Se você tem uma marca de roupas no atacado ou se dedica ao marketing de moda, tem uma tarefa difícil pela frente. Desenvolver uma estratégia de marketing para competir na indústria da moda em constante mudança pode ser um desafio.
As estratégias de marketing para lojas de roupas têm o mesmo objetivo que aquelas que são projetadas para qualquer outro tipo de produto. A ideia é vender seus produtos.
O marketing de moda compreende a aplicação de técnicas de marketing focadas no consumidor de moda e seu cliente potencial. O objetivo é criar um relacionamento com os produtos oferecidos pela marca de roupas.
Para isso você deve posicioná-los. E não estamos falando de aparecer nas primeiras posições do Google, mas de ser a primeira loja que seus potenciais clientes pensam. Como você consegue isso?
A imagem de marca como parte das estratégias de marketing
Você deve se tornar uma referência em seu setor, neste caso a moda. E para isso você pode e deve usar o marketing. A indústria da moda é composta por um grande conglomerado de concorrentes que oferecem produtos muito semelhantes.
Trabalhar a imagem da marca é o que diferencia uma da outra. Pense no que distingue os tênis Nike da Adidas. Não é o produto em si, muito parecido até no design, mas a percepção da marca.
Quem posiciona uma marca?
Lamentamos dizer que não importa quantas estratégias de marketing de marca de roupas no atacado você empregue, aqueles que posicionarão sua empresa serão seus clientes, não você. Portanto, seu trabalho é analisar o mercado e esses clientes.
Você deve conhecer seus gostos e suas necessidades. E você deve satisfazê-los. Se você tiver sucesso, serão eles que o tornarão visível. E assim você conseguirá novos clientes e, portanto, maior visibilidade.
As melhores estratégias de marketing para marcas de roupas são aquelas que trabalham com os desejos e objetivos dos clientes. Aquelas que oferecem o que o público exige e da forma que o público exige.
Estratégias de marketing para marcas de roupas que não falham: especialização
Você não pode ser referência em absolutamente tudo, então escolha a categoria que vai te representar: seu carro-chefe. Se você cria coleções inteiras, escolha uma peça de roupa que será a chave para sua promoção. E se não for possível se tornar líder de alguma categoria existente, crie uma nova.
Assim você apresentará seus produtos como algo diferente, inovador. Seus clientes não querem apenas mais uma camisa branca, eles estão procurando uma nova experiência de moda. Para fazer isso, você precisa transmitir uma mensagem muito específica para eles.
Canais para divulgar suas estratégias de marketing para marcas de roupas
A moda tem hoje figuras-chave: influenciadores, blogueiros e prescritores criam tendências de forma orgânica. Vale a pena cultivar seus relacionamentos com eles. Pense também que existem 5 chaves que ajudarão a desenhar a estratégia de marketing de moda que sua marca lança:
- Seu produto deve ser atraente, atual.
- Você precisa de um site igualmente atraente que cuide do SEO
- Seja ativo nas redes sociais.
- Tem a imprensa especializada. Se tiver que investir em publicidade em grandes mídias, faça-o.
- Lembre-se de blogueiros e influenciadores. Eles já têm uma base de clientes que você pode acessar.