Endomarketing

Endomarketing: Veja 4 planos para alavancar o seu negócio

Você sabe como aplicar o Endomarketing na sua empresa? Este artigo explicará a importância da adoção dessa estratégia que vem sendo utilizada para otimizar a relação colaborador e corporação. Confira ainda 4 planos estratégicos para o seu negócio decolar de vez.

Os momentos de crise são os ideais para as mudanças de atitude. Apesar de isso parecer um jargão daqueles de para-choque de caminhão, no mundo dos negócios essa frase está em constante pauta e quem não se adapta, não sobrevive no mercado.

E o vilão da vez é a pandemia do novo coronavírus, que, no mundo inteiro, está desafiando as relações humanas com as restrições de distanciamento social, fazendo com que empresas adotem cada vez mais ações online para manter esse isolamento.

No Brasil, segundo o IBGE, 39,4% das companhias paralisadas em 2020 tiveram que encerrar as suas atividades. Esses dados apontam certamente para uma falta de adaptação das corporações ao que se chama em alto e bom som como o “novo normal”. E, sim, diante dessa crise histórica, é quase que impossível alguém escapar ileso.

Com os efeitos dessa crise sanitária, empresários tiveram que repensar as suas estratégias de modelo de negócio para tornarem as suas empresas mais competitivas e ainda atraentes para futuros colaboradores. Medidas como EVP e estratégias de Endomarketing foram adotadas ainda mais para otimizar o desempenho dos serviços prestados pelas corporações. Mas, o que é endomarketing e como aplicá-lo?

Para responder a essas questões e te ajudar a aplicar essa técnica, esse artigo destacará 4 formas de endomarketing eficientes para que o seu negócio obtenha sucesso, mesmo que em condições desfavoráveis.

Você entenderá a importância da ferramenta do endomarketing através de cases de sucesso que o ajudarão a motivar os seus colaboradores da melhor forma, criando uma relação de trabalho positiva para ambos.

A importância do endomarketing

O Endomarketing é uma estratégia que visa a otimização da imagem da empresa, aumentando a motivação dos seus colaboradores para reduzir os índices de rotatividade de funcionários, o famigerado turnover.

Assim, esse plano de marketing interno pretende manter o seu colaborador mais satisfeito no ambiente de trabalho para que, assim, consiga gerar resultados positivos tanto para ele quanto para o negócio em si.

Segundo a Rock Content, o endomarketing é um plano que envolve não somente o RH de uma empresa, mas também os setores de marketing dela, sendo assim “trabalho à quatro mãos”. “O endomarketing precisa motivar os colaboradores, fazendo com que eles realmente se sintam uma parte importante dentro da empresa”, aponta a matéria.

Além disso, essa estratégia tem grande importância para o dia-a-dia das corporações, pois nelas os resultados são cada vez mais perceptíveis, por exemplo:

  • A presença de um discurso mais alinhado: Trabalhar numa empresa é muito mais do que cumprir horários e funções, ou seja, apenas bater o ponto. Dessa maneira, as ações de endomarketing promovem um alinhamento maior de um funcionário com sua empresa. Afinal, se o seu colaborador não entende o espírito de uma organização, ele não conseguirá atrair clientes para seu negócio.
  • Um maior compromisso com a empresa: Quanto mais os funcionários têm as suas dores e necessidades atendidas pela empresa, mais participativos e motivados eles estarão no seu negócio. Segundo a Rock Content, “isso impacta na lealdade e compromisso que os funcionários desenvolvem com o lugar onde trabalham”.
  • Clima organizacional mais leve e, portanto, mais produtivo: O aumento da produtividade se torna notório com um clima organizacional mais leve para se trabalhar. Se um gestor se preocupa mais com a qualidade de trabalho do que com o seu colaborador, significa que este não está em primeiro lugar e isso pode ser um problema para sua produção, inclusive gerando crises internas que poderiam ser evitadas.
  • Funcionários como embaixadores da empresa: Se um colaborador tem as suas necessidades atendidas, consegue entender os valores da organização e vislumbra, cada vez mais, que ela lhe dê sucesso profissional, então melhor será o engajamento dele com a empresa e maior será a divulgação dela para outras pessoas, destacando positivamente a imagem dela.

