Valor do dólar impacta preço de criptomoedas

Valor do dólar impacta preço de criptomoedas? Entenda

Há anos como a moeda fiduciária mais forte do mundo, o dólar tem poder de influenciar o valor dos mais diversos tipos de ativos, incluído as criptomoedas

Em 2009, o mundo testemunhou o surgimento da primeira criptomoeda, o Bitcoin. A premissa desse novo ativo era ser uma forma de dinheiro descentralizado, imune à interferência de empresas e governos, oferecendo uma alternativa às moedas fiduciárias tradicionais. 

O Bitcoin desempenhou tão bem seu papel que, de algo incerto, tornou-se um dos investimentos mais buscados atualmente, dada a sua notável valorização desde então. O sucesso foi tanto que atualmente existem diversas opções de criptomoedas, embora o Bitcoin continue sendo a mais forte e valorizada entre elas.

Embora a premissa das criptomoedas seja a de serem uma forma de dinheiro e de executar transações de forma descentralizada, mitigando as interferências internas, elas estão sujeitas às dinâmicas da economia mundial, de uma forma geral.

Você já parou para pensar em como o dólar pode afetar a cotação das criptomoedas?

O preço dos criptoativos pode ser afetado por diversos fatores, como a lei da oferta e demanda, o momento do mercado e da economia mundial em geral, os eventos de halving – no caso dos bitcoins –, e até pela variação do dólar.

A flutuação do dólar pode interferir no preço de diversos tipos de ativos, tanto pela influência que exerce sobre a economia da maioria dos países do mundo, como também pelo fato de ser utilizado para determinar o preço desses ativos, isso acontece pois o dólar é a moeda fiduciária mais utilizada no mundo com referência para cotação.

Por exemplo, o bitcoin tem a sua cotação em dólar, se a moeda norte-americana estiver muito valorizada em relação ao real, o brasileiro acabará pagando mais caro (em real) para ter o ativo.

Relação do dólar com as criptomoedas

Os Estados Unidos exercem influência significativa na economia mundial há anos, devido à sua economia forte e sólida. Grande parte das commodities, como ouro, prata e petróleo, são negociadas em dólar. Além disso, o dólar é amplamente utilizado como reserva de valor pelos países, evidenciado pelo seu poder de compra no mercado global.

Esse cenário levou a moeda a ocupar um lugar de destaque no mundo ao longo dos anos, sendo essencialmente o ponto de referência para a precificação de uma ampla variedade de produtos, incluindo as criptomoedas. Como mencionado anteriormente, os criptoativos, de maneira geral, também usam o dólar como base para cotação. Nesse sentido, é crucial que os investidores do mercado de criptomoedas acompanhem os movimentos do dólar e da economia americana de forma geral.

Opção de criptomoedas ao dólar

Uma forma eficaz de manter um valor estável em relação ao dólar são as Stablecoins. Essas criptomoedas são projetadas para manter seu valor atrelado a moedas fiduciárias tradicionais, como o dólar, por exemplo. Elas desempenham um papel crucial no mundo das criptomoedas, proporcionando uma estabilidade que frequentemente falta às moedas tradicionais. As stablecoins mais conhecidas atreladas ao dólar são a Tether (USDT) e a USD Coin (USDC).

O investimento em stablecoins, assim como em outras criptomoedas, é realizado através de corretoras de criptomoedas.