Saiba combinar o jogo de cama com a decoração do quarto

Saiba combinar o jogo de cama com a decoração do quarto

Truques simples que vão deixar o ambiente mais acolhedor e muito bonito

A decoração do quarto segue os gostos de quem dorme ali. Pode incluir um papel de parede, móveis modernos ou retrô, adesivos e muitas outras coisas. O objetivo é criar um espaço aconchegante e acolhedor.

Hoje, o jogo de cama é visto como algo além de peças usadas para dormir, mas parte dos itens decorativos do cômodo. De noite, a ideia de dormir como um anjo, com muito conforto; e, de dia, olhar para o quarto e se sentir bem ao ver que tudo combina.

Então, por que não combinar a roupa de cama com o restante do décor do seu espaço? Confira dicas que vão te ajudar a cumprir esta tarefa com sucesso.

Aposte nos tons neutros

Na dúvida por onde começar? Aposte nos tons neutros. Branco, preto, cinza e até o marrom são escolhas garantidas, pois ornam com qualquer estilo de decoração. A ideia também é indicada para espaços mais carregados, por exemplo, com adesivos ou papel de parede com desenhos.

Assim, o jogo de cama neutro ajuda a quebrar um pouco o ambiente, deixando-o mais leve e até preparando-o para a hora de ir se deitar. Invista nisso também no edredom, além da roupa de cama.

Avalie as cores já existentes

Antes de ir às compras, observe quais cores predominam no seu quarto. São tons delicados ou mais fortes? Quando a decoração é mais leve e neutra, a roupa de cama pode ser colorida e até ter estampas.

Agora, se o restante do décor é chamativo e muito vívido, o melhor é não trazer mais um tom forte para o espaço. Vale seguir a dica anterior (das cores neutras) ou apostar nos tons pastel.

Com ou sem estampas

As estampas podem ser um ponto de foco e chamar a atenção para a cama. Antes de escolher entre os modelos lisos ou estampados, considere o papel de parede e a existência de adesivos pelo quarto, inclusive nos móveis.

Há poucos desenhos no espaço? Os lençóis estampados são muito bem-vindos e vão dar mais vida ao cômodo. Por outro lado, um quarto mais carregado com estampas deve ficar com os modelos lisos para proteger o colchão e os travesseiros.

Proporção 2 lisos para 1 estampado

Seguiu as orientações do tópico anterior e percebeu que as estampas caem bem no seu cantinho? Ainda assim, é preciso tomar cuidado para não exagerar, por isso, use a proporção 2 lisos para 1 estampado.

A ideia é bastante simples, por exemplo, invista nos lençóis lisos acompanhados de um edredom estampado e fronhas lisas. Pronto, há equilíbrio e a cama fica linda e aconchegante.

Limite o número de cores no quarto

Ao decorar seu quarto você não pretende criar um carnaval de cores, por isso, é preciso limitar um número máximo. E a regra também é válida nas variações de tons e pode ser aplicada até mesmo nos quartos das crianças.

O número de 3 ou 4 cores no cômodo é ideal e vai criar um ambiente acolhedor e leve, sem aquele exagero de informações. Afinal, o objetivo é descansar e muitas cores podem manter o cérebro estimulado, adiando a hora do sono.

Tenha mantas e almofadas

Quando a ideia é não ousar tanto e apostar em algo mais fácil de trocar, você pode dar preferência por mantas e almofadas. Estas serão coloridas ou estampadas, enquanto o jogo de cama permanece neutro.

Com isso, você consegue trazer mais cor e alegria ao ambiente, mas, se acontecer de enjoar, fica mais fácil trocar tudo. De qualquer forma, não exagere no número de almofadas, 3 a 4 já são suficientes para decorar a cama. Inclusive, vale ter 2 pequenas e 2 grandes.