4 planos de endomarketing para o seu negócio

Antes de conhecer os planos de Endomarketing, primeiro é preciso entender que essa estratégia, apesar de ser voltada para a parte interna da empresa, não é o mesmo que a comunicação interna.

Isso é o que mostra um artigo da Netshow, que estabelece que as ações da primeira implicam em ações que engajem e incentivem seus colaboradores, ao passo que a última tem a intenção meramente informativa, nada mais que isso.

Agora que já ficou estabelecida essa diferença, confira quatro planos de Endomarketing para otimizar o seu negócio.

1- Otimize a comunicação interna de sua empresa

Segundo a mesma matéria da Rock Content, é importante que na comunicação interna, um gestor consiga dizer e ouvir na mesma proporção, isto é, que o discurso promovido na empresa seja bilateral com o seu colaborador.

Além disso, é importante que a empresa ouça dos seus funcionários opiniões sobre o que precisa melhorar para alcançar as metas pretendidas e, a partir de então, o gestor fazer autocrítica sobre o próprio modelo de negócio e as suas cobranças.

Portanto, tornar a empresa um ambiente mais democrático é importante para o crescimento da motivação do trabalhador, já que ele vai se sentir como um participante ativo dos negócios da corporação.

2- Invista em treinamento para os colaboradores

Os treinamentos são importantes motivadores para que o seu colaborador não se desmotive e cresça junto com a empresa.

Quando um funcionário percebe que a companhia está preocupada com seu desenvolvimento profissional, maiores as possibilidades de ele permanecer nela, pois com esses cursos, ele vislumbrará oportunidades de crescimento na corporação e trará melhores resultados para o negócio.

3- Faça o seu colaborador se sentir mais integrado com o ambiente

Uma das maneiras de se fazer isso é elogiando o seu colaborador, porque ele entenderá que o ambiente em que ele trabalha é justo com quem se engaja e procura se desenvolver mais.

Outra forma de se investir nisso é a empresa promover que se façam eventos de happy hour entre os funcionários, promovam grupos de estudo entre estes, visando a um aprendizado maior coletivamente.

Um exemplo disso é a Fiat, que, segundo a publicação da Rock Content, promove uma aproximação da família dos colaboradores com a empresa, através de festas de aniversário, bodas de casamento, bailes de debutante e entre outros.

4- Destaque os funcionários exemplares

É satisfatório para o colaborador que se sinta recompensado após tanto trabalho árduo e intenso. Para isso, nada melhor do que os gestores demonstrarem publicamente os feitos e os resultados do funcionário da empresa.

Seja nas reuniões, seja nas placas de funcionário do mês, o colaborador se sentirá mais reconhecido e mais motivado ainda para trabalhar na empresa, fazendo com que ele busque ainda mais resultados positivos para o seu negócio.

Quem já pratica o endomarketing?

Durante a pandemia do Covid-19, Analisa de Medeiros Brum, diretora-presidente da agência de endomarketing HappyHouse, em entrevista ao jornal Zero Hora, disse que nunca havia sido tão requisitada por outros gestores. “Grandes empresas tiveram que intensificar a comunicação interna e nos assustamos com o aumento da procura pelos nossos serviços”

Ela destaca as dificuldades com as quais sua empresa tem lidado durante o período conturbado da pandemia. A matéria destaca que a empresária “tem realizado lives semanais para posicionar os colaboradores sobre a situação do negócio”, apesar de ela sentir queda na qualidade do serviço.

“O nosso público interno é formado por pessoas com idades entre 25 e 35 anos, que moram em apartamento pequeno e têm filhos pequenos que estão sem escola. Estando em casa, não têm um bom espaço para trabalhar. Seria miopia minha achar que eles estão trabalhando oito horas, como se dedicavam aqui dentro. Não estão porque não conseguem. É um problema sério para o nosso negócio”, afirma a empresária.

No site da HappyHouse, há inúmeros cases de empresas com as quais auxiliou e implantou o endomarketing junto a elas.

Um desses exemplos é o da Renner, que por adotar políticas mais sustentáveis, através do selo Re, engajou seus colaboradores a desfilarem como modelos, todos com roupas e trajes escolhidos por eles, como uma prática de incentivo à sustentabilidade do planeta.

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