Como gerenciar equipe grande na indústria: dicas essenciais

Cada vez mais, as empresas e indústrias sofrem com as concorrências, independente do setor de atuação. Com isso, um dos grandes desafios dos gestores das empresas é aumentar a produtividade de sua equipe para estar à frente da concorrência.

Isso porque quanto maior a produtividade dos funcionários, maior o seu rendimento. Isso é totalmente essencial para melhorar os resultados da empresa como um todo, e alguns quesitos que são afetados são:

-       Qualidade na produção

-       Recursos otimizados

-       Processos feitos de maneira mais rápida

-       Controle eficiente de estoque

-       Bom gerenciamento financeiro

-       Boa gestão de documentação

-       Manutenção dos equipamentos em dia.

 

Em todos os setores da empresa, é possível aumentar a produtividade da equipe. E, segundo estudos, cerca de 39% do tempo de trabalho é realmente produtivo durante o dia. O restante do tempo geralmente é gasto com atividades não produtivas.

Esses pontos são muito importantes para você que é empreendedor, vamos imaginar que você tenha uma empresa de Software erp, certas dicas são fundamentais, para não se perder no caminho. 

Com isso, trouxemos esse artigo com algumas dicas de como aumentar a produtividade da sua equipe e a melhor maneira de gerenciá-la em grandes indústrias. Empresas como a Braniva estão no mercado com  objetivo de auxiliar as empresas nesse processo. Confira a seguir:

 

Primeiros passos para gerenciar sua equipe da melhor maneira

Para que sua equipe seja bem gerenciada, é importante levar em consideração alguns passos, entre eles, a produtividade dela.

 

Os gestores podem investir em metodologias, ferramentas e ações tecnológicas para que medidas sejam tomadas com esse objetivo. Veja algumas dicas:

 

1 - Avalie o fluxo de trabalho

Os gestores precisam avaliar o fluxo do trabalho diário, isso envolve vários processos da empresa, desde a chegada de matéria prima como a entrega ao cliente.

Com isso, é importante fazer um mapeamento de todas as atividades e processos que envolvem o trabalho. Assim, as informações serão levantadas e os processos serão levantados, a fim de saber como funcionam e quais fatores podem se tornar mais otimizados.

 

2 - Atualize os processos

A atualização dos processos do trabalho influencia muito na produtividade da equipe e também está relacionada diretamente com o fluxo de trabalho.

A partir dessa análise, algumas medidas podem ser estabelecidas, bem como alguns planos de ação para que os processos ineficientes sejam otimizados e até mesmo eliminados para tornar as atividades mais produtivas.

Com essas adaptações e atualizações, algumas deficiências podem ser corrigidas pelos gestores, bem como os processos industriais podem ser aprimorados.

 

3 - Identifique os gargalos

Os gargalos das operações podem influenciar na gestão da equipe e em sua produtividade, impactando diretamente no rendimento dos funcionários.

Por isso, é importante identificar quais são os obstáculos que estão atrasando a produtividade ou interrompendo o fluxo de trabalho.

Com os gargalos em monitoramento, os gestores podem avaliar as questões que envolvem os custos envolvidos, como por exemplo, as atualizações dos profissionais e a troca de um equipamento, se necessário.

 

4 - Use a metodologia lean

Um dos métodos para aumentar a produtividade da equipe e melhorar sua gestão, é através do método lean manufacturing.

O objetivo desse método é melhorar continuamente, utilizando técnicas que envolvem a diminuição dos desperdícios e o melhor aproveitamento dos recursos da empresa.

Uma das otimizações que essa técnica traz é melhorar a produção, reduzir o tempo de espera e o excesso de estoque, além de monitorar a porcentagem de defeitos e as movimentações de pessoal desnecessárias.

5 - Invista na capacitação dos profissionais

A capacitação através de treinamentos dos colaboradores é um dos passos essenciais para melhorar o desempenho da equipe da empresa.

Dessa forma, é possível garantir que toda a equipe tenha um bom conhecimento sobre as etapas práticas do mercado. Além disso, é importante para que eles estejam atentos aos procedimentos adequados.

 

6 - Invista em novas tecnologias

Aumentar as inovações tecnológicas da empresa faz com que a produtividade e a boa gestão aumentem consequentemente.

Segundo estudos, quanto mais investimentos em tecnologias a empresa proporciona, maior é a produtividade. Isso tanto em pequenas quanto em grandes empresas.

Para melhorar a produtividade, é preciso buscar recursos para se destacar frente à concorrência, investindo dentro do seu segmento.

Busque sempre inovar, atualizar processos e investir em transformações digitais, para que a empresa sempre esteja dentro de uma boa gestão e sua produtividade seja coerente aos resultados que procura. Coloque essas dicas em prática.