Inovações tecnológicas

Não precisa fazer um exercício de futurologia, as inovações tecnologias que vão mudar o mundo já estão ficando cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Muitas conquistas tecnológicas que usamos hoje não foram previstas nem sequer nos filmes de ficção-científica. Podemos ter um vislumbre de como será o mundo no final da próxima década.

Muitos produtos desta revolução tecnológica já fazem parte da vida de muitas pessoas, como por exemplo, as fit bands (smartband), relógios inteligentes (smartwatch), os óculos de realidade virtual. Empresas de marcas esportivas prometem tênis feitos em 3D.

A Internet das Coisas (IoT) - que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores - e a inteligência artificial deixaram de ser uma promessa distante. Produtos com interfaces tecnológicas que seriam inimagináveis há uma década já estão presentes em nosso cotidiano.

Podemos perceber a Internet das Coisas no caminho diário para o trabalho utilizando o transporte público. Sensores no ônibus informam a localização e por meio de um aplicativo, podemos saber se o coletivo chegará ao ponto no horário.

Um laboratório de pesquisa e inovação, e um site de tecnologia nos Estados Unidos, apontaram inovações tecnológicas que devem transformar o mundo em 2020. Quer saber quais são elas? Leia a seguir.

Internet das Coisas

A tendência de conectar cada vez mais objetos à internet, trará benefícios para diversas áreas, como a de logística e de mapeamento. Segundo a Totvs, por exemplo, regiões agrícolas poderão ser mapeadas por drones e todas as informações estarão disponíveis para as empresas.

A previsão é que em 2020 já serão 25 bilhões de objetos conectados à internet – um crescimento exponencial sobre os 4,8 bilhões de 2015.

A internet das coisas deve transformar as cidades mais sustentáveis e bem organizadas. Como é o caso de Barcelona, na Espanha, o uso de água para irrigação em jardins e fontes públicas já é controlado digitalmente, evitando desperdícios. O mesmo acontece com o sistema de iluminação pública, que tem postes dotados de sensores de presença, usados como roteadores para conexão Wi-Fi.

As inovações tecnológicas também ajudam diretamente na medicina, conectando pacientes e médicos. Em vários países, já usam a tecnologia Wearable, os chamados dispositivos vestíveis que medem batimentos cardíacos, pulso e pressão sanguínea dos pacientes, deixando seus médicos informados o tempo todo.

Inteligência artificial

O futuro será formado pela combinação de software, dados e inteligência artificial. Transformações significativas afetarão setores como saúde, serviços financeiros, manufatura e varejo, trazendo benefícios aos consumidores.

Moeda virtual

Conhecida como Bitcoin é outra tecnologia que deve mudar o mundo nos próximos anos. Em vez de existir uma instituição financeira responsável pelas transações, todas as trocas monetárias ficam no livro de registro virtual Blockchain, com isso as moedas virtuais não pode ser falsificadas.

Biotecnologia

A empresa vê a biotecnologia como tendência mesmo para o mercado brasileiro. Ela deve ajudar na redução do impacto ambiental da produção humana, bem como ajudar a atender demandas globais com mais segurança.

Realidade virtual e aumentada

A Totvs coloca essas duas tecnologias como tendências e que elas podem trazer melhorias para os setores de educação e turismo. A realidade aumentada traz elementos do mundo virtual para o mundo real, como alguns aplicativos já fazem, ao, por exemplo, colocarem um dinossauro em qualquer canto de sua casa.

Automóveis sem motorista

A Tesla e o Google já têm carros que dirigem parcialmente sozinhos.  Porém a previsão é que essa tecnologia deve ser adotada em massa a partir de 2025. A IHS Automotive, consultoria do setor automobilístico, prevê que as pessoas não precisarão mais colocar as mãos em um volante de carro no ano de 2050.

Impressão 3D

A bioimpressão de membros para o corpo humano para a criação de próteses ou transplantes deve aumentar até 2020.  Empresas como Nike e Adidas, por exemplo, já anunciaram que seus tênis poderão ser impressos desta forma em breve.

Jogos com qualidade fotográfica

Qualquer jogador médio é capaz de notar a diferença entre um personagem criado com animação 3D e um ator humano. Segundo o fundador da Epic Games, os jogos com qualidade fotográfica serão a norma entre 2019 e 2024.

Aumento de tráfego e transações no mercado de Internet

Um ponto interessante é que o tráfego mundial da Internet em 2020 será equivalente a 95 vezes o volume de toda a Internet mundial no ano de 2005. No âmbito global, o tráfego per capta na Internet atingirá 21 GB até o início da próxima década. As transações econômicas na web também tendem a elevar-se, acompanhando as tendências de crescimento do e-commerce.

Isso significa não só acesso à internet, mas o uso de redes sociais e de outros serviços que possam dar “autenticidade” para uma vida digital.

Os investimentos das operadoras de telecomunicações, que antes eram direcionadas para pessoas, poderá mudar para a Internet das Coisas. Certamente, os dispositivos IoT serão bem maiores do que o número de smartphones.

Por isso, as empresas estão se preparando para a nova jornada na qual a tecnologia móvel será a base de toda a informação, a partir dos dispositivos conectados como sensores inteligentes em semáforos e estacionamentos; sensores de poluição de cidades; medidores para a energia, água e esgotos, entre outras iniciativas.

Com estas inovações tecnológicas que estão por vir temos que nos preparar para uma grande mudança em nossas vidas.

Post a Comment

Se publicares spam, deletaremos e avisaremos ao google.

Postagem Anterior Próxima Postagem