Guia da geladeira

Guia da geladeira: conheça o funcionamento e principais modelos

Há diversas categorias de geladeira: antes de comprar, considere aspectos relevantes da casa e avalie suas necessidades.

As compras de fim de ano estão chegando e você quer buscar alguma promoção para trocar de geladeira. Esse eletrodoméstico é fundamental não só para conservar o estado dos alimentos, mas também para organizá-los da forma mais adequada. 

Na hora de pesquisar, a variedade de geladeiras é enorme, então surgem as dúvidas: qual modelo é o melhor para a minha casa? Com uma porta ou duas? Com freezer ou sem?

Se você já começou a pesquisar alguma geladeira frost free, confira algumas dicas sobre os diferentes modelos e como escolher qual é a mais adequada para você e sua família! 

Modelos

O primeiro passo é definir qual modelo de geladeira melhor atende às suas necessidades. Para isso, comece medindo as dimensões do espaço onde a sua geladeira vai ficar, para não comprar um modelo que simplesmente não cabe na sua cozinha.

Feito isso, tenha em mente as diferenças entre os modelos. A geladeira dúplex traz refrigerador e freezer juntos, o que te permite economizar espaço na sua cozinha sem deixar de usar o congelador (o que é bem estratégico na hora de receber amigos e gelar alguns drinques rapidamente).

Na geladeira invertida, o freezer fica na parte de baixo e o refrigerador em cima, o que facilita a busca por alimentos congelados.

Já a do tipo side by side tem o refrigerador e o freezer lado a lado e é mais larga do que as tradicionais dúplex, oferecendo mais espaço interno para armazenar alimentos. Existe ainda a geladeira french door, que possui 2 portas na parte superior.

Por fim, a do tipo frost free contém um sistema de refrigeração controlado eletronicamente e potente, utilizado não só em residências, mas também em congeladores comerciais e frigoríficos.

Algumas vantagens desse modelo são: o ar é constantemente renovado no interior da geladeira, o que deixa a temperatura homogênea nessa parte do aparelho. 

Tamanho

Além da largura, também é fundamental verificar a altura que a sua geladeira pode ter. Aquelas com até 145 cm de altura são consideradas pequenas, enquanto aquelas com altura entre 170 e 190 cm são consideradas médias, como ocorre com as do modelo duplex.

Para ser considerada grande, uma geladeira deve ter pelo menos 191 cm. É claro que aquelas de maior porte conseguem armazenar mais itens, mas é bom considerar a altura média das pessoas da sua casa, já que ninguém vai querer utilizar um banquinho para pegar um queijo ou uma fruta. 

Como escolher?

Na hora de escolher um modelo, é preciso, novamente, ter em mente como é a distribuição do espaço na sua cozinha e qual será o espaço ocupado pela geladeira quando suas portas estiverem abertas.

Além disso, verifique como vai ser o seu uso deste eletrodoméstico: você tem o hábito de se alimentar em casa (e armazena muitos legumes, sucos e frutas), come mais fora ou pede comida? Se você consome bastante carne, vale priorizar um bom freezer. E leve em consideração a quantidade de pessoas que moram na casa.

Uma boa dica para quem vai adquirir uma geladeira é pesquisar bem os diferentes modelos e lojas. É uma boa pesquisar sites e aplicativos que disponibilizam diferentes filtros de busca, tornando o processo mais fácil e rápido.

Outra boa ideia é procurar cupons de desconto em sites como o Cuponeria, para tentar conseguir preços menores. Escolhido o modelo, vá presencialmente à loja para conferir se a geladeira corresponde às suas expectativas e verifique com os vendedores quais são as opções de pagamento.