Como montar looks athleisure masculinos

Como montar looks athleisure masculinos

Confira sugestões para usar a tendência do momento.

Roupas que viabilizem o trânsito entre diversos ambientes são cada vez mais populares e a indústria da moda tem investido fortemente em oferecer opções para isso, chegando a criar novos estilos. E, por causa dessa tendência, hoje temos o athleisure. Nunca ouviu falar? Talvez você não conheça por este nome, mas se você já se deparou querendo o último lançamento de t-shirt tecnológica para seu exercício físico ou aquele tênis exclusivo lançado em parceria com um artista é porque certamente já conhece o estilo.

O termo athleisure é formado pela combinação de duas palavras do inglês: athletic (atleta) e leisure (lazer). Roupas de academia e para fazer exercícios físicos são sabidamente confortáveis, então, torná-las mais adequadas para outros ambientes e atividades foi uma boa escolha do mundo da moda.

Camiseta tecnológica

A camiseta tecnológica é uma das peças mais versáteis de uma moda que já nasceu com essa finalidade intrínseca. Pode ser utilizada tanto por baixo de camisas sociais ou como roupa normal. No mundo esportivo de alta performance, as camisetas dry fit são velhas conhecidas. A tecnologia, já existente nessas camisetas, avançou e foi replicada em outros tecidos, modelagens e estilos que não o estritamente focado nesse tipo de exercício.

Hoje, existem camisetas tecnológicas específicas para serem usadas como uma segunda pele (por baixo de camisas ou outras peças), chamadas de undershirt. Também existem camisetas básicas que podem ser usadas no dia-a-dia, perfeitas para um look casual ou formal. Ficam ótimas com blazer.

As principais características das camisetas tecnológicas são os benefícios dessa junção de novidades nos tecidos: bloqueia odores, evita que enrolem ao se movimentar, não ficam amarrotadas, bloqueiam manchas visíveis de suor e favorecem a evaporação em caso de suor intenso. Como se não fosse bastante, é uma peça básica que combina com tudo.

Tênis especiais

No guarda-roupa masculino, os calçados são um item capaz de transmitir muito da personalidade e estilo de vida de quem os usa. Com a febre dos sneakers na moda masculina (e feminina), alguns modelos de tênis viraram até item de colecionador.

Não é novidade que tênis são calçados confortáveis, mas que não eram socialmente aceitos em todos os lugares e ficavam restritos a eventos informais ou ambientes voltados para a prática de exercícios físicos. Porém, com a mudança em relação a códigos de vestimenta em ambientes de trabalho e a fortíssima tendência da moda que alçou tênis a objetos-desejo, seu uso, hoje, é amplamente aceito.

Além dos tênis para tipos de exercícios específicos (existem modelos ideais para exercícios aeróbicos, corridas e musculação) e para corrigir pisadas (pisada pronada ou supinada), existem tênis que são apenas acessórios complementares de estilo. Há quem diga que, na verdade, são itens definidores de estilo.

Tênis estilo meia estão em alta para ambos os gêneros e são extremamente elegantes, combinando com looks esportivos, básicos ou no limiar do formal. Existem tênis que são um fashion statement por excelência, como os de coleções exclusivas de artistas. Hoje em dia eles podem ir — e te levar — para qualquer lugar.

Jaquetas esportivas

Jaquetas esportivas costumavam ser consideradas absolutamente informais, exclusivas para o trânsito entre o local onde se fazia exercício físico e casa. Hoje em dia, com o estilo athleisure em evidência, elas também fazem parte da composição do estilo pessoal.

Para introduzir jaquetas corta-vento ou esportivas no seu estilo cotidiano, invista em peças feitas em colaboração com estilistas ou artistas visuais, geralmente lançadas em coleções específicas. Com estampas diferentes do básico esportivo, as jaquetas estilizadas podem compor um look para atividades bem distantes do universo da academia.