lugares no Rio de Janeiro para quem ama trilha

6 lugares no Rio de Janeiro para quem ama trilha

Cidade Maravilhosa conta com uma diversidade de opções para quem procura uma vista incrível.

O Rio de Janeiro é mundialmente famoso pelas suas praias e pelo seu calor. Mas você sabia que a capital carioca também conta com muitas atrações para quem quer entrar em contato com a natureza e procura vistas deslumbrantes? Isso porque há uma grande diversidade de trilhas que podem ser feitas em pontos famosos da cidade. 

Se você gosta de fazer esse tipo de aventura e quer fugir da rotina de São Paulo, não perca mais tempo. Pegue o primeiro ônibus Rio SP que você encontrar e conheça um pouco mais sobre algumas das trilhas mais famosas presentes na cidade. 

Pedra Bonita

Trata-se de uma das trilhas mais procuradas pelos turistas. Apesar do percurso íngreme, completá-la é relativamente rápido — não mais do que 40 minutos — e sem grandes obstáculos. Do alto da pedra, é possível ver o Morro dos Dois Irmãos, o Cristo Redentor, a Barra da Tijuca, a Pedra da Gávea e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Para acessar a trilha, o turista deve ir até São Conrado e subir a Estrada das Canoas. Placas sinalizam o local para estacionar o carro e indicam o percurso, que fica próximo à rampa de voo livre, outro local muito procurado na região. 

Morro da Urca

É possível chegar ao Pão de Açúcar sem ser pelo tradicional bondinho. Ao menos, dá para chegar no Morro da Urca, um ponto abaixo do Pão de Açúcar, por uma trilha leve e que não exige muito do trilheiro. O percurso alterna entre trechos planos e subidas íngremes, mas ele pode ser completado em aproximadamente 40 minutos.

A recompensa ao final da caminhada é uma vista privilegiada da Baía de Guanabara. A trilha começa na pista de caminhada Cláudio Coutinho, que fica localizada no lado esquerdo da Praia Vermelha. 

Pedra do Telégrafo

O local é conhecido pelas fotos na Internet, na qual as pessoas parecem estar pondo a vida em risco a beira de um abismo. É verdade que a Pedra do Telégrafo fica à beira de um penhasco, mas abaixo dela há um platô, em que o visitante pode ficar em pé. Assim, não há o perigo que as fotos aparentam.

Lá do alto, pode-se ver as Praias Selvagens da Zona Oeste carioca. O percurso é íngreme, mas a caminhada é leve de ser feita. A Pedra está localizada a cerca de 25 km do Terminal Alvorada, na Barra do Guaratiba. A entrada é pelo sítio Roberto Burle Marx, que você deve ir até o centro da Barra de Guaratiba e de lá, seguir a sinalização. 

Cachoeira do Horto

Essa maravilha da natureza se localiza no Jardim Botânico, numa área que pertence ao Parque Nacional da Tijuca. É uma caminhada curta, cerca de 20 minutos, mas com uma subida íngreme de 150 metros e de pedras escorregadias. Por isso, é necessário atenção e cuidado, além de um calçado apropriado, para fazê-la. 

O resultado do esforço físico é o banho refrescante da cachoeira. Para percorrer a trilha, é necessário ir à rua Pacheco Leão, procurando pela placa “Horto”. Ao encontrá-la, vire à esquerda e siga. A trilha é localizada a cerca de 500 metros da guarita do Parque da Tijuca.

Circuito das Grutas

Essa é uma opção de trilha que os iniciantes podem fazer, tomando os cuidados necessários e se a pessoa tiver bom condicionamento físico. Ao longo do caminho, o trilheiro se depara com uma série de grutas com formações rochosas distintas e até mesmo uma pequena cachoeira, que torna a trilha ainda mais atrativa.

Mas esteja preparado para andar: ela é relativamente longa, com quase 5 km, e a caminhada pode ser feita em cerca de 3 horas. O acesso à trilha é feito pela praça Afonso Vizeu, no Alto da Boa Vista. 

Morro Dois Irmãos

Outro cartão postal bem conhecido do Rio, fotografado principalmente por quem visita a praia de Ipanema. O turista pode conhecer o local melhor por sua trilha, de nível moderado. Lá de cima, ele é recompensado com uma vista 360º incrível, que contempla a Praia do Leblon, São Conrado, Pedra da Gávea e o Cristo Redentor.

A entrada da trilha é pelo campo de futebol na Vila Olímpica, na comunidade do Vidigal. Pela lateral do campo, já se inicia o trajeto até o topo do morro. Na entrada, o visitante pode encontrar mototáxis e Kombis que o levam até o campo cobrando um valor bem acessível.

Leia mais: 5 filmes que se passam em cidades históricas de Minas Gerais