Saiba quais potes e travessas de cozinha você deve ter

Como o smartphone viabilizou novos modelos de trabalho

Confira quais são os potes, travessas e utensílios indispensáveis para a sua cozinha.

Ter uma cozinha bem equipada faz toda a diferença na hora de preparar os alimentos. No entanto, isso não significa ter utensílios modernos e caros, mas sim ferramentas realmente úteis.

Para isso, uma boa dica é aproveitar os descontos da Black Friday, pois fôrmas, travessas e potes saem por ótimos preços e você consegue equipar a sua cozinha sem gastar muito. A fim de te ajudar a criar a sua lista de desejos, selecionamos alguns utensílios que não podem faltar no coração da sua casa. Confira!

Potes diversos

Imagine que você picou temperos e legumes e, por algum motivo, não quer colocá-los na panela. Ou você queira deixar tudo preparado para fazer uma receita. Nessas situações, os potes são fundamentais.

Em inox, plástico, alumínio ou vidro, os potes de cozinha são ferramentas importantes para o preparo e armazenamento dos alimentos, pois a maioria dos materiais pode ir à geladeira ou ao freezer.

A vantagem dos potes em inox é que eles não transferem odor para os alimentos, diferentemente daqueles fabricados em plástico. O vidro também é um excelente material, porém mais frágil. E, caso você tenha poucos armários para armazená-los, uma boa dica é comprar potes que se encaixem, pois assim você economiza espaço.

Travessas e fôrmas

Seja de vidro ou cerâmica, a maioria das travessas trabalha da seguinte maneira: do forno à mesa. No entanto, também é possível utilizá-las no micro-ondas. Enquanto isso, fôrmas com fundo falso são uma carta na manga para o preparo de bolos e tortas, por exemplo, pois é bem mais fácil desenformar e manter o resultado bem-acabado.

Por isso, a recomendação é ter ao menos uma fôrma de fundo falso, algumas retangulares e redondas de diferentes tamanhos, além de uma com furo no meio, para pudins.

Tábuas de corte

A tábua de corte é um dos itens indispensáveis para o preparo dos alimentos, servindo não somente para proteger sua pia e facilitar o corte, mas também para ajudar no transporte dos ingredientes à panela, por exemplo.

Vale ressaltar que a sua tábua deve ser sempre muito bem higienizada e, se possível, o ideal é reservar uma para peixes e carnes e outra para frutas, verduras e legumes, para evitar possíveis contaminações entre alimentos.

Copo medidor

Você pode ter apenas um copo medidor ou um conjunto com muitos deles. O que realmente importa é ter como medir os ingredientes quando for preparar suas receitas, sobretudo doces.

Ralador

O ralador é fundamental para ralar queijo, cenoura, beterraba, batata, gengibre e outros alimentos. Essa ferramenta pode ter muitas lâminas e tipos de cortes finais. A recomendação é investir em uma peça que não enferruje e que se adapte bem à sua mão.

Descanso de panela e luva

Na hora de retirar a travessa do forno ou colocar a panela na mesa, as luvas e os suportes são ótimos aliados, afinal, você não vai querer correr o risco de se queimar devido ao forte calor da panela que acabou de sair do fogo ou queimar a sua toalha de mesa, não é mesmo? Os suportes e as luvas são indispensáveis para evitar essas situações, além de ajudarem a dar um toque especial à decoração da sua cozinha.

Escorredor de macarrão

Além de ser usado para escorrer macarrão, o item também serve para tirar o excesso de água de saladas ou de legumes cozidos. Por isso, você pode comprá-lo sem medo, com a certeza de que usará sempre, visto que o macarrão é um prato bastante corriqueiro — especialmente para quem mora sozinho.