A competitividade entre as empresas, em vários mercados, está cada vez mais alta. Por isso, elas vêm desenvolvendo novas estratégias para atrair mais clientes. Logo, o programa de fidelidade tem se tornado uma nova alternativa para consumidores e empresas.
Com os avanços tecnológicos e de mercados, os programas já possuem diferentes funções, como descontos, sistema de cobrança online, acúmulo de pontos e outros. De modo geral, eles têm o objetivo de fidelizar os atuais clientes e conquistar novos.
Por isso, preparamos o texto a seguir para que você possa entender melhor sobre o que é e como funciona um programa de fidelidade. Além disso, vamos apresentar alguns tipos e suas principais vantagens.
O que é um programa de fidelidade?
O grande segredo das vendas é atrair e manter clientes. Por isso, o programa de fidelidade é um dos mecanismos utilizados por diversas empresas para alavancar vendas. Para isso, os vários tipos de programa costumam oferecer benefícios aos seus clientes.
Com isso, o consumidor tende a voltar a comprar novamente os produtos ou serviços. Para fidelizar os clientes e se destacar da concorrência, é preciso criar bons benefícios. Entre os mais encontrados está o acúmulo de pontos, créditos, descontos progressivos e outros.
Além disso, para atrair ainda mais clientes, cada vez mais as empresas têm desenvolvido programas de fidelidade parceiros a outras empresas. Portanto, o cliente tende a ter mais ofertas de descontos e meios para acumular pontos.
O programa de fidelidade é bastante comum em bancos, através de compras no cartão de crédito. Com isso, a cada compra o cliente pode acumular pontos ou receber cashback em sites e marcas parceiras.
O programa de fidelidade em companhias aéreas também é bastante comum. Através de cada viagem, a partir da distância percorrida, preços e tipos de assento o passageiro acumula milhas que podem ser trocadas ou abatidas em outras passagens.
Como funciona o programa de fidelidade?
Cada tipo de programa de fidelidade funciona de maneira diferente e é definido através da estratégia da marca. Por isso, é possível encontrar programas que oferecem descontos progressivos, pontuação, prêmios e outras recompensas.
De modo geral, todo programa de fidelidade parte de uma inscrição do cliente. Portanto, alguns podem ser gratuitos e oferecidos pelos próprios bancos, por exemplo, ou necessitarem de uma taxa de adesão ou anuidade.
Com isso, é muito importante analisar qual o tipo de programa de fidelidade melhor se encaixa com o seu perfil. Além disso, programas de pontos muitas das vezes podem ser trocados por milhas para viagens.
![Curiosidade do programa de fidelidade](https://www.agenciadivulgar.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Curiosidade-do-programa-de-fidelidade-1024x576.jpg)
Curiosidade do programa de fidelidade
Como você já viu, um bom programa de fidelidade é aquele que oferece boas e variadas recompensas para o cliente. Por isso, é importante escolher um que tenha bons parceiros e que sejam marcas que você costuma consumir.
Além disso, se você utilizar muito o cartão de crédito e acumular muitos pontos e não utilizar, você pode optar por vender ou transferir. Portanto, às vezes o programa de fidelidade pode ser muito útil para gerar uma renda extra.
No entanto, o grande ponto do programa de fidelidade é proporcionar melhores condições de compras para aqueles usuários mais ativos. Por isso, é importante manter uma constância de compra e usabilidade dos pontos ou milhas.
Tipos de programa de fidelidade
Agora que você já entende o que é e como funciona um programa de fidelidade é importante conhecer os modelos mais conhecidos. Um programa bastante utilizado por lojas é o modelo de recompensas.
Logo, os clientes são divididos em níveis, ou seja, quanto mais comprar mais alto será o seu nível. Consequentemente, você terá à sua disposição uma maior oferta de desconto, variedade de peças ou qualquer outro benefício desenvolvido pela marca.
Certamente o programa de cashback é um dos mais procurados pelos consumidores e que gera mais impacto de forma rápida para a loja. Ele consiste em repassar um valor da compra de volta ao cliente, para ser usado dentro da loja ou não.
O programa de fidelidade de pontos é muito utilizado pelas instituições financeiras através do cartão de crédito. A cada compra realizada o usuário acumula pontos que passam a funcionar como uma moeda.
Com isso, ele pode trocar esses pontos por vários produtos, desde os mais baratos até smartphones de última geração, tablets. Essa é uma boa maneira de fazer com que o cliente utilize apenas um cartão.
Já o programa de fidelidade por assinatura é quando um cliente paga mensalmente ou anualmente pelos serviços prestados. Com isso, ao realizar a assinatura o cliente tem acesso a descontos, promoções e produtos diferenciados.
Vantagens do programa de fidelidade
Os benefícios para as empresas que desenvolvem um bom programa de fidelidade são vários. Como dito anteriormente, o principal benefício é aumentar o número de clientes e manter eles por mais tempo.
No entanto, o programa também pode desenvolver um melhor relacionamento e identificação do cliente com a marca. Além disso, tende a manter uma constância de compras e uma boa média de vendas mensal.
Já para os consumidores e clientes, o programa de fidelidade é extremamente vantajoso para oferecer melhores preços para variados serviços e produtos. O que certamente aumenta o poder de compra e a satisfação.
De modo geral, o programa de fidelidade chegou para revolucionar as estratégias de marketing e vendas das empresas. A partir dele, os dois lados, marca e consumidor, saem ganhando.
![Vantagens do programa de fidelidade](https://www.agenciadivulgar.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Vantagens-do-programa-de-fidelidade-1024x576.jpg)
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é um programa de fidelidade. Com o objetivo de atrair novos clientes e manter os atuais tem como estratégia oferecer melhores condições de compras.
Por isso, ao participar dos vários tipos de programa de fidelidade você pode ter acesso a descontos, produtos exclusivos e dinheiro de volta. Logo, é um programa bastante atrativo para os clientes.
Com isso, agora que você já sabe tudo sobre programa de fidelidade é sua hora de escolher o seu. Então procure seu banco, suas lojas favoritas e participe de algum modelo de programa de fidelidade.