Vendas de carros elétricos e híbridos devem crescer 61% no Brasil

Vendas de carros elétricos e híbridos devem crescer 61% no Brasil em 2024, estima Anfavea

Vendas de carros elétricos e híbridos estão previstas para crescer significativamente em 2024, impulsionadas por avanços tecnológicos e incentivos governamentais

Com o crescente interesse por soluções sustentáveis e a preocupação com a preservação do meio ambiente, os carros elétricos e híbridos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado automobilístico. No Brasil, essa tendência não é diferente. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas desses veículos devem apresentar um crescimento de 61% em 2024 – em comparação com 2023, que encerrou o ano com o emplacamento de 88.800 unidades de veículos eletrificados.

A estimativa da Anfavea reflete a expectativa de um aumento na demanda por carros elétricos e híbridos, impulsionada por diversos fatores. Entre eles, destacam-se os avanços tecnológicos que têm permitido a produção de veículos com maior autonomia e desempenho, além de uma maior infraestrutura de recarga, que tem se expandido pelo país.

Além disso, os incentivos governamentais também têm desempenhado um papel fundamental nesse crescimento. O governo brasileiro tem implementado políticas de incentivo à produção e compra de veículos elétricos e híbridos, como a redução de impostos e taxas, como o licenciamento 2024, facilitação no financiamento e a criação de programas de incentivo à mobilidade sustentável.

A preocupação com a sustentabilidade e a redução das emissões de carbono também têm impulsionado a demanda por carros elétricos e híbridos. Esses veículos são conhecidos por serem mais eficientes e menos poluentes em comparação aos automóveis movidos a combustíveis fósseis, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e a redução da poluição atmosférica.

Outro fator que contribui para o crescimento das vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil é a conscientização do consumidor. Cada vez mais pessoas estão se informando sobre as vantagens desses veículos, como a economia de combustível, a manutenção simplificada e a sensação de estar contribuindo para um futuro mais sustentável.

É importante ressaltar que, apesar do crescimento previsto, os carros elétricos e híbridos ainda representam uma parcela pequena do mercado automobilístico no Brasil. No entanto, a tendência é que essa participação aumente significativamente nos próximos anos, impulsionada pelos fatores mencionados anteriormente.

Com esses avanços, espera-se que a frota de veículos elétricos e híbridos no país aumente, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente.