Como funciona o IPVA em Goiás? Entenda os prazos e valores

Como funciona o IPVA em Goiás? Entenda os prazos e valores

Principais pontos sobre o imposto que todos os proprietários de veículos precisam saber

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma obrigação tributária que incide sobre todos os proprietários de veículos em território nacional. Em Goiás, esse imposto segue um calendário específico, estabelecido pela Secretaria de Estado da Economia, que determina os prazos e valores para o pagamento.

Como é calculado o IPVA?

O valor do IPVA é sempre proporcional ao valor total do veículo. O cálculo é realizado com base nos valores que a Secretaria da Economia disponibiliza na Tabela Fipe, de acordo com a marca, modelo e ano do automóvel. Com essas informações, basta aplicar o valor da alíquota definida pelos estados (que variam entre 1% e 4%), sobre o valor venal do automóvel da Tabela Fipe.

Calendário de pagamento do IPVA em Goiás

O calendário de pagamento do IPVA em Goiás é estabelecido pela Secretaria da Fazenda do Estado e é geralmente divulgado no final do ano anterior ou no início do ano corrente. Esse calendário define as datas de vencimento do imposto de acordo com o final da placa do veículo, facilitando a organização dos contribuintes.

O cronograma de 2024 foi divulgado em 22 de dezembro de 2023 e os pagamentos começaram no dia 8 de janeiro. É possível conferir o calendário completo do IPVA 2024 GO acessando o site do Governo de Goiás.

Formas de pagamento

Para o ano atual, os proprietários têm três opções de pagamento: quitação em parcela única com desconto, parcelamento em dez vezes ao longo do ano ou pagamento na data de vencimento, sem parcelamento e sem desconto. É importante destacar que as datas limites estão disponíveis no site oficial do governo estadual, proporcionando aos contribuintes acesso às informações necessárias para o cumprimento de suas obrigações tributárias.

Descontos e benefícios para pagamento antecipado

Assim como em outros estados, em Goiás também são oferecidos descontos e benefícios para os contribuintes que optam pelo pagamento antecipado do IPVA. Os proprietários que realizaram o pagamento entre 8 e 19 de janeiro, receberam uma redução de 7% no valor do tributo. 

Além dos 7%, existem outros benefícios que os proprietários podem receber, como desconto de 50% para automóveis populares com potência de até mil cilindradas e motocicletas de até 125 cilindradas que não cometeram infrações de trânsito no ano de 2023 e estiverem com o pagamento em dia; veículos com mais de 15 anos de uso; e até mesmo proprietários e condutores cadastrados na Nota Fiscal Goiana podem receber até 10% de desconto, de acordo com a Secretaria da Economia. 

Entender como funciona o IPVA em Goiás é fundamental para os proprietários de veículos e para todos os contribuintes do estado. Ao cumprir com suas obrigações fiscais de forma organizada e responsável, os contribuintes evitam problemas fiscais e financeiros, além de auxiliar no desenvolvimento e no crescimento do estado goiano como um todo.