ESG

Empresas que aderem ao ESG passam a valer mais?

O conceito ESG que reúne as melhores práticas ambientais, sociais e de governança está crescendo cada vez mais no mercado. Principalmente de dois anos para cá.

Empresas que estão adotando esse modelo, estão vendo suas ações se valorizarem, uma vez que muitos investidores analisam isso antes de investir.

Ademais, essas organizações também estão contribuindo para um mundo mais ético, saudável e justo. E tudo isso está fazendo com que elas se destaquem no mercado.

O que significa ESG?

A sigla ESG nada mais é que a abreviação de Environment, Social & Governance que é a tradução das palavras Ambiental, Social e Governança.

Esse é um conceito que faz referências às boas práticas de empresas que estão se mostrando preocupadas com esses critérios.

Portanto, quando uma organização adere ao ESG ela mostra que está contribuindo para o meio ambiente, que considera a preocupação com as questões sociais e aplica parâmetros de governança ligados à transparência e equidade entre corporação e acionistas.

Em vista disso, esse tipo de empresa chamou a atenção de muitos investidores que não estão somente preocupados com o lucro, mas também sobre deixar um mundo melhor.

Além do mais, as companhias que adotam essas práticas ficam menos suscetíveis aos riscos externos como uma mudança regulatória, multas, sanções etc.

Por que uma empresa ESG é tão valorizada?

As empresas ESG estão se tornando muito valorizadas por conta da mudança no comportamento dos consumidores. Há uma tendência de que cada vez mais as pessoas optem por comprar produtos sustentáveis.

Como consequência essas organizações terão mais venda e lucro. Por isso, de olho no longo prazo, elas já estão entendendo que se não se adaptarem a essas novas mudanças, sofrerão graves consequências.

Fora isso, a crise e mudanças climáticas, aliada aos impactos do desmatamento também contribuem para que as companhias liguem o sinal de alerta.

Inclusive, muitos analistas, investidores, diretores e até Conselhos de Administração (CA) estão considerando investimentos sustentáveis como indutores de crescimento no futuro.

Como uma empresa pode se tornar ESG?

Para se tornar reconhecida como uma empresa ESG é necessário investir em algumas ações que estejam em consonância com esses três critérios.

Princípio ambiental

Em relação ao princípio ambiental, a organização deve encontrar alternativas sustentáveis que reduzam os impactos do seu processo produtivo no meio ambiente.

Além disso, também é preciso investir em iniciativas que diminuam o uso excessivo e predatório dos recursos naturais, reduzindo a emissão de poluentes e estabelecendo metas para que isso seja alcançado.

As próprias embalagens dos produtos precisam ser pensadas em como será o descarte, ou reuso, para que seja gerado um gerenciamento eficiente e correto do lixo.

De modo geral, é preciso pensar em todos os aspectos que o produto ou serviço oferecido geram de impacto para o meio ambiente e então promover ações para minimizá-los.

Princípio Social

A segunda vertente de uma empresa ESG é o princípio social. Isso quer dizer que não basta apenas os gestores terem um olhar só para o meio ambiente.

É preciso aprimorar o relacionamento com as pessoas e com a sociedade como um todo, aderir às leis trabalhistas, valorizar a saúde e segurança no trabalho e promover a diversidade e inclusão dentro do negócio.

Outro ponto que está ganhando muito destaque é em relação a humanização na experiência do consumidor em todas as suas fases.

Princípio da Governança

Por fim, é preciso também adotar políticas e práticas voltadas para o próprio controle da empresa. Afinal, o comportamento institucional em relação às políticas anticorrupção e lavagem de dinheiro são extremamente necessárias.

Em vista disso, é preciso criar um conselho de administração e de diretoria diverso, com pessoas dos mais variados setores da sociedade que contribuam com ideias e projetos mais inclusivos.

A política de remuneração dos diretores, bem como os valores, a postura moral e ética dos negócios é fundamental para assegurar um bom princípio de governança.

O mercado precisa entender o quanto a empresa valoriza a transparência, equidade e até mesmo a prestação de contas, bem como o não envolvimento dos diretores da organização com fraudes, denúncias e escândalos.

Quais os benefícios de se tornar uma empresa ESG?

Existem muitos benefícios de uma organização se tornar ESG. Mas dentre os principais deles podemos citar a redução de custos operacionais, bem como os ganhos de produtividade.

Fora isso, a organização se torna mais capaz de fidelizar os consumidores que estão em busca de produtos sustentáveis. Fora que os riscos socioambientais também são mitigados.

Outro ponto que merece muita atenção é em relação à possibilidade de emitir o green bonds que são títulos de dívidas destinados exclusivamente para projetos que tenham um impacto ambiental positivo.

Isso sem contar que a própria organização passa a ter acesso às linhas de crédito verde que são voltadas para financiamentos de projetos sustentáveis com taxas de juros menores e prazos bem mais atrativos.

Empresas ESG valem mais?

Ao se considerar apenas o valor presente não há como afirmar que uma empresa ESG vale mais do que outras organizações. Entretanto, no longo prazo há mais chances de ter mais retorno investindo em uma empresa ESG.

Afinal, o que determina o lucro de uma companhia são as vendas de produtos com uma margem maior. E ao investir em ações ESG a organização consegue minimizar os seus custos, resultando no aumento de margem.

Fora isso, os consumidores do futuro estarão cada vez mais antenados sobre a atuação da empresa em relação ao meio ambiente e em como ela trabalha os fatores de governança e questão social.

Eles darão prioridade para consumir de organizações mais comprometidas com a sustentabilidade, que promovam ações afirmativas e que tenham diretores éticos e uma política altamente transparente.

Como resultado, as companhias que investem em ações ESG vão vender mais com um custo menor e isso trará mais lucro para o negócio e consequentemente mais dividendos para os acionistas, elevando assim o valor das suas ações no mercado.

Por essa razão, muitos investidores já estão atentos a essa questão e procuram priorizar o investimento em ações de empresas que já estão incorporando as práticas ESG.