trabalhar como freelancer

Trabalhar como freelancer: como começar?

Você já pensou em trabalhar de casa, com um computador e com horários flexíveis? Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, cerca de 25 milhões de brasileiros já trabalham por conta própria.

Se você faz parte da população brasileira que quer entrar para essa estatística, existe a opção de trabalhar como freelancer. Caso você escreva bem, mesmo que não entenda como escrever para internet e ganhar dinheiro com isso, existem dicas que você pode seguir para ser um redator freelancer.

Trabalhar como freelancer é uma opção para ter renda extra, ser seu próprio chefe, ter horários flexíveis e ainda trabalhar de casa ou em locais de sua preferência. Por isso, trabalhar como freelancer é muito vantajoso.

Atualmente, com o alto índice de desemprego do Brasil e a economia cada vez mais escassa, ser um redator freelancer é uma ótima oportunidade. No entanto, realizar essa migração profissional requer dedicação, paciência, persistência, conhecimento e prática.

Por isso, conheça algumas dicas para iniciar seu trabalho como redator freelancer.

1.  Escolha pelo menos dois tipos de textos para aprender

Embora muitos redatores não saibam disso no começo da carreira freelancer, há vários tipos de textos que um redator pode escrever, como:

  • Artigos otimizados com SEO;
  • Landing pages com copywriting;
  • Legendas e textos para artes de Instagram;
  • Anúncios para Google Ads e Instagram Ads;
  • Textos otimizados para sites;
  • Roteiros de vídeos para VSL ou mesmo Youtube;
  • Entre outros.

O ideal para trabalhar como freelancer é começar sua nova carreira profissional com dois tipos de textos. Não é recomendado aceitar trabalhos com qualquer tipo de texto.

Isso porque você pode treinar e criar conhecimento em escrever para tráfego pago (anúncios), por exemplo, e receber uma oferta para escrever roteiros. No entanto, você não terá experiência nem prática nesse tipo de texto.

Aceitar um trabalho textual em que você não tem previamente um conhecimento sobre como escrever só traz prejuízos, tanto para você quanto para o cliente. Você ficará com uma reputação ruim e o cliente não terá os resultados positivos esperados por seu serviço.

Uma dica também interessante é usar um gerador de sinônimos para ter ideias de escrever de maneira melhor, mais persuasiva e inclusive evitar plágio, principalmente quando você possivelmente já terá alguns trabalhos pontos e pode ser interessante reescrevê-los invés de ter que escrever tudo na mão novamente.

2.  Faça cursos nas áreas dos tipos de textos escolhidos

Não basta saber escrever bem para ser um redator freelancer de credibilidade, confiabilidade e que traz ótimos resultados. Há técnicas que devem ser aplicadas em cada tipo de texto.

Em artigos otimizados com SEO, por exemplo, você terá que escrever com técnicas de SEO, como lidar com palavras-chave. Ao escrever landing pages, você terá que aplicar copywriting. Isso vale para todos os tipos de textos para web.

Por isso, mesmo que você escreva bem, escolha um ou dois tipos de textos para se especializar. Depois, basta fazer um curso na área para ter conhecimento sobre como escrever.

Atualmente, existe uma oferta muito grande na internet de cursos gratuitos com uma carga horária baixa. Você pode escolher seus cursos de preferência e realizá-los conforme seus horários disponíveis.

3.  Faça uma poupança para a transição de carreira

Você pode estar desempregado e tentando trabalhar como freelancer ou mesmo empregado em uma empresa e iniciando uma nova jornada profissional. No caso de estar desempregado, esse passo será mais difícil de seguir.

No entanto, um redator freelancer tem sua renda mensal baseada em quantos textos foram produzidos. Essa rapidez em produzir textos com qualidade, técnicas bem aplicadas e pesquisas bem-feitas só pode ser atingida com experiência.

Isso significa que no início de sua jornada como redator freelancer você não ganhará bem. Isso é normal.

Portanto, o ideal é ter algum dinheiro guardado para bancar certas despesas por pelo menos 3 meses, até você finalizar os cursos, adquirir prática em escrever rapidamente e com qualidade, além de prospectar seus primeiros clientes.

Caso poupar dinheiro não seja possível, será necessário cortar alguns gastos. No entanto, não fique preocupado. Um redator freelancer pode ganhar muito bem ao ter experiência e conhecimento. Isso pode ser adquirido ao longo do tempo.

Dessa forma, sua renda mensal dependerá de quanto você produziu durante o período.

Portanto, tenha disciplina e foco para trabalhar 8 horas diárias. Isso é o suficiente para ganhar pelo menos R$2.500 no mínimo. Você pode aumentar sua renda conforme aumenta os preços de seus serviços e também ao produzir mais.