Proxmox

Proxmox: você sabe o que é?

A virtualização atende a uma necessidade cada vez mais forte das empresas que desejam transformar seu ambiente. Suas expectativas? Simplifique, otimize e racionalize a administração de seus recursos.

Adotar uma solução de virtualização consiste em virtualizar um sistema dentro de outro sistema físico, fazendo com que esses sistemas funcionem simultaneamente no mesmo equipamento.

A criação destas máquinas virtuais implica assim um menor investimento em servidores físicos, com poupanças em jogo para PME, autarquias, mas também grandes grupos.

O que uma solução de virtualização como o Proxmox traz?

O Proxmox é uma ferramenta de virtualização para sistemas que hospedam serviços como bancos de dados, aplicativos ou sites. Seus servidores, também chamados de hipervisores, são muito eficientes e, acima de tudo, muito tolerantes a falhas.

Essa tecnologia está sendo cada vez mais utilizada na atualidade e a tendência é de só aumentar, já que pode proporcionar muitos benefícios a todos os usuários desses sistemas e banco de dados.

Além disso, a principal vantagem da virtualização é a flexibilidade, especialmente porque o poder de computação de um sistema virtualizado pode ser movido. Por exemplo, quando um disco rígido em um sistema físico falha ou ocorre alguma outra anomalia de hardware. 

Os sistemas virtuais dentro deste sistema físico podem ser movidos para outro hipervisor de forma totalmente transparente. É então possível desligar a máquina com defeito para repará-la e ligá-la novamente, sem perder qualquer tipo de tempo, podendo proporcionar o melhor para seu estabelecimento  também para o cliente que está esperando a solução do serviço.

Não há, portanto, nenhuma ou muito pouca interrupção do serviço, o que permite realizar as operações desejadas no hipervisor, o servidor host, um grande benefício para que as operações das empresas não parem e seus clientes fiquem sempre satisfeitos e sempre voltem ao local.

Além de conseguir hospedar sistemas virtualizados, o Proxmox consegue hospedar sistemas em containers LXC. A diferença entre uma máquina virtual e um contêiner LXC está na camada de software necessária para uma VM, em um contêiner, ela está ausente, o hipervisor OS, serve como base para a execução de serviços conteinerizados.

Por que escolher uma solução de código aberto?

Soluções de código aberto como o Proxmox contribuem para a independência das empresas, como podemos observar estão sendo cada vez mais importantes e como já podemos imaginar essa tendência só tende a aumentar.

Ao configurar uma solução de editor proprietário, como o VMWare, você só poderá instalar em seu ambiente produtos da marca VMWare, para soluções de armazenamento, por exemplo, e ficará dependente do que o editor abrirá para uso de seus clientes (supervisão, API, etc.).

Além de ser gratuito, o Proxmox é tão eficiente quanto a concorrência paga e tão flexível quanto é open source, portanto muito acessível. De fato, uma comunidade muito ativa contribui para o seu desenvolvimento, proporcionando o melhor para todos que usam essa tecnologia.

Escolher o open source como solução alternativa é também uma garantia de fiabilidade, a de poder aceder aos códigos-fonte, perceber como funciona, garantir para não haver recuperação de informação.

Código aberto permite que você mantenha o controle sobre tudo o que está instalado. É ainda possível desenvolver internamente módulos específicos para melhorar os produtos e adequá-los o mais possível às necessidades do cliente.

Além da instalação da solução Proxmox, sua integração na infraestrutura do cliente, e treinamento do produto, é necessário fazer a manutenção das condições operacionais: manutenção, atualização, monitoramento e integração das novas funcionalidades desenvolvidas.

Do ponto de vista da segurança de TI, o Proxmox é tão confiável quanto outros produtos de virtualização disponíveis no mercado. Seus sistemas virtualizados são de fato perfeitamente isolados do sistema host.