ótimas praias de nudismo para você curtir no Brasil

5 ótimas praias de nudismo para você curtir no Brasil

Quer ter a experiência de nudez na praia? Saiba os melhores lugares para uma prática segura.

O nudismo é uma prática cultural que surge com o naturismo, movimento que se baseia na ideia de retorno à natureza. O nudismo consiste na não utilização de roupas para a realização de atividades recreativas em ambientes sociais e coletivos, como praias.

No mundo, essa cultura se popularizou nos anos 50 e, no Brasil, ganhou força a partir dos anos 80, com a criação de praias destinadas a esse fim. Segundo a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), existem atualmente oito praias de nudismo oficiais no Brasil, espalhadas em cinco estados.

Ao viajar para o Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, você tem opções de praias nudistas para conhecer. Estas possuem normas que devem ser respeitadas por todos os visitantes. Conheça as principais praias de nudismo do Brasil e suas características:

1. Abricó, Rio de Janeiro (RJ)

Em pleno Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, existe uma praia de nudismo, a Praia de Abricó. São 850 metros de faixa de areia, montanha e mar. A praia é uma das mais bonitas e bem conservadas da capital. Com aspecto selvagem, não possui infraestrutura, apenas um restaurante próximo.

Ela fica a cerca de 30 km da Praia de Copacabana, e está localizada logo depois da Prainha, em Grumari. Em dias de semana, é possível ir à praia de roupa, sendo a nudez opcional, mas nos fins de semana e feriados a nudez é obrigatória. No estado do Rio de Janeiro há outra praia de nudismo, a Praia Olho de Boi, em Búzios, na Região dos Lagos.

2. Tambaba, Conde (PB)

Uma das mais famosas praias nudistas do Brasil, Tambaba fica localizada no município de Conde, litoral sul da Paraíba, a cerca de 30 km da capital João Pessoa. Ela foi a primeira praia brasileira a ter a prática regularizada, tendo sido criada uma lei municipal permitindo o nudismo no local.

Marcada por águas mornas e claras, formação de piscinas naturais e falésias ao redor, a praia é um verdadeiro paraíso. Ela ainda apresenta boa infraestrutura para os visitantes, com restaurantes e pousadas. Tambaba é dividida em duas partes: uma onde ficar despido é opcional e outra em que a nudez é obrigatória. Uma regra do local, comum a outras praias nudistas, é que homens desacompanhados não podem frequentar.

3. Massarandupió, Entre Rios (BA)

A praia de Massarandupió está localizada no município de Entre Rios, a uma distância de cerca de 120 km de Salvador, a capital baiana. Ela é um paraíso entre dunas e coqueirais, acessível por uma trilha de mais ou menos 20 minutos.

De águas calmas e cristalinas, possui mais de dois mil metros de praia para a prática do nudismo. Para ter acesso a essa área, não é permitido estar com roupas. Há também um rio para se banhar e estrutura para os visitantes, como quiosques que comercializam bebidas e comidas, além de um camping para se hospedar. Massarandupió possui em suas proximidades uma vila de pescadores com o mesmo nome. Vale a pena conhecer também o vilarejo, que é bastante aconchegante.

4. Barra Seca, Linhares (ES)

Com aspecto ainda selvagem, a Praia de Barra Seca, em Linhares, ao norte do Espírito Santo, está a 120 km da capital Vitória. A praia tem mais de dez mil metros de extensão, mas o trecho dedicado à prática nudista é de 200 metros. O acesso à praia é feito de barco, pois ela fica em uma ilha a 50 km da parte continental de Linhares. A Congregação Naturista do Espírito Santo disponibiliza o transporte.

A praia possui mar agitado e tem vegetação natural preservada. Em relação à estrutura para os visitantes, a praia possui pousadas, camping, quiosques, banheiros e duchas para banho. Nesta praia, homens desacompanhados não são proibidos, mas ficam em uma área separada de famílias e casais.

5. Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC)

Praia pioneira na prática nudista, a Praia do Pinho recebe naturalistas e curiosos desde os anos 80. Ela é localizada no município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, ficando a cerca de 85 km de Florianópolis, a capital.

A praia conta com uma excelente infraestrutura, talvez a melhor entre as praias nudistas do Brasil. Há bares, campings, pousadas e áreas de estacionamento. Assim como Tambaba, é dividida em duas partes: uma em que a nudez é obrigatória, e outra em que ela é opcional. Ela tem o mar muito limpo e com cor esverdeada, com ondas fortes, com formação de piscinas naturais entre as rochas.

Se você chega lá a pé, o acesso é gratuito, mas se for de carro, é preciso pagar uma taxa de R$ 20. Santa Catarina conta com outras duas praias apropriadas para o nudismo: a Praia de Pedras Altas, em Palhoça, e a Praia da Galheta, na capital Floripa.