O que é empréstimo consignado? Entenda

O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo pessoal oferecido por instituições financeiras, oferecidos a aposentados e pensionistas do INSS e Servidores Públicos – assim como a funcionários de empresas privadas com carteira assinada e trabalhadores públicos municipais, estaduais e militares – o valor será de acordo com o rendimento do cliente.

O que é empréstimo consignado

A principal característica é o desconto automático em folha (holerite) ou benefício do contratante. Devido à segurança dessa modalidade, é cobrado taxas de juros menores se comparado aos demais créditos, pela maior garantia que as instituições financeiras tem de não haver inadimplência.

Para Aposentados e Pensionistas do INSS, o empréstimo não se limita à Caixa Econômica Federal, podendo ser contratado na instituição que lhe convir. No entanto, o desconto, continua sendo na conta ou benefício em que o contratante recebe o salário.

Uma outra vantagem da contratação desse tipo de empréstimo, é a pouca exigência para fechar negócio. Essa modalidade de empréstimo também não prevê consultas ao SERASA ou SPC, tornando possível a contratação deste a pessoas que tem restrições no nome.

Porém independentemente de imprevistos, as parcelas continuaram a serem debitadas de sua folha de pagamento ou benefício. Portanto, caso o contratante seja demitido, o desconto continua e pode comprometer parte de sua rescisão trabalhista.

Essa linha de crédito é muito util em situações emergenciais como despesas hospitalares ou remédios, quitar dívidas de juros maiores que o consignado ou até mesmo investir no seu próprio negócio.

Agora que você entende um pouco sobre o Mundo do Consignado, continue lendo e descubra como esse tipo de crédito funciona e se é o ideal para seu caso nesse momento.

Como funciona o empréstimo consignado?


No empréstimo consignado as parcelas serão descontadas antes mesmo do salário ou benefício cair na conta do contratante. Portanto, as instituições financeiras tem garantia contra imprevistos e oferecem condições especiais nas parcelas, que podem ser de até 120 meses, contando também com uma das menores taxas de juros do mercado financeiro comparado aos demais créditos pessoais.

É necessário RG e CPF para fechar o acordo, bem como comprovante de residência e contracheque. Isso para que a Instituição Financeira posso fazer a análise de crédito para saber quanto você tem disponível.

O valor de cada parcela não pode ultrapassar 35% do salário do beneficiado, mas é importante ficar atento, pois cada banco possui uma taxa particular, ou seja, pesquise, leia e analise seu contrato com atenção e verifique se esta é a melhor alternativa para o seu caso.

No empréstimo consignado não há uma lei específica que delimite os juros. As taxas podem variar de 1,5% a 3,5% ao mês de um banco para outro. Outro detalhe importante é que 5% do empréstimo só poderá ser usufruído por meio do cartão de crédito consignado.

Comparar das taxas entre bancos é essencial na hora de contratar seu empréstimo.

Isenção da cobrança de taxa e serviços


Nesse tipo de crédito, não se cobra de taxas para a simulação do contrato, por isso não precisa efetuar nenhum depósito ou pagamento antes.

Concluindo, antes de fechar seu empréstimo faça um bom planejamento sobre sua vida financeira para isso no futuro não lhe sufocar.

Faça algumas simulações online para analisar as diferentes possibilidades existentes e escolher as melhores taxas e condições.

Com isso podendo obter uma boa oferta de crédito, sem prejudicar o seu orçamento.