de estresse que causa pequenas rupturas. No período de descanso, os músculos conseguem se recuperar, crescer e tonificar.

Quando você priva o corpo desse processo e treina os mesmos grupos musculares seguidamente, pode acontecer o processo inverso. A massa magra passa a ser transformada em energia e vai embora. Portanto, o seu esforço está sendo em vão.

Então, lembre-se de variar os treinos, criando intervalos entre os grupos musculares que estão sendo trabalhados. Além disso, priorize as boas noites de sono para recuperar o organismo como um todo.