Saiba o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho

Saiba o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho

O receio da influência crescente das tecnologias de inteligência artificial no mercado de trabalho é um tema que tem despertado preocupações entre os brasileiros. Mas muitos também estão empolgados com as oportunidades que vem surgindo a partir das IAs.

A verdade é que tem muito profissional com medo de um efeito colateral da introdução da inteligência artificial no mercado de trabalho. Se você é um deles, saiba que buscar informação é uma grande ajuda para controlar o desespero. Portanto, você está no lugar certo.

Aqui já vale adiantar uma coisa: assim como com qualquer nova tecnologia, quem vai se destacar no mercado de trabalho será quem se adaptar. Por exemplo, quem está usando as ferramentas de inteligência artificial para insights de clientes para empresas já pode se considerar um passo à frente.

Mas, sem mais delongas, é hora de ver mais sobre o real impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho.

O medo de ser substituído pela inteligência artificial

Segundo o Observatório Febraban, quase metade dos brasileiros (43%) está com medo de que os avanços na tecnologia de inteligência artificial tirem seus empregos. E olha só, tem um detalhe curioso: quais são os demográficos de quem mais tem esse receio?

Quando olhamos mais de perto, dá pra ver que os jovens adultos, principalmente os que têm entre 18 e 26 anos, são os mais preocupados (52%). Mas por que será?

Bom, esses jovens geralmente estão no mundo da tecnologia, conectados diariamente à internet, o que encaixa na chamada “geração Z”. Eles ficam com medo de que as máquinas e os robôs acabem tomando os lugares de trabalho deles, o que poderia deixar tudo ainda mais incerto.

Além disso, quem não tem ensino superior completo, também sente mais esse medo – quase metade deles (49%) vive com essa preocupação.

E tem mais: 48% daqueles que ganham até dois salários mínimos também estão nesse barco.

Impacto positivo da Inteligência Artificial no mercado de trabalho

A verdade é que o mundo do trabalho está passando por uma transformação que é empolgante e que pode gerar muitas oportunidades. Uma pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial mostrou que até 2025, cerca de 85 milhões de empregos podem ser abraçados pela IA.

Serão por volta de 97 milhões de vagas de emprego. Ou seja, essa pesquisa mostra que a IA vai ser boa para o mercado de trabalho, no geral.

E o mais bacana é que a IA também está criando diversos tipos novos de empregos. Imagina ser um engenheiro de IA, cientista de dados ou um mestre em criar chatbots?

Como não ficar pra trás no mercado de trabalho

O impacto da IA no mercado de trabalho vai ser positivo, mas não dá pra negar que vão ter mudanças em muitos empregos, principalmente aqueles que focam em ações que possam ser automatizadas.

Com o surgimento das Inteligências Artificiais (IAs) e a crescente automação de tarefas, é natural que as preocupações com a competitividade no mercado de trabalho aumentem.

No entanto, existem maneiras de se manter relevante e até mesmo prosperar nesse cenário em evolução. Aqui estão algumas dicas para não ficar para trás no mercado de trabalho com o surgimento das IAs:

1. Foque no aprendizado contínuo e desenvolva novas habilidades

  • Mantenha-se atualizado com as tendências da sua área e as tecnologias emergentes. Dedique tempo ao aprendizado contínuo e ao desenvolvimento de habilidades relevantes para o seu campo de atuação.
  • Isso pode incluir habilidades técnicas, como programação e análise de dados, bem como habilidades interpessoais, como comunicação eficaz e resolução de problemas.

2. Aprimore habilidades humanas valorizadas

  • Concentre-se em desenvolver habilidades que são exclusivamente humanas e que as IAs ainda não podem replicar de maneira eficaz, como empatia, criatividade, pensamento crítico e tomada de decisões éticas.
  • Todas essas habilidades são difíceis de automatizar e permanecerão essenciais em muitas áreas profissionais.

3. Desenvolva uma relação de cooperação com as IAs

  • Em vez de ver as IAs como concorrentes, aprenda a colaborar com elas. Muitos trabalhos envolvem tarefas repetitivas e processamento de dados, e ambos podem ser automatizados.
  • Ao aprender a usar as IAs como ferramentas para melhorar a eficiência e a precisão do seu trabalho, você pode se tornar mais produtivo e valioso. Assim, ganha tempo para focar em tarefas que realmente precisam de você e do seu input humano.

4. Foque em resolver problemas

  • Concentre-se em sua capacidade de resolver problemas complexos e enfrentar desafios. As IAs podem ajudar a coletar e processar informações, mas a interpretação dos dados e a formulação de soluções ainda requerem habilidades humanas.

5. Assuma um posicionamento flexível e adaptativo

  • Esteja disposto a se adaptar a novas funções e responsabilidades à medida que as IAs transformam diferentes setores. Esteja aberto a mudanças e tenha prontidão para aprender novas competências à medida que as demandas do mercado evoluem.

6. Empreenda neste novo cenário

  • Considere a possibilidade de desenvolver suas próprias ideias e projetos. O empreendedorismo e a inovação podem levar a oportunidades únicas e ajudá-lo a se destacar em um mercado em constante mudança.

7. Preze por networking e relacionamentos profissionais

  • Desenvolva e mantenha a sua rede de contatos profissionais. Ter conexões sólidas pode te aproximar de oportunidades, colaborações e insights valiosos sobre as tendências do setor.

8. Informe-se sobre ética e privacidade

  • Conforme as IAs se tornam mais presentes em nossas vidas, a compreensão da ética e da privacidade em relação a essas tecnologias se torna crucial. Ter conhecimentos nessa área pode abrir portas em funções de supervisão, regulamentação e conformidade.

Vale lembrar que as IAs são ferramentas poderosas que podem complementar as habilidades humanas.

Ao adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo e se concentrar em áreas onde as IAs ainda não podem substituir os seres humanos, você estará melhor preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem com a evolução tecnológica.

Por isso, se adapte e seja um efeito colateral positivo do impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho. O mundo já mudou muitas vezes. É a lei da sobrevivência; já dizia Darwin que a adaptação é a característica que favorece a sobrevivência dos seres vivos — com a IA não vai ser diferente.