Em quanto tempo devemos trocar os itens básicos de higiene em casa

Em quanto tempo devemos trocar os itens básicos de higiene em casa?

Conheça o intervalo ideal para trocar itens higiênicos do seu dia a dia por novos modelos

Cuidar da casa não é apenas limpá-la regularmente e se certificar de que não há nada quebrado nela. Para manter os ambientes, de fato, limpos e saudáveis, é preciso ficar atento aos itens básicos de higiene, tanto de uso pessoal quanto aqueles utilizados para limpar a casa.

Esses artigos, que incluem escova de dente, toalha de banho e de rosto e esponja da cozinha, entre outros, devem ser trocados regularmente. Apesar de muitos saberem dessa importância, nem todos conhecem qual é o intervalo certo para fazer a troca deles. Neste texto, tire suas dúvidas sobre os itens mais comuns de higiene.

Escovas de dente

Uma vida com saúde e qualidade de vida deve incluir a higienização correta de boca, dentes e língua. E para exercer essa função, o item mais importante é a escova de dentes, que não pode ser usada indefinidamente. De modo geral, os dentistas recomendam trocar a escova a cada três meses, ou até mesmo antes, se as cerdas estiverem quebradas.

Escova sanitária

Por falar em escova, a escova sanitária também precisa ser trocada regularmente. Ela fica exposta à umidade do banheiro e à sujeira excessiva, o que colabora para o acúmulo de bactérias, o que pode colocar em risco a saúde dos moradores. Com isso, o ideal é realizar a troca do refil pelo menos três vezes ao ano.

Toalhas de banho e rosto

Novamente, a umidade pode ser um problema que, muitas vezes, as pessoas nem se dão conta. No caso das toalhas de banho e rosto, ela colabora para a proliferação de fungos e bactérias. Assim, o recomendado é que, após o uso diário desses itens, elas sejam estendidas para que sequem rápido.

Outra recomendação é que elas sejam lavadas ao menos uma vez na semana, sendo esse o momento ideal para trocar os jogos de toalha nos banheiros e dos moradores da casa. Se bem conservadas, elas podem durar até 10 anos. Porém, podem ser trocadas por jogos novos a cada três anos em média, ou se as toalhas coloridas começarem a desbotar — no caso das brancas, se elas começarem a ficar amareladas.

Tapete de banheiro

Por fim, outro item do banheiro que merece atenção e demanda substituições regulares é o tapete que fica na porta do box do chuveiro. Como ele fica constantemente exposto à umidade, um dos cuidados que ele exige é retirá-lo do cômodo semanalmente para lavá-lo. Para quem mora sozinho, essa frequência pode ser menor, mas a higienização não deve ser negligenciada.

Por isso, a melhor dica é ter ao menos dois jogos para substituir um enquanto o outro estiver lavando. Agora, a hora de aposentá-lo em definitivo será quando eles não saírem mais limpos da lavadora ou começarem a desmanchar, sendo este o momento para comprar um novo.

Esponjas de cozinha

Já na cozinha, um item que precisa ser trocado com regularidade são as esponjas utilizadas para lavar a louça, panelas e pia. Essas esponjas são um terreno fértil para a proliferação de bactérias, por isso, trocá-las com a devida frequência é uma forma de proteger sua saúde.

Geralmente, o recomendado é que elas sejam trocadas semanalmente. Ao longo da semana, uma boa dica é desinfetá-las, algo que pode ser feito colocando-as na máquina de lavar-louça ou no micro-ondas. Entretanto, essa atitude não significa que a vida útil delas é prolongada.

Material de limpeza

Para que a limpeza da residência continue sendo eficiente, também é importante analisar o estado das ferramentas de limpeza mais utilizadas. Vassouras, rodos, esfregões devem ser analisados constantemente e, sempre que começarem a demonstrar sinais de desgaste, o ideal é trocá-los por novos.

Travesseiros

Finalmente, os travesseiros não são itens de higiene, mas cuidar da sua devida higienização também é indispensável. Com o passar do tempo, eles acumulam ácaros e poeira e vão perdendo a forma, o que pode causar tanto desconforto como até mesmo alergia. Desse modo, além de colocá-los para tomar sol e lavar a fronha e a capa deles regularmente, o ideal é que eles sejam trocados a cada um ou dois anos, em média.